InícioGraduaçãoTecnologiaO que é Data Storytelling e porque você precisa começar a usar

O que é Data Storytelling e porque você precisa começar a usar

O Data Storytelling é uma forma atraente de mostrar que os números e dados têm uma história interessante para contar. Além disso, eles confiam em você para poder dar a eles uma voz clara e convincente.

Então, de uma maneira resumida, o Data Storytelling, ou em português “A Narrativa de Dados” é a capacidade de transformar as análises de dados em um enredo facilmente compreensível para um público mais amplo. Tudo com a finalidade de influenciar as decisões de usuários de negócios e outras partes interessadas.

Assim, o Data Storytelling apresenta a análise de dados em termos leigos e pode apresentar discussão sobre um conflito potencial ou uma nova ideia de negócio. Ela pode ilustrar tendências nos dados para as partes interessadas e apresentar visualmente várias opções para superar desafios.

A narração de histórias de dados acontece na interseção da narrativa, dados e recursos visuais para influenciar o público e gerar uma maior apreciação pelos insights descobertos pelos cientistas de dados.

Dessa forma, uma narrativa que consegue simplificar percepções complexas dos dados pode comunicar informações de maneira eficaz e eficiente de uma forma que a maioria das pessoas possa entender.

Enquanto muitos analistas entendem o conceito de contar uma história com dados, muitos falham em entregar uma narrativa sólida em torno de suas análises. Além de insights que não são comunicados e não levam as ações comerciais são essencialmente inúteis.

Nesse sentido, um bom contador de histórias de dados criará uma narrativa em torno do processo e do resultado que envolve especialistas que não são de dados dentro de uma organização. As pessoas também adoram histórias porque elas adicionam emoção e são mais convincentes do que a lógica simples.

Porque o Data Storytelling é tão importante?

O Data Storytelling também é uma habilidade essencial para um cientista de dados ou analista de negócios dominar hoje em dia. Especialmente à medida que a análise de big data se torna mais popular, os insights precisa ser comunicados àqueles que não interagiram com os dados, mas precisam estar familiarizados com eles e entender o que eles significam para a empresa.

Por outro lado, o Data Storytelling torna as informações mais memoráveis, persuasivas e envolventes para públicos não familiarizados com os detalhes compartilhados. Embora os gráficos possam apresentar informações e mostrar o que está acontecendo, apenas uma boa história em torno dessas informações pode dizer ao público porque essas tendências estão ocorrendo e por que são importantes para a organização.

As histórias possuem um imenso poder sobre a mente humana, portanto, são uma excelente ferramenta para compartilhar informações. Principalmente porque as histórias chamam as atenções e entretém a maioria.

Ainda mais que seja necessário um esforço maior para criar uma narrativa clara em torno dos dados e percepções, isso pode acabar economizando tempo e dinheiro através da tomada de decisões mais rápidas. Dessa forma, o Data Storytelling é mais persuasivo ao apresentar uma ideia que leva menos incerteza e mais determinação. Também apresenta um caminho claro para discussão e evita perda de tempo com detalhes sem importância. Ou seja, de muitas maneiras é a forma mais eficaz de compartilhar informações dentro de uma organização.

Então, se a narrativa de dados não for usada, informações significativas podem ser perdidas ou mal interpretadas. Para empresas que fizeram investimentos significativos em análise de Ciência de Dados, a perda de insights valiosos pode ser extremamente custosa temporalmente.

Os benefícios do Data Storytelling

Como você deve ter notado no texto, uma narrativa de dados bem sucedida pode transformar facilmente uma empresa. Assim, o Data Storytelling representa uma grande oportunidade de quebrar silos entre equipes de negócios e especialistas em dados, considerando o compartilhamento de informações e melhores resultados de negócios. Veja os principais benefícios desse tipo de narrativa.

  • Insights valiosos: estes são indiscutivelmente o alvo mais valioso de uma empresa, perder esse valor devido a problemas de comunicação é inaceitável. As empresas orientadas por dados precisam de uma cultura de narrativa de dados para passar dos insights à ação com maior rapidez. Com as histórias de dados mais fortes, analistas e cientistas de dados podem apresentar aos negócios uma imagem clara da situação e uma direção para seguir.
  • Discussões focalizadas: os dados devem ser apresentados de forma que focalize a discussão e termine com as principais ações a serem tomadas. O Data Storytelling pode ajudar com isso, direcionando a mensagem e a narrativa em torno dos dados e percepções encontrados nos dados, indicando porque eles são tão importantes.
  • Aumento de colaboração: ao falar o mesmo idioma de seu público os especialistas em dados podem se comunicar e colaborar com mais eficiência com outras equipes e partes interessadas em toda organização. Essa maior colaboração pode levar a uma maior inovação e melhor cooperação na resolução de problemas juntos.
  • Tomada de decisão mais rápida e melhor: as histórias não são apenas esclarecedoras de confusões, e também tornarão as equipes mais decisivas ao determinar entre diferentes alternativas, como também ajudarão as equipes a agir de maneira mais inteligente, com dados que orientem seu raciocínio. Em vez de trabalhar com seus instintos, a empresa pode entender melhor o que seus dados estão dizendo e tomar decisões mais inteligentes e informadas.

Como começar a usar esse método?

Embora essa ferramenta possa ser poderosa, ela requer algumas instruções e prática antes de ser implementada com sucesso. Assim, separamos algumas dicas úteis sobre como começar a usar seus dados para contar histórias:

  • Transforme métricas em conceitos: para contar uma história com seus dados, é preciso transformar métricas e dados quantitativos em conceitos e percepções acionáveis. Isso poderá ser feito pensando nas métricas como indicadores-chave de desempenho e puxando-as para uma narrativa sobre por que são importantes para impulsionar o sucesso do negócio e atingir certos níveis definidos.
  • Transmita um enredo atraente: toda história precisa de um enredo fácil de seguir e atraente para o público desejado. Ao obter visuais diferentes e delinear uma história que segue os dados do início ao fim, você pode adicionar lógica a uma discussão e enfatizar pontos importantes.
  • Apresente ideias simples: o Data Storytelling pode te ajudar a simplificar a história que você está tentando contar e a se concentrar no diálogo que espera abrir sobre os dados. Por ser estratégico e direto, você pode facilitar para o público entender e encerrar com as principais conclusões.

Por fim, ao usar esses conceitos e ideias do Data Storytelling, suas análises ficarão muito mais compreensíveis para todos.

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