InícioDicasEstudosO que é reforço acadêmico?

O que é reforço acadêmico?

O reforço acadêmico pode ajudar bastante quem está com muitas dificuldades na faculdade e não consegue acompanhar todas as matérias do curso. Principalmente na época das provas, onde os conhecimentos obtidos serão testados.

Afinal de contas, a faculdade pode acabar se tornando um verdadeiro pesadelo caso o estudante não consiga ter um acompanhamento em todas as matérias em que se matriculou. Assim, quando a época das provas chega, os alunos despreparados chegam a entrar em desespero e muitas pessoas não sabem por onde começar para sair dessa situação. Felizmente, o reforço acadêmico existe exatamente para esse tipo de situação, que no que lhe concerne, é bastante comum ainda atualmente. Isso, principalmente porque algumas pessoas acabam optando por estudar na modalidade de ensino à distância (EAD), onde a falta de foco e atenção pode ser um problema.

De maneira geral, são vários fatores que fazem com que um estudante não consiga dar conta de determinadas matérias e acaba ficando para trás em sua graduação. Quando isso acontece, pelo fato do atraso, certos conteúdos podem acabar passando despercebidos, habilidades deixam de ser desenvolvidas e a formatura acaba ficando mais longe. Mas, um programa de reforço acadêmico pode ser a solução, pois eles funcionam como fortes aliados para os alunos que se encontram em uma situação difícil durante a graduação.

Normalmente, as aulas de reforço acadêmico funcionam quando o aluno tem um rendimento baixo em alguma nota final. Assim, pode recuperar alguns pontos na nota, assistindo a algumas aulas de reforço acadêmico e refazendo a prova. Dessa forma, o aluno conseguirá se qualificar para conseguir passar pela matéria em que teve dificuldade. Então, o reforço acadêmico é a chance que o aluno tem de recuperar seu mau rendimento na disciplina.

Porque o reforço acadêmico é interessante?

De início, as pessoas têm perfis diferentes e também têm histórias de vida variadas. Mas, trilhando caminhos variados, um grupo de pessoas pode acabar chegando a um mesmo curso superior, em que recebem os mesmo recursos para virarem profissionais capacitados na área que escolheram. O que acaba determinando a qualidade do profissional e facilita com que ele se destaque no futuro. Simplesmente pelo motivo de ter conseguido aproveitar os conhecimentos transmitidos durante as aulas.

Porém, o que pode acontecer se, por exemplo, um estudante resolve trocar de curso, por isso se sente um pouco perdido no início do curso com as matérias? Ou então, se algum estudante efetua a matrícula tardia em determinada matéria e encontra dificuldade para se ambientar ao seu método de ensino? Ainda, e se o estudante precisa dominar determinados conceitos da área de conhecimento, mas seu Ensino Médio acabou deixando lacunas que resultaram em atraso?

Em ambos os casos serão possível que o desempenho do aluno seja afetado caso ele não consiga superar as adversidades com rapidez e eficiência. Assim, os conteúdos irão acabar se acumulando e no final do período letivo, vem a frustração e aquela sensação de tempo pouco aproveitado ou perdido. O que resulta na necessidade de um reforço acadêmico para que o aluno seja auxiliado a passar para o próximo semestre de sua graduação. Ou seja, os programas de nivelação ou reforço acadêmico estão aí para ajudar os estudantes a acompanharem os conteúdos passados em sala de aula com mais facilidade. Realizar tal ação permite com que o aluno atrasado consiga evoluir com sua turma e, ao mesmo tempo, se sinta integrado ao curso.

Benefícios do reforço acadêmico

Embora os sistemas de ensino das universidades tenham metas globais a serem atingidas, as instituições de ensino superior devem sempre se lembrar de que cada indivíduo tem uma personalidade. Partindo dessa premissa, é possível destacar uma série de benefícios que o reforço escolar pode oferecer quando falamos em educação de qualidade para os alunos. Nesse contexto, de qualquer maneira oferecer o maior suporte possível para os estudantes é o objetivo do reforço acadêmico para os estudantes, resolvendo as suas dificuldades e possibilitando o avanço nos resultados estudantis de maneira leve. Além disso, o reforço escolar pode representar várias vantagens na vida dos alunos, principalmente uma considerável melhoria no processo de aprendizagem.

Aliás, o reforço acadêmico se mostra como a oportunidade dos alunos estudarem a partir de métodos diferentes do que os adotados costumeiramente. Isso ocorre provavelmente participando em um grupo menor, tendo maior atenção do professor, os estudantes poderão descobrir quais formas de estudo melhor se aplicam a eles, seja realizando resumos, praticando exercícios ou lendo em voz alta. Com a orientação do professor, o estudante identificará com maior facilidade qual método se encaixa em seu processo de aprendizagem. Dessa forma, veja mais algumas das vantagens em se realizar um reforço acadêmico.

Motiva e promove o desenvolvimento da autoconfiança intelectual

Inicialmente, com o reforço acadêmico, muitas dificuldades são eliminadas e assim, os alunos desenvolvem uma maior autoconfiança. Então, com a chegada dos resultados positivos, as barreiras se tornam menos ameaçadoras e os estudantes se sentem mais aptos para superar quaisquer desafios.

Por outro lado, todos que estão dispostos a participar ativamente do reforço acadêmico demonstram muitos avanços durante a aprendizagem. A maior parte disso se deve ao fato de poderem contar com a atenção total do professor. E, isso faz toda a diferença no desenvolvimento intelectual do aluno.

Permite que os alunos aprendam em seu próprio ritmo em um método de ensino mais ideal

Partindo do princípio de que nenhum indivíduo é igual a outro, também devemos assumir o mesmo sobre o ritmo de aprendizado de cada estudante Principalmente porque algumas turmas começam a mostrar certas defasagens nos processos de desenvolvimento intelectual: certos alunos têm maior habilidade para aprender inglês e gramática, enquanto outros apresentam maior facilidade com matemática e ciências, por exemplo. Portanto, para que tais desníveis de aprendizado sejam nivelados, o reforço acadêmico poderá ser um grande aliado. Porque o tratamento individualizado pode dar uma maior atenção às necessidades mais específicas dos estudantes.

Por fim, uma das principais vantagens disponibilizadas pelo reforço acadêmico é que ele promove o respeito às diferenças. Por exemplo, vejamos um estudante universitário com déficit de atenção: ele precisará de mais cuidado e de uma abordagem mais próxima dos professores para entender a matéria corretamente. Assim, será possível aprender dentro de um método de ensino que seja cabível e adequado para as suas necessidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.