InícioGraduaçãoTecnologiaO que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

No mundo da informática, a Análise e Desenvolvimento de Sistemas faz a interface entre o usuário e o sistema de computadores.

Quando usamos um programa ou acessamos um site, há toda uma estrutura por trás que permite essa conexão. Não nos damos conta, mas é o trabalho da Análise e Desenvolvimento de Sistemas que possibilita nossa ligação com o mundo dos computadores.

Ainda mais no mundo de hoje, quando tudo praticamente está conectado entre si. Usamos a internet o tempo todo, nos celulares ou notebooks. Até os aparelhos eletrodomésticos mais modernos podem estar ligados à rede mundial de computadores. É aí que entra a Análise e Desenvolvimento de Sistemas – e vamos entender como ela funciona.

Cada vez mais importante

Em um mundo conectado, desenvolver sistemas mais eficazes, simples e seguros é um dos objetivos do profissional dessa área. A Tecnologia da Informação vem se tornando cada vez mais importante no mundo empresarial, e não somente em grandes empresas. Pequenas organizações podem utilizar sistemas para gerenciar seu negócio de forma mais eficiente.

O curso era conhecido, há até pouco tempo, apenas como Análise de Sistemas. Ele visava fornecer ao aluno o conhecimento da linguagem de programação para ligar os softwares ao sistema de computadores. Mas ao longo do tempo, o curso passou a ser mais abrangente.

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, não apenas estuda a linguagem, mas também desenvolve os programas. Ele analisa as melhores soluções de informática para uma empresa e cuida do banco de dados. A segurança das informações, hoje em dia, é extremamente importante. Dados pessoais de consumidores devem ser muito bem guardados para evitar que sejam distribuídos de maneira fraudulenta.

Segurança acima de tudo

Como muitas transações são feitas pela internet, especialmente as financeiras, manter essas informações seguras é fundamental. Dessa forma, o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas precisa estar atualizado sobre as novas linguagens e métodos de programação.

Por outro lado, o profissional não se limita à apenas garantir a segurança de um banco de dados. Como se fosse um vigilante digital, quem trabalha com Análise e Desenvolvimento de Sistemas precisa estar sempre atento. Falhas nos sistemas de segurança, ou até mesmo no banco de dados, podem acontecer. Assim, eles precisam resolver problemas de acesso a sites, por exemplo, ou evitar que eles aconteçam.

A base da Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ter pensamento analítico, de estudar um problema e procurar soluções para ele, é uma das qualidades do profissional da área. Uma das primeiras coisas que o aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas conhece é o conceito de algoritmo. Ele contém as instruções para que um programa funcione de maneira adequada.

Essas instruções têm que ser precisas, objetivas e diretas, e elas são elaboradas por meio de linhas de programação. O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve escrever cada uma delas de forma clara, para que os computadores entendam o que se espera dele.

De forma simplificada, é como se fosse uma receita de bolo. Precisamos seguir as instruções da receita para que o bolo fique pronto a contento. Assim, a Análise e Desenvolvimento de Sistemas usa linguagens especiais para criar programas de computador, que efetuam tarefas específicas. Ou também criar sites que trazem as informações que o usuário procura, de forma fácil, eficaz e objetiva.

Além dos algoritmos

Mas o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas vai além dos algoritmos. Conhecer os sistemas computacionais, as linguagens de programação, a estrutura organizacional das empresas, faz parte do currículo. O profissional, no futuro, vai precisar lidar com esses conceitos para desenvolver um bom trabalho.

Conhecer como uma empresa funciona é particularmente importante. Ter os conceitos básicos de Administração ajuda muito a compreender o tipo de trabalho que precisa ser feito. Entender como diferentes departamentos se relacionam faz a diferença para criar ou analisar a infraestrutura de Tecnologia de Informação.

As disciplinas que falam de segurança de dados e do sistema de informação merecem uma atenção especial. Grandes organizações se preocupam muito com acessos indevidos a informações confidenciais. É aí que faz diferença o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ele consegue criar softwares e sites seguros, que garantem o sigilo desses dados.

Mercado de trabalho

Não é somente dentro de grandes empresas que o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua. Com a facilidade de conexão à internet de hoje, ele pode trabalhar em escritórios independentes ou ser um consultor que trabalha de casa.

O home office, que está mais frequente nos dias de hoje, é outro campo promissor para este profissional. Empresas estão se especializando em sistemas que facilitem o trabalho remoto, e é onde ele se sobressai. Desenvolver softwares ou sites de gerenciamento de tarefas é uma área que vem crescendo, e a tendência é de maior procura por especialistas em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Outro campo favorável para o profissional é nas startups, empresas recém-criadas que oferecem trabalhos de maneira inovadora. Justamente por pensarem em problemas tradicionais de forma não tradicional, o especialista precisa estar atualizado e manter a curiosidade. Isso o ajudará a resolver o problema do cliente de um jeito novo.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é do tipo Tecnólogo, que dura entre dois e dois anos e meio. O aluno termina o curso com um diploma de formação em nível superior. Por ser um curso bastante prático, o aluno já consegue trabalhar na área ainda antes de concluir os estudos. Estágios são uma boa porta de entrada para quem está começando.

Depois de encerrar o curso, se ele desejar, pode fazer pós-graduação em áreas específicas, até para ele se manter atualizado com o mercado. O especialista na área pode escolher, inclusive, formações em outros campos de estudo, como Administração, Gestão Financeira ou em Recursos Humanos, por exemplo.

Ele levará o conhecimento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para departamentos específicos. Isso também é uma habilidade bastante procurada no mundo empresarial. Portanto, se você gosta do mundo dos computadores e dos softwares, o curso é para você!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.