InícioDicasOrientação vocacionalO que é Ciência Política?

O que é Ciência Política?

O cientista político tem ganhado cada vez mais destaque na mídia por ser um profissional essencial para entendermos a dinâmica e contexto da política. Não só do nosso país, mas também de um cenário mundial. Na faculdade de Ciência Política você será capaz de analisar fatos históricos e a definir projetos de políticas públicas.

A Ciência Política, além de bacharelado é uma das disciplinas oferecida no curso de Ciências Sociais e ofertada como curso de pós-graduação nas instituições de ensino. Se você gosta de Sociologia, Filosofia, História e outras matérias ligadas às Ciências Humanas, vai adorar esse curso.

Que tal aprender mais sobre esse assunto e se preparar para sua jornada? Vamos lá!

O que é Ciência Política?

Antes de começarmos a conversar sobre Ciência Política, é importante explicar o que é política. Até porque entender o que isso significa também te ajudará a ver como essa área envolve um pensamento teórico e ao mesmo analítico. Também a maioria das pessoas relaciona política somente a partidos políticos e o seu significado é muito mais abrange.

O que é política?

A palavra política vem do termo grego “politikos”, que significava grupos sociais que viviam na cidade. Então, a política acontece na definição de regras de convivência e sua origem está na participação do cidadão no coletivo. Segundo Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga (1.100 a.C. a 146 a.C.) – a política começa no convívio com a família e se expande para outras parte da sociedade.

Atualmente, essa definição se mistura com a política relacionada a administração do Estado. Pois, a população aumentou e precisamos de pessoas que representem os cidadãos para tomar as decisões coletivas em favor de uma sociedade igualitária. É aí também que entram as políticas públicas, sendo feitas para resolver os problemas e necessidades da sociedade.

Assim, cada situação é analisada com a ajuda de especialistas e da população de modo a montar um plano de ação. O objetivo é melhorar a educação, saúde, segurança pública, moradia, desemprego, entre outros conflitos.

A Ciência Política

Agora, podemos entrar na ciência que estuda a política. A Ciência Política análise e pesquisa os fenômenos ligados às estruturas políticas, não só de governantes, mas também da população. O propósito é desenvolver e estudar conceitos políticos para atuação ética e responsável que beneficie a todos.

Portanto, isso significa que por meio da observação empírica, baseada na experiência e nos fatos do dia a dia, o cientista político análise os sistemas do governo, disputas políticas e outras atividades. As análises são baseadas em estudos de: documentos históricos, estatísticas, estudo de caso, registros oficiais, pesquisa por questionário e construção de modelos teóricos.

Faculdade de Ciência Política

No século XIX foram criadas os primeiros cursos de Ciência Política para atuar como carreira. E foi Hebert Baxter Adams, historiador da Universidade de Johns Hopkins nos Estados Unidos, que deu esse passo inicial. No Brasil, a criação do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais formou o primeiro curso de pós-graduação na área em 1965.

A partir daí, com o crescimento de mais universidade tanto públicas quanto privadas é um pouco mais comum ver também cursos de graduação. A Ciência Política faz parte da área de Humanas e emprega muitos tipos de metodologia e disciplinas como:

  • Filosofia Política
  • Economia,
  • História
  • Sociologia
  • Pensamento Social e Político Brasileiro
  • Relações Internacionais
  • Estatística
  • Direito

Dependendo da faculdade de Ciência Política que você escolher, as disciplinas podem mudar um pouco. No entanto, a maioria trabalha com as expostas acima e até outras. Você como cientista político será capaz de propor teorias e estudos para o avanço das instituições políticas. Sempre analisando e buscando formas de evitar abusos de poder do Estado, de governos e instituições financeiras.

Geralmente, a duração do curso é de 8 semestres (4 anos), com possibilidade de ser feito no horário diurno, noturno ou por meio do Ensino à Distância (EAD).

Qual é o perfil do estudante de Ciência Política?

Se você quer seguir esse caminho é importante pensar em desenvolver algumas características. Por que um bom cientista político precisa saber escutar e se comunicar bem. Gostar de pesquisar e analisar, já que essas duas características fazem parte do dia a dia da profissão.

Lidar com vários pontos de vista também será um requisito. Além de gostar de ler, pois, estudará muitas disciplinas para conseguir ter uma base sólida de conhecimento. Outro ponto, é sempre se atualizar sobre assuntos políticos. Não só nessa profissão, mas em qualquer outra, buscar informações e inovação dentro da sua área ornará um profissional mais criativo, que sabe resolver conflitos e encontrar soluções.

Possibilidades de atuação do cientista político

Existem oportunidades em órgãos públicos municipais, estaduais e federais, como em ministérios, secretarias e empresas públicas. A docência tanto no Ensino Superior e Ensino Médio também são outras possibilidades.

Para ser professor universitário, você precisa fazer mestrado e doutorado na área. Já para atuar no Ensino Médio, basta ter a graduação em Ciência Política com a licenciatura. Normalmente, essa pessoa vai dar aula de Sociologia ou História.

Outro campo, é o período eleitoral em que o cientista político ajuda na elaboração de planos de governo. Você também pode se interessar por essas outras áreas:

  • Comentarista político para a mídia (internet, televisão, rádio, etc)
  • Assessoramento político
  • Atuação em organizações Não-Governamentais (ONGs)
  • Consultoria em políticas públicas
  • Pesquisas acadêmicas

Salário do cientista político

O salário também está entre os requisitos de escolha para uma profissão. No caso da Ciência Política, não há um piso salarial definido. Visto que, tudo vai depender do cargo que você exercer e em qual empresa. Mas, lembre-se: no início da sua carreira você estará no nível júnior e conforme for adquirindo experiência passará para pleno e sênior.

Portanto, a tendência é que haja um aumento salarial. Mesmo sem números exatos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) pesquisou que o cientista político ganha em média R$3.700. Já o Banco Nacional de Emprego (BNE), a média é de R$5.032.

Dica da Voomp

Para finalizar, queremos de te dar uma super dica. Trabalhe mais sua inteligência emocional. Não basta só ter um certificado, você precisa lidar com suas emoções, se conhecer para saber lidar com os problemas do seu trabalho.

Toda e qualquer profissão ter seus desgastes e necessidades, eles estão presentes e não vão sumir. Dessa maneira, a questão é o que você fará com isso. Muitos problemas se estendem porque as pessoas não sabem lidar com suas próprias emoções ou de outros indivíduos.

Assim sendo, lembre-se: sempre trabalhamos em equipe ou em parcerias. Ademais, ter inteligência emocional fará você desenvolver automotivação, se observar se está fazendo escolhas adequadas para a sua carreira, saber seus limites e onde precisa evoluir.

Esse conhecimento será necessária tanto para a faculdade de Ciência Política quanto na carreira profissional. E temos certeza que sua vida pessoal também será beneficiada. Suas emoções estão com você o tempo todo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.