InícioGraduaçãoFisioterapiaO que é a Fisioterapia Veterinária?

O que é a Fisioterapia Veterinária?

Existem muitas possibilidades de atuação para as pessoas que se formam no curso de Medicina Veterinária. Porém, você sabe o que é a Fisioterapia Veterinária ou já ouviu falar sobre ela?

É preciso saber que essa é uma especialização que apenas os médicos veterinários podem fazer após formados, dado que a ocupação é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

O principal objetivo dela é melhorar a qualidade de vida dos animais, através do uso de várias técnicas de tratamento. Ficou curioso para conhecer mais e descobrir se essa é a opção de carreira certa para você? Então a leitura, que explicaremos tudo para você no artigo a seguir!

O que é a Fisioterapia Veterinária?

A Fisioterapia Veterinária é uma das muitas áreas de especialização que um médico veterinário pode escolher seguir após formado.

Assim como na Fisioterapia para humanos, ela é focada no tratamento dos problemas que acometem o sistema musculoesquelético dos animais. Ou seja, que afetem os músculos ou os ossos. Seja de animais de pequeno, médio ou grande porte. Entre as coisas que podem ser tratadas por essa especialidade estão: lesões, doenças ou até mesmo ajudar nas recuperações cirúrgicas.

A especialidade é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O órgão determina que apenas pessoas que se formam no curso de Medicina Veterinária podem aplicar tratamentos fisioterapêuticos em animais, através da resolução de nº 850, de 2006.

Isso é necessário para indicar o melhor tratamento, o fisioterapeuta animal precisa conhecer sobre anatomia, questões metabólicas de cada espécie e o que causou o problema em questão. Tudo isso são coisas aprendidas no curso superior.

O que esse profissional faz?

Um fisioterapeuta veterinário, basicamente, trabalha ajudando os animais a recuperarem a mobilidade após sofrerem alguma lesão musculoesquelética. Ele pode atuar após algum machucado, comum com animais de competição – como cavalos e cães –, doenças crônicas em animais domésticos – como artrite e artrose – ou até mesmo após cirurgias.

O objetivo é sempre promover um controle das dores e melhorar o tempo de recuperação e a qualidade de vida. Além disso, o tratamento pode até mesmo prevenir lesões futuras, pois aumenta a força muscular.

Para isso, esse profissional dispõe de muitas técnicas. Algumas delas são: hidroterapia, quiropraxia, eletroterapia e até mesmo acupuntura e massagens, entre muitas outras.

Onde um fisioterapeuta veterinário pode trabalhar?

Um médico veterinário pode, de maneira geral, trabalhar em vários locais. Isso também é válido para os especialistas em Fisioterapia Veterinária, sendo uma área bastante aquecida atualmente. Dito isso, é possível escolher atuar em clínicas ou hospitais veterinários que oferecem esse tipo de serviço.

Esse profissional pode ainda trabalhar por conta própria. Seja abrindo a própria clínica ou prestando serviços diretamente para clientes, atendendo especialmente animais de alto rendimento, que precisam estar saudáveis para participar das competições.

Por último, também existem oportunidades de emprego em reservas ambientais ou organizações que atuam na recuperação de animais silvestres. Nesses locais, o objetivo do profissional é auxiliar na melhora dos mesmos, antes de serem devolvidos à natureza ou para terem uma melhor qualidade de vida, no caso da primeira opção ser inviável.

Como é o mercado de trabalho para a área de Fisioterapia Veterinária?

As pessoas estão a cada dia cuidando mais e investindo mais dinheiro nos seus bichinhos de estimação e isso pode ser uma ótima notícia para quem deseja ingressar na área de Fisioterapia Veterinária.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) indicou que famílias com renda mensal de dois salários mínimos podem gastar mais de 24% da renda familiar com os pets.

Isso faz com que o mercado fervilhe com oportunidades, principalmente para os especialistas, que costumam ser os mais procurados pela carência de mão de obra. As opções são amplas, tanto para quem deseja algo fixo, como em clínicas e hospitais, ou tem espírito empreendedor e pretende trabalhar por conta própria.

E os salários?

Não há um salário fixo para médicos veterinários no Brasil e nem um levantamento nacional para especialistas nessa área. Desse modo, a remuneração costuma variar de local para local e inclusive em um mesmo estado, com diferenças entre a capital e o interior, por exemplo.

No entanto, a profissão costuma ter uma remuneração bastante atraente, sendo de em média R$3.938,73. Os salários mais altos podem ultrapassar os R$8.000,00. Tudo depende de variáveis como região e tempo de experiência.

Especialistas na área de Fisioterapia Veterinária podem chegar a receber bem mais que isso, principalmente caso trabalhem com animais de competição. Isso se deve, em especial, pela necessidade de mão de obra no mercado atual. Logo, é uma carreira que vale muito a pena investir!

Como se tornar um fisioterapeuta veterinário?

Depois de descobrir o que é a Fisioterapia Veterinária, você ficou interessado em seguir essa carreira, mas não sabe por onde começar? Pois, fique tranquilo, porque a Voomp vai te ajudar a descobrir como se tornar um profissional dessa área.

Em primeiro lugar, é preciso fazer o curso de Medicina Veterinária. Essa é uma graduação de nível superior, com duração de cinco anos, que pode ser cursada apenas na modalidade presencial. Isso acontece porque durante todo o curso são vistas muitas disciplinas práticas.

Faculdades como a Anhanguera, Pitágoras e Unopar são algumas das que possuem reconhecimento do Ministério da Educação e oferecem esse curso com qualidade reconhecida no mercado, e entre os alunos, e preços que cabem no bolso.

Após formado, o médico veterinário que deseja atuar como fisioterapeuta precisará ainda fazer um curso de pós-graduação na área. Ele, em geral, tem duração de dois anos e após isso o profissional será considerado um especialista.

Outra possibilidade é que, antes da especialização, o recém-formado fazer uma residência. Isso é um tipo de pós-graduação onde o aluno estuda e trabalha já na área escolhida. Possibilitando que ele já se acostume e ganhe vivência da função.

E aí, ficou curioso para saber mais sobre a área da Fisioterapia Veterinária ou outras especializações dessa profissão? Então confira os outros conteúdos que preparamos sobre o curso de Medicina Veterinária para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.