InícioDicasO que é acolhimento psicológico?

O que é acolhimento psicológico?

O acolhimento psicológico é um sistema de atendimento diferenciado e especializado. Você já ouviu falar nele? Desde 2020, com o início da pandemia, esse formato de ação vem crescendo em importância e necessidade.

Também devido ao momento de distanciamento que passamos, acaba que o acolhimento se tornou mais difícil de ser feito. Afinal de contas, evitar o contato físico e realizar o distanciamento ainda faz parte da nossa vida.

Mas, se você nunca ouviu falar em acolhimento psicológico ou se não sabe muito bem o que é, não se preocupe! Preparamos um material exclusivo para que você possa entender, de uma vez por todas, o que isso significa.

O que é o acolhimento psicológico?

Para que você entenda melhor, pense na seguinte situação: você perdeu o emprego e precisa conversar com alguém. Mas, sempre que comenta sobre o assunto, alguém interrompe ou não dá a atenção necessária. Isso acontece porque as pessoas não têm ideia da importância da escuta. 

A escuta, aliás, é um dos princípios básicos do processo de acolhimento psicológico. Ser ouvido por alguém atento ao que você está passando faz com que muitas pessoas consigam expressar e externar o que está afligindo e causando um mal estar.

Portanto, o serviço de acolhimento psicológico é o atendimento pontual, focado em momentos de crise ou dor. Esse formato permite que a pessoa que esteja passando por algum problema ou perda obtenha auxílio profissional imediato.

Os profissionais que atuam neste formato utilizam diversos meios de comunicação para que o contato seja garantido: presencial, grupo, e-mail, videochamada, telefone e outros. Com a pandemia, os modelos a distância cresceram em preferência. Além disso, esses permitem a quebra de barreiras geográficas.

Rodas de escuta

Dentro do acolhimento psicológico, há diversas formas de realizar tal escuta. Antes do período de isolamento, muitos locais tinham a possibilidade de receber pessoas para a realização de rodas de escuta.

Esses eventos permitiam que pessoas conversassem sobre o que lhes afligia. Ao se deparar com outros que também estão passando por uma situação difícil ou um momento de dor, a empatia e companheirismo permitiam acalmar dores e aflições.

Além disso, nas rodas de escuta e conversa, os profissionais poderiam auxiliar mais pessoas ao mesmo tempo. Dessa forma, o psicólogo consegue atuar de forma eficiente mesmo com tempo reduzido e agenda cheia.

Acolhimento psicológico x Psicoterapia

O acolhimento psicológico possui algumas importantes diferenças da psicoterapia. E como já começamos a explicar o que é esse acolhimento, perguntamos: você conhece a psicoterapia?

Psicoterapia

Este nome meio complicado é como chamamos o tratamento terapêutico contínuo. O acompanhamento com um profissional especializado a longo prazo vem ganhando, cada vez mais, adeptos e entusiastas.

Fazer terapia, como é falado em linguagem popular, possui diversos objetivos e pode ser feito por qualquer pessoa. Em diferentes fases da vida, esse acompanhamento pode ter, também, outros focos e objetivos.

Por exemplo, quando criança, o tratamento com psicoterapia pode buscar resolver problemas como insegurança e dificuldade de socialização. Afinal de contas, a mudança na vida das crianças é grande: de um círculo social mínimo, dentro de casa, para uma grande diversidade de pessoas, em escolas.

Além disso, há diversas formas de seguir com o tratamento ao longo dos anos. É importante, porém, estar ciente de que os profissionais, muitas vezes, possuem diferentes especialidades e seguem diferentes linhas terapêuticas. Fique atento a esse ponto.

Bom, agora que você entendeu melhor o que é a psicoterapia, veremos mais detalhes sobre o acolhimento psicológico. Em seguida, avaliaremos as diferenças entre os dois formatos de atendimento psicológico.

Acolhimento psicológico

Como dissemos anteriormente, sua principal característica é a atuação em um momento de dificuldade do paciente. Ou seja, seu foco é lidar com algo que esteja acontecendo naquele exato instante.

O acolhimento psicológico busca disponibilizar tempo, espaço e atenção para que as pessoas possam recorrer quando estiverem passando por um momento difícil ou algum trauma.

Esse acolhimento possui diversos canais de comunicação possíveis. O presencial, sendo o principal, mas também complementado por linhas de telefone específicas e, até mesmo, sites e chats na internet com esse fim. Existem, inclusive, linhas telefônicas específicas para diferentes problemas. Como exemplo, o 188, do Centro de Valorização da Vida.

O acolhimento lida com pessoas que acabaram de passar ou estão passando por alguma fase difícil ou traumática. Em tempos de pandemia, o isolamento, o luto e as dificuldades que surgiram fizeram muitas pessoas buscarem o acolhimento psicológico.

Diferença entre psicoterapia e acolhimento psicológico

Como ficou claro na descrição de cada um dos formatos acima, a principal diferença entre a psicoterapia e o acolhimento psicológico é o momento em que ambos são acionados e quais os motivos que levam as pessoas a procurar cada um deles.

Isso porque o primeiro é voltado para quem busca um acompanhamento contínuo. Já o acolhimento, por sua vez, busca lidar com algo que esteja acontecendo naquele instante. Com a pandemia, o formato online foi o mais procurado por quem precisava ser ouvido.

Existem algumas situações que funcionam como gatilhos para a procura do acolhimento psicológico. Entre eles estão:

  • Luto
  • Crise de ansiedade
  • Mudança de rotina brusca
  • Medo e Insegurança

Como procurar por acolhimento psicológico?

Para aquelas pessoas que não sabem o momento certo ou a forma ideal de procurar por acolhimento psicológico, veremos um pouco sobre essa questão agora.

Como dissemos anteriormente, o acolhimento psicológico é voltado para aqueles que estão passando por uma situação difícil. Ou seja, caso algo esteja acontecendo nesse instante e você esteja precisando de ajuda para lidar com a situação, procure um acolhimento. 

Não existem regras sobre importância ou gravidade necessária para tal busca. O importante mesmo é saber sobre a necessidade de ajuda. E caso você não saiba por onde começar, indicamos um ponto de partida.

Em muitas instituições há grupos de acolhimento. Universidades, hospitais e clínicas da família possuem esses profissionais à disposição. Caso você não tenha a possibilidade de ir até um deles, não tem problema. A internet permite que você encontre grupos de escuta e acolhimento próximos a você. 

Veja alguns que você pode procurar agora mesmo:

E se você gostou deste conteúdo, confira nosso artigo sobre os cursos ideais para quem gosta de ajudar as pessoas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.