InícioGraduaçãoO que é o plantão psicológico?

O que é o plantão psicológico?

O que é o plantão psicológico? Entenda aqui tudo sobre o atendimento nessa área da psicologia e como está o mercado de trabalho hoje em dia.

Desde os tempos mais remotos de edificação do trabalho psicológico, os atendimentos referidos de urgência já existiam. Não só em consultórios, como também nos grandes centros de referência mental. O plantão psicológico consiste na assistência a pacientes que requerem um cuidado urgente. Dessa forma, esse tipo de atuação é tão necessária e requisitada quanto os atendimentos clínicos de maior duração.

Inclusive, um atendimento psicológico de urgência pode ser o início de uma terapia mais prolongada. Nessa matéria, vamos desvendar o que é o plantão psicológico, as principais matérias da faculdade de Psicologia e como está essa carreira no Brasil.

Quem são os pacientes do plantão psicológico?

Normalmente, quem busca pelo atendimento psicológico de urgência está em um estado agudo de sofrimento. Nessa fase de angústia, o paciente encontra-se em pura necessidade de acolhimento. Dessa comoção advém o trabalho no pronto atendimento.

Assim como no atendimento clínico padrão, não há que se falar em contraindicação. Basta haver um motivo, consciente ou não, que esteja afligindo uma pessoa ou um grupo de pessoas. Isso porque a intervenção de urgência pode acontecer também em grupo. Por exemplo, em casos de notícia de morte. Então, pode-se notar a necessidade de um atendimento psicológico a familiares do falecido.

Ainda em relação à indicação, é comum que a psicóloga ou o psicólogo tenha uma requisição de trabalho para atuar. Afinal, o plantão psicológico é um atendimento de urgência em saúde mental que se conecta com plantões de outras especialidades.

Principais atividades e o que faz um psicólogo plantonista

Segundo o CFP (Conselho Federal de Psicologia), a modalidade de atendimento de urgência no campo da psicologia é uma atividade regulada e totalmente de acordo com as práticas da profissão.

Se pudéssemos definir essa função em uma palavra, poderíamos escolher: acolhimento. Portanto, o olhar atento e humanizado são itens fundamentais. É importante saber que o sigilo e um lugar reservados para o atendimento também ocorrem e garantem a ética nessa atuação. E, recorrendo às atividades dos plantonistas psicólogos de expediente em hospitais, devemos avaliar fatores como:

  • Mediação de conflitos entre pacientes;
  • Olhar e escuta atentos ao caso específico;
  • Profundo respeito pelo sofrimento do outro;
  • Pesquisa do caso entre os colegas de outras áreas que atenderam o paciente;
  • Jornadas mais extensas de trabalho devido às escalas de plantão e outros.

Saiba se você se enquadra no perfil de um psicólogo no atendimento de urgência

Existem características que são necessárias para um psicólogo plantonista. Assim, é possível entender se você se encaixa nelas para poder escolher a melhor carreira. Sabemos que a paixão pelo o que se faz é fundamental para garantir o sucesso profissional. E não seria diferente na área da psicologia que foca nas urgências.

A disposição para trabalhar por períodos maiores e em horário noturno não é o único aspecto envolvido nessa profissão. O plantão psicológico exige constante resiliência frente a casos difíceis. Isso porque você poderá encontrar pacientes em estados complexos e que precisam de uma ajuda acolhedora e amável. Ao mesmo tempo que esse auxílio deverá sempre estar pautado na linha de atendimento psicológico.

Por fim, a experiência e o contato em equipe de saúde refinarão cada vez mais a escuta. Esse é um dos pontos principais para possível resolução de caso. Ou, também, encaminhamento para um atendimento clínico periódico.

A carreira do plantão psicológico no Brasil

O pronto atendimento na área da psicologia teve seu início em meados dos anos 60 no Brasil. Isso aconteceu por meio de um projeto inspirado em experiências norte-americanas e foi desenvolvido pela USP (Universidade de São Paulo). E, como já vimos, essa atuação é respaldada como atividade profissional pelos conselhos de classe da psicologia.

Ao longo do tempo, a percepção de médicos e outros profissionais da saúde, além dos grandes centros de atendimento, mudou em relação ao atendimento psicológico. Assim, notou-se uma grande demanda para o plantão no campo do aconselhamento balizado por um profissional. Desse modo, existem inúmeras oportunidades no mercado de trabalho.

Após a chegada da pandemia, em 2020, houve notadamente um aumento expressivo pela necessidade de atendimento em plantão psicológico. Essa informação vai principalmente ao encontro de intervenções de urgência em hospitais e outros institutos. Tanto para pacientes ou familiares, quanto para os trabalhadores, nunca se pensou tanto em saúde mental.

Ainda, organizações sociais com foco na promoção social contratam psicólogos para projetos de atendimento psicológico de urgência, ou plantões com expediente mais curto.

Universidades para cursar Psicologia e especializar-se em plantão

Muitas universidades investem pesado em estrutura e na inserção de seus alunos na prática. E, na área da psicologia, é essencial realizar estágios que darão ao futuro profissional uma experiência ímpar para o seu trabalho. Além disso, bolsas de estudo e a possibilidade de cursar algumas matérias extracurriculares em ambientes digitais e inteligentes pode ser extremamente vantajoso.

Dessa forma, recomendamos três faculdades que estão em sintonia com os itens que discorremos: a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar. Essas oferecem o curso de Psicologia e possuem importantes convênios com a iniciativa privada para inserção do aluno no mercado.

Conhecendo um pouco da grade curricular do curso de Psicologia

Agora que você já sabe bastante sobre o plantão psicológico, veremos algumas das principais disciplinas do curso de Psicologia. São matérias que podem ter alguma alteração de nomenclatura de faculdade para faculdade. Porém, de um modo geral, são as que mais se encontram no curso de Psicologia.

  • História da Psicologia;
  • Ética na Saúde
  • Psicologia do Desenvolvimento Humano;
  • Psicologia Social;
  • Teorias Psicológicas;
  • Psicologia e Personalidade;
  • Geriatria e Gerontologia;
  • Psicologia Experimental;
  • Psicologia nas Organizações;
  • Técnicas de Observação e Avaliação Psicológica;
  • Psicologia e Dependência Química;
  • Psicologia e Saúde Mental;
  • Psicologia e Saúde do Trabalhador;
  • Psicologia Institucional;
  • Terapia Cognitivo-Comportamental;
  • Psicologia Hospitalar;
  •  Prevenção ao Suicídio;
  • Neuropsicologia;
  • Orientação profissional;
  • Psicologia em Grupo;
  • Psicologia de Pessoas com Necessidades Especiais;
  • Psicoterapia com Crianças.

E, para quem está em vias de entrar ou já está na graduação, clique aqui e conheça livros que todo aluno de Psicologia deveria ler. Assim, você fica ligado em histórias que vão abrir a sua mente sobre essa área. Aproveite e boa leitura!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.