InícioGraduaçãoO que é nota máxima no MEC?

O que é nota máxima no MEC?

Você já deve ter visto em folhetos ou anúncios televisivos alguma faculdade se promovendo com os dizeres “nota máxima no MEC”. Entretanto, você já se perguntou o que significa isso?

A sigla MEC se refere ao Ministério da Educação. Este é o órgão federal responsável pela educação no Brasil. O Ministério da Educação realiza, anualmente, o Exame Nacional de Desempenhos de Estudantes (Enade). Esta nota, divulgada com orgulho pelas instituições, advém desse teste e demais critérios avaliados pelo MEC. Reconhecida e avaliada pelo MEC, as diferentes unidades da Faculdade Anhanguera contam com avaliações que variam entre boas e ótimas.

Entenda o que significa e quais são os critérios considerados nesta avaliação. Dessa forma, conheça um dos fatores importantes a saber antes de ingressar na faculdade.

Quais são os critérios avaliados pelo MEC?

A fim de compor a nota e definir a qualidade da faculdade, o Ministério da Educação conta com três indicadores: “Conceito Enade”, “Conceito Preliminar de Curso (CPC)” e “Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)”.

Cada um destes indicadores avalia itens específicos. Dessa forma, o Conceito Enade atua na avaliação de desempenho dos estudantes; o CPC trata da qualidade de cada curso; enquanto o IGC observa e avalia a qualidade da instituição.

Entendendo o Conceito Enade na nota do MEC

Conduzido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é a avaliação que verifica a absorção do conteúdo do curso por parte dos estudantes. Promovido pela mesma instituição responsável pelo Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), é uma prova obrigatória para os graduandos. Entretanto, não são todos os cursos que realizam o exame em todas as aplicações. Estes são selecionados.

A avaliação final conta com notas que variam de 0 a 5, sendo 5 a nota máxima. O Enade observa, além da absorção de conteúdo, as seguintes características:

  • Desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o aprofundamento da formação geral e profissional do indivíduo;
  • Nível de atualização dos estudantes com relação à realidade do país e do mundo (com questões sobre atualidades).

As aplicações do Enade são realizadas a cada três anos.

O que é o Conceito Preliminar de Curso?

O segundo critério de avaliação de instituições de Ensino Superior por parte do MEC é o CPC. O Conceito Preliminar de Curso é o critério que irá avaliar os cursos de graduação. Ainda, depende do Enade pois o cálculo deste é realizado com base no exame. Dessa forma, a divulgação do resultado é feita apenas um ano após a aplicação da prova.

O CPC é um conceito avaliado desde 2016. Este considera os seguintes aspectos:

  • Desempenho dos estudantes no Enade;
  • Valor agregado ao processo de formação dos alunos;
  • Valor agregado por meio do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos da instituição.

É importante ressaltar que é possível que você encontre instituições que estejam “Sem Conceito” (SC). Quando isso acontece, significa que a faculdade não teve o mínimo requisitado de dois estudantes concluintes. Dessa forma, a avaliação não é realizada.

E o Índice Geral de Cursos (IGC)?

Enquanto isso, o Índice Geral de Cursos, ou IGC, avalia as instituições de educação superior, realizado anualmente. O MEC divulgou que o cálculo deste indicador é realizado da seguinte forma:

  • Através da média do CPC dos últimos três anos, ponderada com base no número de matrículas em cada um dos cursos avaliados;
  • Com base na média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu avaliados na última avaliação disponível no período de três anos;
  • Considerando a distribuição dos alunos entre os níveis de ensino da instituição (graduação ou pós-graduação).

As informações do IGC são divulgadas referindo-se a um período de três anos – o ano referente ao cálculo e os dois anteriores.

Apenas a nota máxima no MEC é considerada boa?

Apesar de as instituições exibirem com orgulho suas notas máximas, não são apenas instituições com nota 5 que são consideradas boas pelo MEC. Afinal, como você pôde observar, são avaliados diversos conceitos para obtenção da média de avaliação. Dessa forma, cada nota possui um significado específico:

  • Instituições avaliadas com nota 5 são consideradas excelentes. Assim, trata-se de uma instituição e cursos de alto nível. Dessa forma, considera-se que esta é a referência para as demais;
  • A nota 4 diz respeito às instituições que estão acima da média, entregando requisitos além do mínimo exigido pelo Ministério da Educação;
  • Enquanto isso, as instituições que recebem nota 3 são consideradas boas. Isso porque contam com todos os requisitos mínimos exigidos pelo MEC;
  • Já as instituições que são avaliadas com notas 1 e 2 possuem rendimento considerado muito insatisfatório e abaixo da média.

O que acontece com instituições que recebem notas 1 e 2 no MEC?

É possível perceber que quanto maior a avaliação, melhor é considerada a instituição. Entretanto, aquelas avaliadas com notas 1 e 2 estão sujeitas a sanções a fim de que adequem seus cursos e infraestrutura atendendo aos requisitos do Ministério da Educação. Afinal, sem ao menos uma nota 3, considera-se que a faculdade não é capaz de oferecer uma boa formação para o estudante.

Além disso, as faculdades que recebem avaliação entre 1 e 2 estão sujeitas a receberem acompanhamento próximo do MEC, a fim de atenderem seus critérios de qualidade.

Onde posso conferir a nota da faculdade que escolhi?

Dentre outras informações cadastrais, você pode conferir a avaliação da instituição escolhida no e-MEC. Essa é a base de dados oficial acerca de cursos e instituições de ensino superior.

Para fazer a conferência da nota, você precisa preencher os campos do formulário disponibilizado na página do e-MEC. Primeiramente, selecionando se a busca será feita por “Instituição de Ensino Superior”, “Curso de Graduação” ou “Curso de Especialização”. Após selecionar a opção desejada, preencha os dados necessários e o teste de verificação humano/máquina. Ainda, aguarde o carregamento dos dados para conferir os resultados.

Quão importante é a nota no MEC?

Assim, é possível perceber que a nota do MEC possui forte relevância em seu processo de escolha de uma instituição de ensino para a sua graduação. Apesar de as instituições de qualidade não estarem limitadas às notas 4 e 5, é importante atentar-se com as de menor índice. Isso porque instituições avaliadas com 1 e 2 não são consideradas aptas para atender suas necessidades como estudante durante a graduação.

Se você busca uma instituição com boa avaliação pelo MEC, variedade de cursos e localidades, além de valores acessíveis, recomendamos a faculdade Anhanguera.

Agora que você já sabe o que significa esta avaliação, que tal conferir a matéria sobre a importância da faculdade para a sua carreira

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.