InícioDicasMercado de trabalhoO que faz um fonoaudiólogo? Entenda mais sobre a profissão

O que faz um fonoaudiólogo? Entenda mais sobre a profissão

O que faz um fonoaudiólogo? Essa é a pergunta que você anda se fazendo? Então está no texto certo! Preparamos um guia completo para você entender, de uma vez por todas, quais as funções e habilidades desse profissional.

E se você está querendo saber mais sobre as áreas de atuação do fonoaudiólogo, nós também temos um conteúdo específico para essas dúvidas. Acesse e saiba mais. Agora, vamos falar sobre a fonoaudiologia e o profissional da área. 

O que é a fonoaudiologia?

Antes de falarmos mais sobre o que faz um fonoaudiólogo, vamos entender melhor a profissão. Inicialmente, podemos analisar o próprio nome da carreira, que já nos diz muito. Do grego, phone, que significa voz/som. Do latim, audire, relacionado a áudio e ao ato de ouvir. E, também do grego, logos, que significa estudo. 

Portanto, conseguimos apreender que a palavra fonoaudiologia tem, em sua origem etimológica, seu objetivo: o estudo da voz e do áudio, ou do som e do ouvir. Logo,  é justamente com essa ideia que seguimos a nossa definição da profissão.

Segundo o Conselho Federal de Fonoaudiologia, na década de 30, existiu uma preocupação com a prevenção e correção de erros de linguagem. Isso aconteceu, especialmente, na observação feita pelos escolares.

Desse modo, a partir de então, a área profissional evoluiu e se tornou essencial para a nossa sociedade. Atualmente, a carreira atua em diferentes frentes como a voz, comunicação, saúde coletiva e muitas outras. 

Mas, afinal, o que faz um fonoaudiólogo?

O que faz um fonoaudiólogo?

O profissional que se forma na faculdade de Fonoaudiologia é o fonoaudiólogo. As atuações desse estudante, como dissemos, podem ser variadas e focam em diversas atividades diferentes. Porém, vamos centrar nossa análise na formação obtida no curso de graduação.

Logo, o fonoaudiólogo é o profissional responsável por lidar com a comunicação humana. Portanto, com a linguagem, seja oral ou escrita, a fala, a voz, a audição e outras funções realizadas pelas mesmas partes do corpo humano como deglutição e respiração.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia reconhece, atualmente, 11 diferentes áreas de atuação nas quais o estudante de Fonoaudiologia poderá seguir em sua atuação profissional. São elas:

  • Audiologia
  • Linguagem
  • Motricidade Orofacial
  • Voz
  • Linguagem
  • Disfagia
  • Fonoaudiologia Educacional
  • Gerontologia
  • Fonoaudiologia Neurofuncional
  • Fonoaudiologia do Trabalho
  • Neuropsicologia

Dentre tantas opções, fica cada vez mais difícil responder de forma objetiva e direta o que faz um fonoaudiólogo. Porém, conseguimos, de forma inicial, apontar os caminhos possíveis. 

Agora que você já sabe que há uma variedade de áreas possíveis de atuação, vamos entender um pouco mais sobre o perfil do estudante de Fonoaudiologia, o futuro fonoaudiólogo.

Perfil do estudante de Fonoaudiologia

Para o curso de Fonoaudiologia, o estudante precisa saber que a área lida diretamente com o público. No caso, os pacientes que serão atendidos. Porém, é verdade, por outro lado, que há cargos mais administrativos e de elaboração de políticas públicas. Mas, esses não são a maioria.

Formação necessária

Para atuar como fonoaudiólogo, o estudante deve passar de forma satisfatória pelo curso de graduação de Fonoaudiologia. Esse curso poderá ser feito após aprovação na prova de vestibular da instituição ou através do ENEM.

Durante o curso, o aluno irá passar por matérias práticas e teóricas que o tornarão apto a atuar no mercado de trabalho em algumas das áreas que mencionamos anteriormente. Ao finalizar o curso, é necessária a apresentação de um TCC.

Por fim, após os quatro anos de estudo no curso de graduação de Fonoaudiologia, o aluno irá precisar, também, de um registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono).

Perfil do fonoaudiólogo

Para ser um bom profissional em qualquer área que lida com pacientes, o aluno precisará ter paciência e empatia. Essas soft skills, fazem a diferença na hora de cuidar do próximo, especialmente quanto esse está passando por algum problema de saúde.

Na fonoaudiologia, isso não seria diferente. Portanto, o aluno precisa lembrar que irá atuar diretamente com pacientes que possuem algum problema a ser resolvido. Seja um problema de comunicação, linguagem ou audição.

Dessa forma, é essencial que o fonoaudiólogo possua paciência e um bom relacionamento interpessoal. Lembrando que, muitas vezes, a relação será com o paciente, mas, também, com sua família. E, nesse caso, todos estão confiando no profissional.

Mercado de trabalho da fonoaudiologia

Além de saber o que faz um fonoaudiólogo, é importante pensar na situação do mercado de trabalho que esse profissional irá encontrar ao sair da formação. E, como temos muitas áreas de atuação disponíveis, isso pode variar bastante.

Se você pretende cursar essa graduação, saiba que temos boas notícias! Atualmente, os planos de saúde são obrigados a cobrir sessões de fonoaudiologia, garantindo a oportunidade do melhor cuidado ao paciente. Além disso, fatores como envelhecimento da população e criação de políticas públicas de saúde também são uma porta de entrada.

De forma objetiva, esse aluno poderá, futuramente, atuar em instituições de saúde públicas ou privadas. Hospitais, clínicas, laboratórios de exames e, inclusive, consultório próprio para atendimento de pacientes de forma particular ou através do plano de saúde.

Há, ainda, uma área que cresce constantemente. Assim, quem se interessa pela atuação na área de voz, pode vir a trabalhar como um preparador de voz. Esse profissional estará apto a cuidar da oratória e dicção de outros profissionais que possuam na voz uma importante arma.

Essa atuação engloba cantores, atores, apresentadores e, também, pessoas que recebem um media training, ou seja, que são preparados para se portar de forma ideal frente às câmeras. Esse pode ser o caso de políticos ou pessoas de grande atenção na mídia.

Variedade na atuação do fonoaudiólogo

Como você pode perceber, descobrir o que faz um fonoaudiólogo nos leva por caminhos extremamente diferentes, mas, ao mesmo tempo, com a mesma base de conhecimento. Por isso, o mercado de trabalho reflete essa variedade que encontramos nas áreas de atuação.

Se você é um aluno que pretende seguir esse caminho, pode decidir a sua área de atuação ao longo do curso de graduação ou, até mesmo, após completar a formação. Há cursos e pós-graduações que podem ajudá-lo a se especializar em determinada atividade.

Se você já sabe o que faz um fonoaudiólogo e quer seguir essa carreira, chegou a hora de se preparar para o vestibular! Planeje seus estudos e boa sorte.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.