InícioGraduaçãoPsicologiaO que é o código de ética de Psicologia?

O que é o código de ética de Psicologia?

Quem é psicólogo, precisa atuar conforme o código de ética de Psicologia. Por isso, se você tem interesse na área, é ideal conhecê-lo e saber um pouco sobre ele desde já. Assim, geralmente, ele é um conjunto de regras com direitos e deveres do profissional.

Com ele, é possível saber mais sobre a conduta durante o exercício da profissão. Então, para entender o que é o código e o que ele aborda, veja aqui os seus pontos principais e como ele funciona, confira.

Descubra o que é o código de ética de Psicologia

Essa profissão é regulamentada desde 1962. Dessa forma, para que o profissional a exerça da melhor maneira, é preciso seguir algumas regras do seu código de ética de psicologia.

Não daria muito certo se cada psicólogo criasse os seus próprios deveres e proibições, sem dúvida. Por isso, esse documento é tão necessário, a fim de organizar o trabalho dessa categoria. Vale destacar, então, que não se trata de mera burocracia, pois agrega vários pontos importantes que fazem com que o paciente tenha um tratamento baseado no respeito e na segurança.

Todos os psicólogos precisam conhecer o código de ética de Psicologia, já que é ele que norteia o profissional no dia a dia da profissão. Portanto, ele só pode atuar caso:

  • Use as técnicas da ciência psicológica;
  • Bem como, utilize os princípios éticos e legais da área.

Entenda como esse documento funciona

Uma dúvida comum para quem é aluno de Psicologia é para que serve os itens descritos no código. Em princípio, são várias regras, deveres e proibições, que servem para orientar o profissional sobre como ele deve atuar.

Vale destacar, no entanto, que não é um roteiro com respostas prontas, onde se lê o que é certo ou errado. Pois, esta é uma profissão complexa, afinal lida com pessoas e suas emoções.

E o código de ética de psicologia entende isso, por isso, faz o psicólogo refletir sobre a sua prática profissional e sua conduta de trabalho. O documento é quase como um contrato, onde o mesmo firma a responsabilidade de agir na área segundo os princípios da Psicologia.

Visto que os serviços psicológicos hoje têm sido cada vez mais buscados, bem como necessários na sociedade.

Os principais pontos deste documento

A maioria das profissões tem os seus próprios códigos de conduta, de modo a fazer o profissional atuar de modo ético e responsável. Dessa forma, quem exerce na área, sabe bem as regras básicas estipuladas.

Esse é um jeito de proteger tanto os pacientes quanto os psicólogos. Assim, dito isso, confira alguns dos principais pontos abordados no código de ética de psicologia.

1 – Respeitar e estimular a liberdade

A ética do psicólogo diz que ele deve exercer a profissão promovendo o respeito e a liberdade. Afinal, ela se baseia no cuidado com a saúde mental, portanto, é um princípio bem importante.

Por meio de técnicas e conhecimentos, ele deve dar aos pacientes a autonomia de agirem por conta própria, é o que dita o código de ética de Psicologia.

Não cabe ao profissional dizer a eles como devem agir e nem guiá-los rumo a uma certa direção. Toda decisão deve partir daquele que está sendo atendido pelo psicólogo.

2 – Saúde e qualidade de vida faz parte do código de ética de psicologia

Promover o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes é a missão de todo profissional dessa área, onde quer que ele atue, por exemplo:

  • Em clínicas;
  • Hospitais;
  • Empresas;
  • Bem como, escolas.

Quando alguém procura um psicólogo, é para evitar certos problemas emocionais ou então, com o propósito de restaurar a sua saúde mental.

Por sua vez, o profissional, com suas técnicas e aprendizagens auxiliam o paciente a se sentir melhor consigo mesmo, levando em conta o código de ética de psicologia.

É válido frisar que boa saúde não é a simples ausência de doenças. Vai bem mais além do que isso, ainda mais se tratando do psicológico.

3 – Responsabilidade social

Aqui ela pode ser tratada de vários jeitos, sem dúvida, o mais comum é na terapia em grupo. No entanto, há outros, por exemplo, por meio de projetos específicos que abordem essa temática.

É importante que o profissional compreenda a sua função de ajudar a superar injustiças e desigualdades.

4 – Acesso a informação é um dos pilares do código de ética de psicologia

O mercado de trabalho desta profissão tem crescido cada vez mais. Hoje em dia você vê psicólogos em áreas até então fora de seus contextos habituais. Por exemplo, agora é possível ver o profissional atuando nos esportes ou no comportamento de consumidores.

Um grande desafio do ramo, entretanto, é mostrar os conhecimentos psicológicos para toda a população.

Muitos não têm acesso a quem se forma nessa profissão. Assim, um dos objetivos descritos no próprio código de ética de psicologia é divulgar informações sobre temas da área, como a importância da saúde mental.

5 – Manter-se atualizado está no código de ética de psicologia

Isso é essencial aqui e em qualquer outra profissão. Então, se você está na faculdade de Psicologia, fique ciente disso desde já: busque sempre se qualificar. Aliás, não faça isso só pelo aumento de renda, mas para manter a qualidade dos serviços prestados.

6 – Analisar a realidade de modo crítico

Esse é um dos principais elementos presentes no código de ética de psicologia. Assim, o psicólogo precisa estar atualizado sobre tudo em relação ao seu país, ou seja, os aspectos sociais, políticos e econômicos.

Com isso, ele pode criar formas de chegar até as pessoas que precisam dele, como as de situação mais vulneráveis.

Esse tipo de entendimento é fundamental, acima de tudo, para quem atua na saúde pública e lida com pacientes com problemas econômicos e sociais.

A importância do código de ética de psicologia

Esses são alguns dos pontos de maior interesse presentes no código de ética de psicologia. Sem dúvida, saber mais sobre eles é essencial para quem está se formando na profissão ou para quem tem vontade de ingressar neste curso.

Caso o profissional não cumpra com as regras do mesmo, o CFP, órgão responsável, pode aplicar sanções ao psicólogo.

A partir de agora, cabe a você decidir trilhar esse caminho ou não. De fato, é bom ressaltar que é importante entrar em uma faculdade de qualidade, para que ela te apoie em cada etapa da graduação. Em especial, no entendimento do código de ética.

Conheça as marcas do grupo Kroton e veja o que cada uma delas pode te oferecer, a fim de que você se torne um profissional ético e justo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.