O que é Criminologia no Direito?

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

A Criminologia é uma ciência que se dedica a estudar os vários aspectos do crime. Ou seja, desde a personalidade do autor até o que o levou ao delito. Portanto, veja como esse conhecimento ajuda a área do Direito.

Como a Criminologia funciona?

Ao contrário do que muitos pensam, esse campo não é tão recente assim. Aliás, o termo surgiu pela primeira vez no fim do século XIX. Por isso, considera-se que é uma ciência moderna, que usa noções de muitas áreas diferentes.

Objetivo da Criminologia é investigar os fatores que o crime envolve. Logo, ela se concentra em analisar causas, perfis, o contexto social e formas de ressocializar o autor.

Profissionais dessa área trabalham com análises empíricas. Ou seja, eles constroem teorias baseando-se na experiência. Então, observando os fatos, eles buscam tecer relações de causa e efeito entre eles.

Temas essenciais na área

Como se trata o crime e suas definições mudaram temporalmente. Por essa razão, conhecer a história é essencial para os profissionais desse campo.

Conhecer e dominar os métodos de pesquisa também é crucial. Portanto, é preciso entender como funciona o empirismo e a dedução. Além disso, técnicas de investigação formam parte dessa ciência.

Outros conceitos que formam a base desse conhecimento são fatores que levam ao crime. Por exemplo, falta de estrutura na família.

Tudo isso sem contar as outras disciplinas que auxiliam o estudo. Afinal de contas, várias delas somam esforços para tentar entender o delito desde vários pontos de vista.

Criminologia X Direito

Muita gente pensa que para trabalhar como criminólogo é preciso fazer Direito. Mas, isso não é verdade, porque são duas graduações diferentes. Além disso, os dois campos tratam de questões distintas.

O bacharel em Direito pode ser advogado, juiz, delegado, promotor, entre outros. Já o em Criminologia não atua de forma tão direta no processo penal. Em geral, ele enxerga o crime com mais distância.

Por serem áreas diferentes, as duas se completam. Isso porque o estudo sobre os vários aspectos de um crime, enriquecem o âmbito jurídico.

A importância da Criminologia para o Direito

O Direito é, em suma, as normas que órgãos oficiais elaboram e aplicam. No que diz respeito ao campo penal, ele define o que é crime. Assim, ele também protege os cidadãos contra possíveis punições.

Conhecer as motivações por trás de um tipo de delito ajuda na proposição de leis. Portanto, a Criminologia auxilia o Direito. Ainda que ela não tenha poder sobre a legislação, ela oferece informações para sua construção.

Por outro lado, como o Direito define o que é um ato criminoso, ele direciona todo o estudo sobre seus aspectos. Assim, as duas áreas se influenciam mutuamente.

Outras áreas que se relacionam no estudo do crime

São muitos os campos que se relacionam para estudar o crime e suas várias nuances. Por isso, conheça algumas ciências que contribuem com a área.

Psicologia

Compreender o perfil do criminoso é função da Psicologia Criminal. Além disso, ela entende a vítima também. Logo, sua principal meta é descobrir as motivações por trás do delito.

Vitimologia

A relação entre delinquente e vítima pode ajudar no entendimento mais amplo do crime. Então, o objetivo é estudar como a vítima tem influência no ato.

Criminalística

Investiga o crime do ponto de vista técnico. Dessa forma, o profissional dessa área pode apresentar evidências de um delito. Portanto, ele é de grande ajuda na hora de esclarecer a situação.

Antropologia

Definir estado de decomposição de corpos ou a idade da vítima, são exemplos da atuação. Assim, ela usa conhecimentos médico-legais para fazer análises.

Sociologia

Estuda o delito enquanto fenômeno social. Por esse motivo, investiga como o meio influencia a maneira como o indivíduo se comporta. Então, ela atua de maneira preventiva, tentando entender como transformar fatores que levam ao crime.

Como se tornar criminólogo?

Existem várias opções para trabalhar como perito criminal da Polícia Civil. Por exemplo, formados em Psicologia, Medicina ou Ciências Sociais podem conseguir um cargo. Isso porque tudo depende da necessidade da instituição em preencher cargos.

Por outro lado, o bacharelado em Criminologia forma criminólogos. No entanto, o aluno pode trabalhar também no setor privado.

A formação dura cerca de 2 anos e meio e possui alta carga de leitura. Assim, ao terminar a graduação, o aluno terá profunda compreensão do comportamento humano. Além disso, essa formação exige afinidade com os números, já que envolve muita estatística.

O formato EAD está disponível e é ideal para quem tem pouco tempo. Portanto, quem gosta da área tem a opção de conseguir o diploma em alguns anos.

Áreas de atuação do criminólogo

Não existe um cargo específico para o profissional dessa área. Conforme a carreira que o bacharel escolher, ele poderá atuar de diferentes maneiras. Por exemplo, ele pode trabalhar com pesquisa.

Outras instituições em que ele pode conseguir emprego são aquelas que atuam na segurança. Desse modo, ele pode entrar em órgãos públicos através de concurso. Por outro lado, há a possibilidade de ingressar no setor privado.

As opções de vaga vão desde oficial de justiça até assistente social. Então, é preciso estar atento a outras formações. Assim, ele ampliará seu leque de atuação.

Vale a pena seguir na carreira de Criminologia?

Ter um diploma enriquece o currículo e abre portas para uma carreira. Logo, você deve buscar uma graduação com a qual tenha afinidade. Portanto, descubra se a Criminologia te agrada.

Para entrar nesse meio, o estudante deve gostar de ler, em especial, temas de ciências humanas. Além disso, você precisará de habilidades de comunicação escrita e oral.

É importante ter noção de que você lidará com crimes reais. Por esse motivo, tenha certeza de que estará preparado para enfrentar situações desafiadoras. Enfim, se você se sente confortável com essas exigências, invista nessa profissão.

Converse com uma pessoa formada e saiba como é o dia a dia. Também veja as vagas para a área desejada. Assim, você garante sucesso na carreira que vai iniciar.

Acesse mais conteúdos como esse no Hora da Facul, clicando aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.