InícioDicasMercado de trabalhoO que é Pesquisa de Mercado e como trabalhar na área?

O que é Pesquisa de Mercado e como trabalhar na área?

Análises relacionadas ao comportamento do mercado, são cruciais para a vida de uma empresa ou empreendimento. Também, apesar de hoje, existirem inúmeras ferramentas tecnológicas relacionadas às análises, a Pesquisa de Mercado ainda é o melhor dos instrumentos, considerando a sua precisa coleta de informações. Mas, será que você sabe o que é Pesquisa de Mercado e como trabalhar na área?

Aqui, nos aprofundaremos não só sobre o conceito, mas também os objetivos da Pesquisa de Mercado. Ainda, iremos te contar como trabalhar na área e qual a média salarial deste profissional.

Prontos? Vamos lá!

O que é Pesquisa de Mercado?

Antes de mais, apesar do nome autoexplicativo, é fundamental pontuar que a Pesquisa de Mercado é um instrumento, uma ferramenta utilizada para compreender as perspectivas reais de um determinado mercado. Ou seja, direciona-se a nichos específicos para demandas específicas.

Neste contexto, ao usar da Pesquisa de Mercado para coleta de informações, estas, servirão para melhorar qualitativamente as ações de uma empresa e sobre o empreendimento. Ainda, o objetivo concreto, para além da melhoria, é tomar decisões futuras de forma pensada, segura e sólida.

Também, ao depender da pesquisa, vários âmbitos são aprofundados para a construção de informações efetivas. Então, deve-se adentrar, com profundidade, nas análises sobre vários parâmetros daquele mercado. Desse modo, é comum pesquisar hábitos, idade, preferencia, constância e motivos de consumir aquele produto ou serviço.

Por fim, as pesquisas podem ser realizadas de duas formas, sendo elas, a pesquisa primária e a secundária. A primeira, corresponde as pesquisas elaboradas e efetuadas pela própria empresa. Em suma, a empresa pode até contratar um serviço terceirizado para a análise dos dados coletados, mas, o objetivo é criar a pesquisa e utilizar os dados para si. Também, a pesquisa secundária, diz respeito a elaboração, coleta e análise realizada por terceiros. Nesta categoria de pesquisa, profissionais autônomos ou empresas podem ser contratadas. E, a ideia é gerar relatórios e documentos aprofundados sobre o objeto de análise.

Quais são os objetos de análise em uma Pesquisa de Mercado?

A princípio, a Pesquisa de Mercado usa meios um tanto quanto tradicionais para coletar as informações buscadas. Desse modo, entrevistas, formulários físicos ou pela internet são “apetrechos” comumente utilizados.

No entanto, existem técnicas para elaborar e edificar uma pesquisa. Assim, conheça a seguir quais são os passos e instrumentos utilizados para iniciar pesquisas:

Objetivo da Pesquisa

Este é não só o pontapé inicial, como também a linha de chegada. Compreender de forma cristalina quais são os objetivos de uma pesquisa, viabilizam caminhos mais específicos para alcançá-los. Assim, alguns dos objetivos mais comuns, por exemplo, são:

  • Como é a visão qualitativa do produto ou serviço;
  • Qual perfil do consumidor;
  • Otimização dos preços;
  • Expandir negócios;
  • Adentrar em outros nichos;
  • Aumentar cobertura de vendas.

Público-alvo

Definir o público-alvo vai para além do âmbito do consumo. Então, analisa-se também quem são os fornecedores, os clientes, os consumidores e até as concorrências.

Criação de um roteiro e a aplicação da pesquisa

A criação do roteiro da pesquisa, é, na verdade, a elaboração do formulário ou entrevista. Ainda, agora, é crucial que as perguntas dispostas sejam claras, objetivas e imparciais, para que o entrevistado não se sinta pressionado ou induzido a fornecer determinada resposta.

Neste contexto, assim que o roteiro é realizado, analisa-se também quais recursos monetários e espaciais serão utilizados para viabilizar a pesquisa. Feito isso, a prática acontece e a pesquisa é realizada.

Análise e interpretação

Agora, de certa forma, essa pode ser uma das etapas mais delicadas e complexas da pesquisa. Aqui, é necessário cautela e conhecimento para desenvolver os relatórios com as respostas e os panoramas estatísticos que serão utilizados pelas empresas.

Por fim, o compilado destas ferramentas de análise seguem satisfatórios. Então, é bastante comum empresas altamente tecnológicas na produção e prestação de serviços, ainda realizarem este tipo de pesquisa. Ainda, a adição do Marketing Digital e demais ferramentas modernas, mantém o monitoramento dos usuários e do que foi pesquisado, ativos. E, é claro, enriquecendo ainda mais o processo informativo que visa a tomada de decisões.

Atuação em Pesquisa de Mercado

Bem, até o momento, acredito que você, prezado leitor, tenha compreendido a importância da Pesquisa de Mercado. Mas, afinal, quem pode trabalhar com Pesquisa de Mercado? Qual curso preciso realizar? Como adentrar nesse setor tão dinâmico?

A princípio, os profissionais de Pesquisa de Mercado são, majoritariamente, formados em cursos das Ciências Humanas. Então, profissionais das Ciências Políticas, Sociologia, Filosofia, Geografia e Antropologia façam parte desse combo. Estes, geralmente, atuam na elaboração e no desenvolvimento de uma determinada pesquisa.

Todavia, o profissional em questão, tem de ter um perfil analítico, porém neutro em seus julgamentos. É fundamental, portanto, livrar-se de influências particulares para a elaboração de uma pesquisa efetiva. Então, unir o lado analítico e curioso, com uma conduta imparcial em relação ao objeto de análise.

Por fim, há duas formas de trabalhar com Pesquisa de Mercado. A primeira delas, é ficar atento com vagas e processos seletivos nas empresas, em especial, as de grande porte, pois, costumam ter setores específicos para pesquisa. Ainda, você pode trabalhar de forma autônoma ou como freelancer, prestando serviços pontuais.

Assim, encerramos a nossa matéria. Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre o que é a Pesquisa de Mercado e como trabalhar na área.

Até logo!

Leia também: Qual a grade curricular do curso de Gestão da Inovação?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.