InícioGraduaçãoO que é o curso de Letras – Português e Inglês – Licenciatura

O que é o curso de Letras – Português e Inglês – Licenciatura

O curso de Letras – Português e Inglês em nível de licenciatura traz um conhecimento mais aprofundado de ambas as línguas, para que o aluno possa dar aulas na rede pública e privada.

Quando frequentávamos o ensino básico e médio, essas disciplinas estavam lá: aulas de Português e Inglês. Presentes em todos os anos, são idiomas que precisamos aprender por dois motivos. Português, por ser nossa língua-mãe. O Inglês, por ser considerada a língua internacional mais falada do mundo. Se você gosta de ler, aprender novas culturas e se comunicar melhor, o curso de Letras – Português e Inglês é para você.

Daremos um panorama do que é o curso. Esse traz, em sua grade curricular, matérias que tratam das minúcias de ambas as línguas, bem como os principais autores das literaturas portuguesa, brasileira e inglesa. Além disso, oferece um ensinamento para os futuros professores poderem lecionar nas escolas, já que esse curso é em nível de licenciatura.

O que é o curso de licenciatura?

Vemos muito esse termo em vários cursos superiores, não só o de Letras – Português e Inglês. Assim, há licenciaturas para cursos de Matemática, História, Geografia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Educação Física, para ficar em alguns exemplos.

Em comum, esses cursos habilitam os alunos a serem docentes em escolas de nível básico e médio. Foi dessa forma que nossos professores na escola se formaram e nos deram aulas. Assim, a licenciatura fornece a formação necessária para que os alunos se tornem professores.

Embora cada carreira tenha sua formação específica (Matemática, Português, História, etc), há disciplinas em comum para a licenciatura. Elas incluem Didática, Educação Especial, Filosofia da Educação, Metodologia Científica, entre outras.

Aprender a ensinar

É esse um dos grandes benefícios do curso de Letras – Português e Inglês. Os professores, para entregar o conteúdo do curso aos alunos, precisam conhecer não somente as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), mas, também, como fazer isso.

Assim, as aulas de Didática são fundamentais. A palavra significa arte de ensinar, e vem do grego. Ela reúne vários aspectos: o professor, o aluno, o conteúdo, o contexto e as estratégias de ensino.

Cada um deles tem um papel importante. O professor é o veículo, que leva o conteúdo ao aluno. Mas não, sem antes, passar pelo estudo do contexto. É muito importante que o docente conheça a rede de ensino na qual irá trabalhar. Embora os conteúdos básicos sejam os mesmos, há grandes diferenças entre as redes pública e privada de ensino. Conhecendo o ambiente de aulas, ele conseguirá usar as estratégias para alcançar os alunos e levar o conteúdo programado.

O graduando também terá contato com diferentes maneiras de aprendizagem. Por terem variadas influências culturais e familiares, os estudantes podem apresentar maior ou menor dificuldade na compreensão da matéria. Isso vale para qualquer disciplina. Sabe quando alguém fala que tem dificuldade em Matemática? É aí que entra a versatilidade do professor em saber como ensinar para vários públicos.

As disciplinas do curso de Letras – Português e Inglês

O curso tem de três a quatro anos de duração. Como lida com duas línguas, terá disciplinas que tratam das duas nos seus pormenores. Aulas de gramática são apresentadas para ambos os idiomas. Afinal, como os futuros professores ensinarão nas escolas, eles precisarão conhecer as estruturas das palavras nessas línguas. Da mesma forma, a sintaxe, que mostra as regras para se formar frases, é ensinada para Português e Inglês.

Aulas de História da Língua Portuguesa são fundamentais para o aluno do curso de Letras – Português e Inglês. Conhecer a origem do nosso idioma, como surgiu, evoluiu e adquiriu novas palavras é uma viagem no tempo.

A literatura também é parte da grade curricular e é estudada de forma aprofundada. Há disciplinas que tratam das obras dos autores portugueses, que influenciaram muito os brasileiros. A literatura inglesa faz parte dessa lista, e conhecer essas obras ajuda em vários aspectos. Quem lê, tem contato com outras realidades, desenvolve raciocínio crítico e aprende novas palavras.

O estágio no curso de Letras – Português e Inglês

Faz parte do curso de licenciatura, de qualquer graduação, o estágio obrigatório. É o estágio que traz ao aluno o dia a dia em uma escola. O graduando vê na prática todo aquele conhecimento que tem na sala de aula.

Os estágios são divididos por semestres, e há uma quantidade exata de horas a serem cumpridas. Nesses períodos, os graduandos podem acompanhar uma aula, auxiliar o professor principal em algumas atividades e também orientar alunos.

É com esse conhecimento de ‘mão na massa’ que os alunos poderão se sentir mais seguros a ingressar na carreira docente na rede pública e privada. Por ser um curso que trata de Português e Inglês, o futuro professor também pode lecionar em escolas de idiomas.

Mercado de trabalho no curso de Letras – Português e Inglês

Como a formação é em nível de licenciatura, o aluno sai habilitado a lecionar nas escolas. No caso da rede pública, é necessário acompanhar os concursos públicos para ingressar na área, tanto na rede municipal quanto na estadual. Já na rede privada, é importante acompanhar a divulgação de vagas nas escolas.

E mercado de trabalho é o que não falta. Professores sempre serão bastante requisitados nas redes de ensino. Mas, não é só na escola que eles podem trabalhar. Como a formação do curso de Letras – Português e Inglês também trata de livros didáticos, outro campo de trabalho é nas editoras de livros. O profissional pode ser um consultor para a elaboração ou revisão de livros. Ele também pode atuar na revisão linguística de outras obras, de quaisquer assuntos, antes do livro ir para a gráfica.

Por outro lado, o curso de Letras – Português e Inglês não habilita o aluno a lecionar em instituições de ensino superior. Caso o estudante queira se enveredar pelo mundo acadêmico, precisará se graduar como mestre ou doutor na pós-graduação, o que o habilita a ser professor em faculdades ou universidades.

Se você gosta do mundo das letras, novas culturas e conhecimentos, e gosta de ensinar, esse é o seu curso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.