InícioDicasFormação acadêmicaO que estudar para ser um roteirista de games?

O que estudar para ser um roteirista de games?

Inicialmente, se você gostaria de ser um roteirista de games, saiba o que é preciso estudar. Assim, você saberá que há vários cargos relacionados na área. E aqui falaremos sobre como virar um roteirista de videogames.

De certa forma, para aquelas pessoas aficionadas por videogames, existem algumas carreiras intrigantes a serem seguidas. Os roteiristas de games combinam suas habilidades em escrever e modificar ficção para criar uma postura única. Nesse artigo, você aprenderá o que é necessário estudar para ser um roteirista de games e as habilidades mais exigidas pelo mercado de trabalho.

Como você pode notar, muitos fãs de games podem apreciar bastante quando um jogo tem ótimos recursos visuais e gráficos incríveis. Mas, isso não vale de nada se o jogo não vem acompanhado de uma ótima história.

Dessa maneira, um roteirista de games consegue prestar serviços como um membro colaborador da equipe. Seu objetivo é usar a imaginação expansiva para desenvolver personagens, criar cenas, história de fundo, gatilhos de eventos e muito mais. Ou seja, será o responsável por desenvolver as dinâmicas de enredo de jogos, que normalmente envolvem as escolhas do jogador ao evoluir no game.

Embora ter uma boa imaginação seja um dos requisitos principais para ter sucesso na profissão, é preciso muito mais do que uma mente imaginativa para entrar na indústria e se tornar um roteirista de games de sucesso. Assim, seus deveres podem incluir trabalhar para criar personagens específicos e desenvolver a narrativa do jogo em geral. Nesse sentido, os designers e programadores de jogos de sua equipe poderão confiar totalmente no seu roteiro e enredo para dar a estrutura do jogo.

O que faz um roteirista de games?

De maneira simples, o roteirista de games trabalha de modo a desenvolver uma base de diálogo para um jogo em específico. Nesta carreira, suas responsabilidades podem incluir trabalhar para projetar a história de um jogo em específico. Isso acontece principalmente durante a pré-produção do mesmo. Ademais, frequentemente, os roteiristas de games tem algum conhecimento ou noção de codificação, ou Desenvolvimento de Software. Isso ocorre para eles entenderem melhor como os outros designers de jogos usarão sua linguagem de programação no contexto do jogo.

Em contrapartida, um roteirista de games pode ter uma variedade de responsabilidades e tarefas. Tudo depende do tipo de jogo para o qual trabalha. Além de suas habilidades auxiliares e do tamanho e composição da equipe de design. As funções mais comuns de um roteirista de games incluem:

  • Pesquisar ideias para enredos
  • Colaborar com outros designers
  • Desenvolver o enredo do game
  • Supervisionar sessões de gravação com dubladores
  • Editar e atualizar o script conforme necessário
  • Testar o jogo para garantir com que a narrativa atenda às necessidades da jogabilidade

Entretanto, para jogos menores ou menos baseados em narrativas, os roteiristas de games também podem desempenhar um papel considerável no aspecto de codificação e design da jogabilidade física. Ao mesmo tempo, jogos maiores e mais narrativos normalmente contratam escritores que trabalham exclusivamente na história, com outras poucas responsabilidades.

Nesse sentido, a remuneração desse tipo de profissional pode ser bem semelhante à dos designers de jogos. Este que, segundo o site Educa Mais Brasil o salário de um roteirista de games pode variar entre R $2.400 e R $4.056 dependendo bastante do porte da empresa em que está inserido.

O que estudar para ser um roteirista de games?

Primordialmente, é bastante recomendado que seja obtido algum diploma de bacharel ou licenciatura que esteja atrelada à escrita e leitura em geral. Se você quer chamar atenção com o seu trabalho como um roteirista de games, precisa estudar para se tornar o melhor escritor criativo possível. É possível conseguir isso ao fazer cursos como Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Letras. E então realizar uma especialização em redação criativa voltada ao entretenimento.

Pode haver uma grande variedade de títulos diferentes para esse tipo de serviço. Mas o propósito por trás dos estudos é o mesmo. O curso vai te ensinar os elementos da escrita criativa, como fazer um storyboard, animação, pensamento visual, técnicas de escrita de roteiro, mitologia, gêneros literários e muito mais.

Outra opção, se você pretende ter um diploma específico para a indústria de jogos, seria se formar em Desenvolvimento de Software, Desenvolvimento de Jogos ou em áreas relacionadas. Sem dúvidas, um diploma relacionado irá te preparar para ser o roteirista de games que tanto deseja. Porém, uma formação especificamente voltada ao desenvolvimento de jogos abrirá seus horizontes para diferentes formas de emprego. Como não existem muitos trabalhos em jogos que exigem roteiristas de games e scripts dedicados. Pode ser muito útil aprender habilidades diferentes para você poder usar todos os seus conhecimentos ao ser contratado como um desenvolvedor de jogos.

Como se tornar um profissional da área?

Como já foi dito, a maioria dos cargos exige um diploma de ensino médio, no mínimo. Concentre-se no desenvolvimento de suas habilidades de redação durante o ensino médio. Através de aulas de português e gramática tradicional. Outra habilidade importante é saber como funcionam os videogames. Com o estilo de escrita e a abordagem da história são muito diferentes dos estilos tradicionais de escrita. Então ter familiaridade é vital para a evolução profissional na carreira. Também procure praticar codificação, por mais que nem todo trabalho de roteirista de games exija isso. Ter alguma experiência na área ou habilidades só poderá te ajudar.

Por outra perspectiva, algumas empresas esperam que seus roteiristas de games tenham uma formação universitária, enquanto outros aceitam escritores autodidatas. Considere ganhar um diploma de bacharel em Português, Redação Criativa ou área relacionada para aprimorar suas habilidades e experiência. Além disso, considere escrever prolificamente e trabalhar para publicar seus textos. Dessa forma, empregadores em potencial saberão que você tem as habilidades de redação que eles necessitam.

Enfim, existem diversos caminhos para se tornar um bom roteirista de games. Mas, todos eles incluem estudar áreas correlatas ao desenvolvimento de jogos ou comunicação escrita. De qualquer maneira, existem várias oportunidades de estudo que estão à sua disposição. Então, escolha sua modalidade e universidade favorita e bons estudos!

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.