O que o curso de Engenharia Civil proporciona ao estudante?

Felipe Bueno
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Foto de Andrea Piacquadio de Pexels.

O que o curso de Engenharia Civil proporciona ao estudante? A resposta para essa questão é o que trataremos aqui nessa matéria. Vamos conhecer mais sobre esse ramo e as perspectivas de trabalho.

A engenharia civil é, sem dúvida, uma das engenharias mais conhecidas. E a opção por esse curso tem muito do perfil de cada pessoa. E também o que o estudante busca para depois da graduação. A engenharia que trata das estruturas e edificações traz uma gama de matérias na sua faculdade. E são essas disciplinas que compõem muito do que o curso de engenharia civil proporciona ao estudante.

Dessa forma, uma imersão nessas matérias é desvendar os aspectos mais promissores da engenharia. Neles, o estudante poderá conhecer técnicas que devem formar um profissional pronto para os novos desafios do mundo.

O curso de Engenharia Civil e as perspectivas do mercado de trabalho

Segundo a mais recente Pesquisa Anual da Indústria da Construção, promovida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem, no Brasil, mais de 125 mil empresas de construção. E se somarmos a esse número o montante de projetos governamentais que envolvem a engenharia civil, podemos ter a noção do quanto o mercado de trabalho está aberto para os profissionais desse campo. Por isso, o curso de Engenharia Civil é ideal para quem deseja atuar com projetos da construção.

Atualmente, existem muitas vagas disponíveis para os profissionais da área. E estar em um curso que aproveita essa demanda do mercado é fundamental para quem deseja trabalhar o quanto antes. Além disso, a possibilidade do estágio pode abrir portas e fazer com que o aluno entre ainda mais cedo para o mercado de trabalho.

Cursos bem estruturados oferecem uma quantidade considerável de matérias. Por isso, esteja atento em relação à grade curricular da faculdade escolhida. Também, é importante escolher centros universitários reconhecidos pelo MEC, o Ministério da Educação. Isso é crucial para obter uma certificação adequada e aplicar para as vagas abertas na área.

O curso de Engenharia Civil e as áreas de atuação

Primeiramente, é possível atuar em diversas áreas da engenharia civil que vão além das empresas privadas da construção civil. Primeiramente, podemos ressaltar as áreas governamentais. Nelas, por meio de concurso público, o profissional poderá trabalhar com obras públicas, de infraestrutura, construção de habitações de interesse social, saneamento básico, dentre outros.

Também os trabalhos em organizações sociais e não governamentais que atendem às demandas dentro da área de construção. E outra forma de atuar dentro é por meio da carreira acadêmica. Realizar pesquisas em universidades e conseguir bolsas para as pesquisas é uma realidade dentro do contexto da engenharia civil.

Por fim, podemos falar de obras ambientais. Com as novas perspectivas e diretrizes em relação ao meio ambiente, existem muitos projetos nesse campo. Por isso, os profissionais da engenharia civil são bastante requisitados. E estudar desde cedo, na faculdade, as matérias relacionadas a esse assunto é importante e tem total relação com o que o curso de Engenharia Civil proporciona ao estudante.

As vantagens do bacharelado em Engenharia Civil

O bacharelado é um tipo de graduação que foca em matérias mais generalistas, sem perder o foco em determinadas áreas do conhecimento. Por se tratar de um tipo de graduação mais longa, o bacharelado possibilita ao estudante uma imersão nas disciplinas. Essa é uma vantagem que o curso de Engenharia Civil proporciona ao estudante. 

O bacharel em Engenharia Civil deverá estar seguro nas suas ações profissionais. Ou seja, essa segurança acontece devido a bons indicadores de ensino dentro das universidades. Por isso, é importante entrar em uma faculdade que esteja realmente comprometida com a excelência do ensino e possua uma boa estrutura para seus alunos.

A Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar são exemplos de faculdades que investem pesado na estrutura dos cursos. Por essa razão, recomendamos que entre nos sites dessas universidades para conhecer melhor os seus recursos. Além disso, esses centros universitários oferecem programas de bolsas de estudo para seus alunos. O que é essencial para os dias atuais e que garante o acesso mais democrático para o ensino superior.

O perfil do estudante de Engenharia Civil

Normalmente, o estudante de Engenharia Civil deve gostar de cálculo e ter um perfil mais analítico. Isso por conta da própria estrutura do curso. Há muitas matérias de Cálculo e Matemática, fundamentais para quem quer trabalhar com edificações e construções. Esse curso se destina a pessoas que gostam de atuar em equipe, pois muito está relacionado com equipes de vários tipos.

O estudante precisa ter um perfil organizado e detalhista. Isso porque os desafios do dia a dia no trabalho requerem um comportamento comprometido com metas e resolução de problemas. Muitas empresas procuram profissionais também pelo tipo de personalidade, aliando isso à formação. Portanto, esteja atento no momento das entrevistas, se essa for a sua área de escolha.

Saber o que o curso de Engenharia Civil proporciona ao estudante é estar antenado com sua estrutura. Se o que revelamos aqui fizer sentido para o que você realmente gosta, então é hora de encontrar a faculdade certa e fazer a sua escolha. Mas, ainda, é possível conhecer mais do curso. Por meio da grade curricular, muitos estudantes tiram as suas dúvidas finais sobre qual curso escolher. 

Conhecendo a grade curricular

O curso de Engenharia Civil, como já vimos, é destinado para estudantes que se dão bem com as matérias de Cálculo, Estratégia, Organização e Análise de Dados, entre outros. Mas é sempre importante conhecer de antemão as principais matérias do curso que se deseja fazer.

Por essa razão, vamos listar aqui os assuntos que você poderá encontrar nessa graduação. Pode acontecer que nomes se alterem de faculdade para faculdade. Mas, de uma maneira geral, podemos encontrar matérias como:

  • Administração e Economia para Engenheiros;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Engenharia, Ciência e Tecnologia;
  • Estruturas de Concreto Armado;
  • Estruturas de Madeira e Estruturas Metálicas;
  • Estruturas Hiperestáticas;
  • Estruturas Isostáticas;
  • Fenômenos de Transporte;
  • Física Geral e Experimental;
  • Fundações;
  • Geologia e Mecânica dos Solos;
  • Hidráulica e Hidrometria;
  • Instalações Elétricas;
  • Instalações Hidrossanitárias;
  • Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Materiais de Construção Civil;
  • Mecânica dos Solos Avançada e Obras de Terra;
  • Métodos Matemáticos;
  • Pontes e Grandes Estruturas;
  • Princípios de Eletricidade e Magnetismo;
  • Resistência dos Materiais;
  • Saneamento Básico;
  • Tecnologia Da Construção Civil.

Agora, se quiser conhecer os maiores desafios da engenharia civil na atualidade, temos uma matéria que fala tudo sobre isso. Clique aqui e leia agora mesmo!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.