O que é o curso de Gestão de Inovação?

Giovana Bertti
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Profissional de Gestão de Inovação é importante para o sucesso do negócio.

O mercado financeiro está cada vez mais competitivo e para um negócio se destacar é preciso se tornar essencial na área. Dessa forma, contar com um profissional formado em Gestão de Inovação é importante. 

Sem dúvida, você já reparou naquela loja nova no seu bairro – que parecia interesse no ramo dela – mas que em pouco tempo acabou fechando as portas. Provavelmente, isso aconteceu por conta do planejamento e gestão desse comércio local. Para vencer a concorrência, é preciso contar com um profissional competente responsável pela empresa.

Assim sendo, a área de Gestão de Inovação é promissora  e conta com oportunidades importantes para os estudantes interessados em administração de empresas.

Já pensou em empreender?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil de empreendedor

Aliás, a área ainda conta com curso superior de tecnologia, que proporciona uma formação profissional completa em menor tempo. Geralmente, as graduações são de cerca de dois anos. 

Então, para você poder conhecer os detalhes da área de Gestão de Inovação de Negócios, separamos as principais características do curso e oportunidades abertas para os estudantes interessados.

Curso Gestão de Inovação 

Primeiramente, é preciso lembrar que a graduação de Gestão de Inovação é um curso superior de tecnologia. Por isso, quando o  aluno termina os estudos, ele se torna um tecnólogo na área escolhida.

Vai prestar vestibular para Administração?

 

Confira aqui se você já sabe tudo sobre o curso

Entre as habilidades que o profissional aprende a desenvolver durante a formação estão a criação de projetos e elaboração de planos completos para diversos setores. Como, por exemplo, de marketing, finanças, pessoal e operações.

Ainda é responsabilidade do gestor de inovação formular propostas para obtenção de recursos financeiros. Além de  inovar nas propostas de negócios e fomentar novas tecnologias, atua como orientador e implementar projetos empresariais.

Dessa forma, o curso busca oferecer as habilidades necessárias para o profissional tomar decisões a partir da análise de dados e informações sobre inovação. Além de uma visão apurada para identificar oportunidades de bons negócios e torná-los em um sucesso. 

Ao final do curso, o profissional se torna apto a trabalhar com uma visão inovadora em gestão – que tem com intuito práticas novas nos locais de trabalho para criar um diferencial na empresa.  

Grade curricular Gestão de Inovação 

Como dito anteriormente, a formação em Gestão de Inovação é de cerca de dois anos. Com o intuito de formar um profissional com boa visão de negócio e saiba lidar com pessoas –  que trabalhe sempre com foco em resultados. O gestor formado ainda pode escolher empreender ou prestar serviços para empresas. 

Dessa forma, a graduação conta com matérias que abrangem o ambiente empresarial, o estudante será apresentado as técnicas de organização e gestão. Além de ser um curso bem flexível, que prepara o profissional para trabalhar tanto na vendinha do bairro, na empresa de médio porte ou na multinacional. 

Portanto, durante os dois anos de graduação o estudante vai ter contato com materiais para atuação prática na área. Entre os conceitos ensinados durante a formação estão, por exemplo, economia, marketing, direito e administração. 

Com o propósito de preparar o estudante para o mercado de trabalho, dentre as principais materiais do curso estão: 

Empreendedorismo e Inovação

Comunicação Empresarial

Legislação Empresarial e Propriedade

Gestão de projetos e financeira 

Políticas Públicas em Empreenderorismo

Negócios Internacionais

Contabilidade Gerencial

Ainda vale lembrar que dominar mais de um idioma é essencial. Se tratando do mercado financeiro é primordial que o profissional tenha domínio em inglês. Por isso, muitas instituições de ensino incluem disciplinas de inglês e espanhol durante a grade curricular na graduação de Gestão de Inovação. 

Mercado de trabalho  

As empresas vêm percebendo a importância de investir em inovação e como um profissional preparado nesse setor pode contribuir para melhorar os resultados do negócio. Por isso, o mercado de trabalho para profissionais formados em Gestão de Inovação vem se ampliando. 

Estão entre as responsabilidades do profissional  fiscalizar a contabilidade, acompanhar o mercado e definir controles administrativos. Ainda é preciso que o gestor de inovação assuma a responsabilidade de organizar o treinamento de equipes, consiga resolver os conflitos e fique responsável pelo feedback da equipe. Por isso, tem que ter boas habilidades de comunicação e tem de saber motivar cada integrante da equipe.

Sendo assim, o profissional pode atuar tanto em empresas privadas quanto públicas. Ainda pode escolher focar nos mais variados setores da economia. Como, por exemplo,  indústrias, empresas prestadoras de serviços, agroindústria e organizações que desenvolvem políticas públicas. Além de poder também empreender em seu próprio negócio.

Sendo assim, é possível perceber a flexibilidade que a escolha pela graduação na Gestão de Inovação pode proporcionar para sua carreira. Ao final do curso, o profissional pode escolher o setor de atuação que mais o agrada na área escolhida como formação. 

Diferenças entre Gestão de Inovação e Administração 

Então, você pode se perguntar qual a diferença entre o curso de Gestão de Inovação e a graduação de Administração. As distinções das formações são bem maiores que o período necessário para conclusão dos cursos – Administração costuma levar quatro anos e Gestão de Inovação somente dois. 

Em resumo, o conceito da administração é movido por decisões e técnicas racionais para atingir os objetivos da empresa. A profissão conta com cinco funções básicas no ensino e exercício da profissão: planejamento, organização, coordenação, comando e controle.

Aliás, o administrador tem um foco maior nos processos e sempre enxerga a longo prazo os propósitos da empresa. A principal função do profissional é determinar políticas, planos e objetivos estratégicos para o negócio.  

Já a área de Gestão de Inovação tem como foco gerenciar as pessoas e os recursos da empresa. O profissional tem  o fator humano como fundamental e visa tirar o melhor de cada. Além de tornar o ambiente nas empresas propício para a concepção de ideias novas e trazerem um diferencial.

Em resumo, o profissional de Gestão de Inovação deve ter como foco estruturar um processo de renovação na empresa. Que conte com começo, processamento e geração de resultados para o negócio.

Enfim, agora você já conhece melhor o Curso de Superior de Tecnologia em Gestão de Inovação. Além das áreas de atuação dos profissionais e o mercado de trabalho. Espero que se sinta à vontade para escolher a graduação! Continue acompanhando nossos conteúdos sobre a área e se prepare para seu futuro. 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.