InícioDicasFormação acadêmicaO que é monitoria acadêmica?

O que é monitoria acadêmica?

A finalidade da monitoria acadêmica é aproximar os estudantes da prática docente e de suas pesquisas. Além disso, a monitoria acadêmica é uma boa oportunidade para quem busca construir um currículo ainda na graduação.

De acordo com a Lei 9.394/1996, os discentes da educação superior podem realizar tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições. Assim, podem exercer funções de monitoria, de acordo com seus rendimentos e plano de estudos. Dessa forma, a monitoria acadêmica consiste em tarefas de ensino desenvolvidas pelo estudante-monitor como uma forma de aproximá-lo da prática docente.

O trabalho acontece sob a orientação de uma professor. Esse, por sua vez, tem o papel de supervisionar as atividades de monitoria. Assim, o monitor ajuda outros estudantes ao longo de seu aprendizado, esclarecendo dúvidas e realizando outras atividades definidas pelo plano de trabalho.

Consequentemente, as instituições de ensino superior têm cada vez mais a preocupação de organizar projetos educativos e pedagógicos. Assim, as instituições esperam que tais atividades desenvolvam uma aprendizagem ativa. Dentro desse contexto, existem os programas de mentoria acadêmica. Esses se definem como um serviço de apoio pedagógico que visa o desenvolvimento de habilidades técnicas e o aprofundamento teórico.

Portanto, a finalidade é proporcionar um aperfeiçoamento acadêmico que atenda às necessidades de formação universitária. Isso de modo que envolva o graduando em atividades de organização, planejamento e execução do trabalho docente. Logo, os programas de mentoria acadêmica são importantes para formação de diversos tipos de profissionais, pois são mais uma chance de aprendizagem do exercício docente.

Então, a monitoria acadêmica é uma atividade muito popular entre os estudantes de universidades brasileiras. Principalmente para os alunos que pretendem ganhar uma experiência voltada à sala de aula durante o período da faculdade.

Por que é bom fazer monitoria acadêmica?

De maneira geral, um dos principais benefícios da monitoria acadêmica é a possibilidade de estar no dia a dia das classes. Assim, o aluno estará ajudando tanto o professor quanto os alunos que cursam a disciplina durante o semestre de monitoria. Portanto, estar presente nessas etapas fornecerá conhecimentos do como funciona o processo de aprendizagem em um curso de graduação. Juntamente com a possibilidade de mostrar um pouco sobre como é a rotina de um professor em uma universidade.

Além disso, o estudante-monitor terá a possibilidade de se aprofundar ainda mais nos conteúdos lecionados nas disciplinas da graduação que já cursou e foi aprovado. Isso possibilita que o monitor enriqueça seu conhecimento das matérias. Entre os diversos benefícios dessa atividade, ainda é possível citar a possibilidade de receber uma bolsa-auxílio da universidade. Por outro lado, a monitoria acadêmica também promove a cooperação entre discentes e docentes, estimulando a troca de conhecimentos.

Mais um benefício da mentoria é melhorar a qualidade do ensino ao incentivar o enriquecimento da vida acadêmica dos alunos. Em certos casos, o estudante-monitor recebe algum tipo de bolsa que favorece a permanência estudantil na instituição. Nesse sentido, confira mais alguns benefícios para o estudante que realizar essa monitoria na faculdade.

Benefícios da monitoria acadêmica

  • Docência: aqui é desenvolvida a capacidade de lecionar. Trabalhando nessa função, o monitor conseguirá mais eficiência para obter conhecimentos. Além disso, desenvolverá o raciocínio abstrato apropriado e conseguirá pensar de forma crítica.
  • Relação interpessoal: saber como solucionar dúvidas de estudantes, ministrar aulas, trabalhar com pessoas de diferentes personalidades e criações são atividades que, com o tempo, irão ajudar o monitor acadêmico em suas relações interpessoais.
  • Currículo: a monitoria acadêmica, além de oferecer benefícios intelectuais, agrega também diferenciais no currículo do aluno. Assim, a experiência no currículo pode ser uma vantagem para o estudante conseguir o seu primeiro emprego na função desejada.
  • Trabalho em equipe: essa é uma das grandes competências a serem desenvolvidas na função. Pois, a capacidade de trabalhar em equipe é uma característica extremamente importante nos bons profissionais. Também é igualmente valorizada pelas grandes empresas nacionais e internacionais.
  • Networking: uma das ótimas vantagens desta função é a criação ou o fortalecimento de uma extensa rede de relacionamentos. Principalmente porque o monitor poderá ampliar seu vínculo interpessoal com estudantes, funcionários e professores. Além disso, terá a chance de mostrar suas habilidades, esforço e conhecimento, o que poderá ser bem útil no futuro.
  • Experiência: fazer a monitoria acadêmica é uma ótima estratégia para a cristalização do conhecimento. Portanto,  deve ser o primeiro passo de quem pretende seguir uma carreira na docência. Ao longo da monitoria, será possível notar que o monitor adquire conhecimento e consegue gerenciá-los com muito mais facilidade. E, ao final, estará muito mais apto para ser um professor.
  • Responsabilidade: as tarefas executadas por um monitor acabam exigindo do estudante um senso de responsabilidade e disciplina muito grandes. Isso se deve ao fato de que ele terá que desenvolver habilidades que acabam complementando o serviço do professor. Portanto, há demanda, compromisso e muita dedicação por parte do aluno.

O que é preciso para ser um monitor acadêmico?

Em resumo, qualquer aluno matriculado em um curso de uma universidade que tenha a atividade de monitoria acadêmica poderá realizar sua candidatura. O ponto principal neste processo é a vontade do aluno em aprofundar seus conhecimentos e atuar ativamente na vida acadêmica da faculdade em que está presente.

Dessa forma, os critérios de seleção podem variar dependendo de cada instituição. Contudo, a análise do histórico escolar do estudante é quase sempre o item definidor do resultado final. Assim, com excelentes notas na disciplina da monitoria e bom desempenho no restante da graduação, as suas chances de se tornar um monitor acadêmico ficam cada vez maiores.

Na maioria dos casos, a monitoria acadêmica vai durar apenas um semestre. Assim, a atividade acontecerá ao longo da matéria da turma que está cursando durante os seis meses do semestre. Porém, dependendo do desempenho do monitor, existe a possibilidade de continuar a atividade em outras disciplinas. Uma boa dica é procurar diversificar nas disciplinas em que você pretende realizar monitoria, de forma a conseguir se aprofundar em diversos conteúdos. De qualquer forma, esperamos ter te ajudado com as informações acima para você poder realizar sua monitoria acadêmica. Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.