InícioDicasO que estudar para ser um desenvolvedor?

O que estudar para ser um desenvolvedor?

Primeiramente, estudar para ser um desenvolvedor de software significa aprender a conceber, projetar e construir programas de computador. Certos desenvolvedores são especializados em criar aplicativos para uso móvel ou desktop. Enquanto isso, outros são focados em criar sistemas operacionais subjacentes.

De qualquer forma, estudar para ser um desenvolvedor de software significa identificar as necessidades do usuário. Isso acontece em colaboração com os programadores de computador. Assim, os desenvolvedores de software desempenham funções que são cruciais nas indústrias de computador, manufatura, finanças, publicidade e publicação de software.

Se você está interessado em seguir uma carreira em desenvolvimento e não sabe por onde começar, atenção! É importante saber sobre os segmentos, salários e habilidades necessárias para ter sucesso nessa área. Afinal, os desenvolvedores são profissionais que estão entre os mais procurados no ramo da tecnologia. Portanto, em um setor que está com alta demanda e escassez de talentos. O que poderá resultar em grandes salários para muitos que ingressarem no segmento.

Dito isso, o desenvolvimento do software é um campo extremamente dinâmico. Nesse, novas linguagens de programação, estruturas e tecnologias podem morrer ou viver dentro de um curto período de tempo. Assim, as necessidades de trabalho também se encontram em constante mudança. Então, para ajudar os interessados na área a entenderem como iniciar uma carreira em desenvolvimento, compilamos os detalhes e recursos mais importantes. Assim, você poderá aprender sobre as responsabilidades e perspectivas para tomar a melhor decisão profissional. Portanto, para conseguir um emprego nessa área, você deverá saber qual caminho seguir para se tornar um desenvolvedor.

Por que há uma demanda de estudos para o desenvolvedor?

Hoje em dia, cada empresa se tornou uma empresa de tecnologia até determinado ponto. Isso significa que a alta demanda por talentos de desenvolvedores profissionais disparou nos últimos anos. Logo, empresas buscam por pessoas com vontade de estudar para ser um desenvolvedor que possa dar vida a projetos e aplicativos digitais.

Consequentemente, entre os 10 empregos mais demandados para 2021 estão analista, programador, desenvolvedor de aplicativos móveis, desenvolvedor de software e engenheiro DevOps, conforme a revista CIO. Enquanto isso, de acordo com o Bureau of Labor and Statistics dos EUA, é previsto que os empregos de desenvolvedor de software irão crescer 22% entre 2019 e 2029 – muito mais rápido do que a taxa média de outras profissões, como foi observado pelo estudo.

Por outro lado, o aumento da procura por desenvolvedores aconteceu, principalmente, porque o isolamento social forçou uma digitalização da economia. E isso não é uma questão apenas brasileira, mas global. Querendo ou não, a maioria das empresas tem a necessidade de desenvolver esse lado tecnológico para garantir a sobrevivência de seu negócio.

Ademais, estudar para ser um desenvolvedor tem relação com o trabalho remoto e as novas dinâmicas operacionais da atualidade. Uma das consequências disso é a busca por profissionais que possam realizar trabalhos em outros países. Então, você estudar para se tornar um desenvolvedor na área do TI pode ajudar muitas empresas do mundo todo. Assim, essas desenvolverão melhores estratégias na área tecnológica.

Quais são algumas das funções do trabalho de um desenvolvedor?

Basicamente, a função de um desenvolvedor de software envolve identificar, projetar, instalar e testar um sistema de software construído para uma empresa. Além disso, seu trabalho pode variar desde a criação de programas internos, que podem ajudar as empresas a serem mais eficientes, até a produção de sistemas que podem ser vendidos no mercado aberto.

Então, assim que os desenvolvedores entregarem o software final, eles também irão ajudar na manutenção e atualização do programa para garantir que todos os problemas de segurança sejam corrigidos e funcionem com novos bancos de dados. No papel de desenvolvedor de software, eles criam os aplicativos que permitem que as pessoas façam tarefas específicas em um computador ou dispositivo móvel. Outros desenvolvem os sistemas subjacentes que controlam as redes.

Assim, os desenvolvedores também podem seguir vários caminhos de carreira. Aqui estão algumas das funções na área:

  • Desenvolvedor móvel: constrói aplicativos para dispositivos móveis, incluindo iOS e Android. Um desenvolvedor mobile pode usar java Swift e Objective – C.
  • Desenvolvedor full stack: é um indivíduo capaz de trabalhar nas partes front-end e back-end de um aplicativo ou site. Um desenvolvedor full-stack possui conhecimento especializado de todos os estágios do desenvolvimento e software. Isso inclui servidor, rede, ambiente de hospedagem, entre outros.
  • Desenvolvedor front-end: constrói sites convertendo dados em uma interface gráfica para o usuário visualizar e interagir usando HTML, CSS e JavaScript.
  • Desenvolvedor de back-end: constrói a funcionalidade e interatividade de um site, incluindo os elementos que permitem aos usuários realizar ações como fazer login, criar uma conta e curtir postagens. Aqui você pode aprender linguagens como Java, Python, Ruby e PHP.

Quais linguagens de programação estudar para se tornar um desenvolvedor?

Em resumo, existe muito debate sobre quais linguagens de programação são melhores de se aprender. Mas, aqui estão algumas apostas certas:

  • Java: essa linguagem é usada por milhões de desenvolvedores em bilhões de aplicativos em todo o mundo. Java é a linguagem oficial do desenvolvimento Android, e muitas empresas usam essa linguagem do lado do servidor para desenvolvimento de back-end.
  • Python: normalmente usado em computação científica, mineração de dados e aprendizado de máquina. É a linguagem de programação de crescimento mais rápida e atualmente é a terceira do índice TIOBE, que é uma lista ordenada das linguagens de programação mais usadas da web.
  • JavaScript: é a linguagem de programação mais popular do mundo, de acordo com o Slash Data. 62% por cento dos recrutadores disseram estar procurando por pessoas com habilidade em JavaScript, seguidos por Java com 59% e Python com 48%. Vários frameworks front-end para JavaScript, como React e AngularJS, serão cada vez mais usados conforme os dispositivos da Internet das Coisas se tornarem mais populares.

Por fim, existem diversos cursos online gratuitos na internet sobre o que estudar para ser um desenvolvedor, mas o mais importante é traçar um plano de carreira.

Além disso, ter um diploma em Ciência da Computação ou Desenvolvimento de Software o ajudará muito a se tornar um desenvolvedor. Nesses casos, busque por uma universidade de sua escolha. Existem modalidades de ensino bem flexíveis na atualidade. Bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.