O que faz o enfermeiro home care?

Maria Vitória
Colaborador do Hora Da Facul

Foto: Por R.F em Pexels

O enfermeiro home care, ou assistente domiciliar, como também é conhecido,  é o profissional que atua na área da saúde oferecendo uma alternativa de tratamento para pacientes em sua própria casa.

Ou seja, essa é uma das possibilidades de atuação profissional para estudantes que mais crescem atualmente. Sendo assim, separamos neste artigo tudo o que você precisa saber para se tornar um enfermeiro home care. Acompanhe!

O que é home care?

Home care é o atendimento especializado na casa de um paciente, podendo ser um atendimento ou internação domiciliar. Logo, este é um tipo de serviço direcionado para crianças, pacientes portadores de deficiências, doentes crônicos e idosos. Pois, estes são considerados um público que possuem certa dificuldade para sair de casa.

Sendo assim, quem faz estes atendimentos domiciliares são os respectivos enfermeiros home careProfissionais que iniciam sua assistência médica segundo todas as regras advindas do Conselho Federal da Enfermagem.

As fases de assistência em home care

Primeiramente, existem algumas fases iniciais das quais os profissionais que atuam como home care devem seguir. São:

Diagnóstico de enfermagem

De antemão, no primeiro contato, obtém-se o diagnóstico.  Sendo assim, cabe ao profissional da saúde perceber qual o tratamento mais adequado para a condição do paciente. Assim como,  a frequência necessária para que as visitas em home aconteçam.

Planejamento de resultados

A princípio, por ser um serviço flexível, adaptar-se ao paciente e a sua rotina é parte crucial do planejamento de um enfermeiro home careOu seja, quando realizado o diagnóstico prévio de um paciente, cabe ao profissional estabelecer um planejamento e prever os resultados futuros. E, ainda,  reunir todas as técnicas de tratamento para esse objetivo a médio e longo prazo.

Implementação da assistência

Além disso, após todo planejamento, é estabelecida uma equipe de saúde, respectiva para cada caso analisado. Bem como em situações de doenças crônicas. Por exemplo, são realizados tratamentos que exigem cuidado especial aos pacientes.

Apesar disso, existem casos de pacientes portadores das doenças raras, as quais não há um diagnóstico rápido, e ainda, apresentam sintomas diversificados. Sendo assim, o trabalho do enfermeiro home care visa tratar do bem estar do paciente e proporcionar um retardamento aos seus sintomas. 

Evolução e desenvolvimento do tratamento

Em primeiro lugar, a relação entre o enfermeiro home care e paciente se torna muito importante. Uma vez que esse tipo de acompanhamento resulta em muito companheirismo e cumplicidade. Isso porque, dependendo do grau do diagnóstico de uma determinada doença, a visitação em home care se torna mais extensa.

Entretanto, por mais que ocorra uma evolução no tratamento, ainda ocorre um risco iminente. Ou seja, pacientes idosos ou doentes crônicos, acabam demorando muito mais tempo para uma possível melhora. E, nestes casos, o profissional da enfermagem é contratado por tempo indeterminado.

Fase de prognóstico

Em suma, há casos em que o tratamento gera uma cura à doença do paciente. Nesse sentido, cabe ao enfermeiro realizar o prognóstico e finalizar a assistência domiciliar.

Assim sendo, todas essas cinco etapas aqui citadas são recomendadas pela SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem). Por isso, fique ciente de tudo o que te espera daqui em diante.

O que faz um enfermeiro home care?

Antes de tudo, os maiores pilares de atribuição de um enfermeiro home care é embasado no Conselho Federal de Enfermagem.  Então, de acordo com as regras de ética, este profissional atua de acordo com:

Cultura, valores e crenças

Desde já, ética e respeito no acompanhamento domiciliar, é o princípio que rege o enfermeiro home careLogo, deixar suas opiniões e crenças fora do atendimento com pacientes é primordial.

E ainda, é o enfermeiro home care o responsável por desenvolver o bem estar e saúde de seu paciente. Tanto no quesito físico quanto mental e emocional.

Organizar, dirigir, acompanhar e avaliar

Desde o processo de organização até a avaliação final, são esses aspectos fundamentais no atendimento home care assistencial. Sendo assim, desenvolver essas obrigatoriedades também fazem juízo de sua ética e respeito mútuo no trabalho.

Assistência, administração, pesquisa e educação

Em síntese, o atendimento home care que o enfermeiro faz deve ser embasado na assistência, administração e pesquisa científica relacionada à doença que está sendo tratada. 

Semelhantemente, os métodos de tratamento e formas educativas direcionadas na qualidade de vida de seus pacientes.

Mercado de trabalho para enfermeiros home care

À primeira vista, não só de cuidados vive um enfermeiro home careAo passo que o envolvimento de toda uma equipe multidisciplinar da área da saúde muitas das vezes faz parte da profissão.

Muito embora, apesar de um enfermeiro graduado poder chefiar uma equipe, também existem os técnicos de enfermagem. Esses são a porta de entrada para se tornarem enfermeiros home care posteriormente. 

Atualmente, o salário médio de um enfermeiro home care gira em torno de R$ 2 a 3 mil reais mensais. E, ainda, tudo indica que essa profissão ganhará ainda mais valor futuramente.

Como se tornar enfermeiro home care?

Antes de tudo, é necessário ter realizado sua graduação em Enfermagem, ou realizando o curso técnico. Além disso, saiba que a duração do curso de Enfermagem  é de 5 anos, em média.

Logo, conhecimentos ligados à anatomia, fisiologia, imunologia, virologia, atenções primária, secundária e terciária… São os alicerces que envolvem cuidados com o paciente, tanto do ponto de vista físico, quanto psicológico.

Além disso, é recomendado que realize também uma pós-graduação voltada para área.  Então, fique de olho nos seguintes cursos de especialização:

  • Gestão de Assistência Domiciliar e Home Care
  • Enfermagem e Saúde do Idoso
  • Enfermagem e Serviço Social

Ou seja,  você pode realizar essas especializações  até em formato EAD, ficando muito mais próximo de se tornar um profissional diferenciado no mercado.

Por último, caso queira se aprofundar ainda mais em assistência e gestão em home care, nós do Hora da Facul indicamos que leia sobre: o que são teorias de Enfermagem e qual sua importância? Bons estudos.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.