InícioGraduaçãoO que o curso de Segurança no Trabalho proporciona ao estudante?

O que o curso de Segurança no Trabalho proporciona ao estudante?

O curso de Segurança no Trabalho é capaz de proporcionar muitas oportunidades aos seus estudantes. Não é à toa que esse tem ganhado cada vez mais reconhecimento. Então, acompanhe abaixo um guia completo sobre essa formação.

Um pouco sobre o curso de Segurança no Trabalho

Hoje, o curso de Segurança do Trabalho pode ser encontrado em dois principais tipos de formação: a técnica e a tecnológica. No caso da primeira, refere-se a um curso de nível médio e possui menor período de duração.

Já a segunda opção é de nível superior e sua duração é mais longa. Portanto, antes de qualquer coisa, o estudante precisa entender bem como essas opções funcionam.

Formação técnica

Aqui o aluno se forma em torno de um ano e meio e essa formação é encontrada em escolas de ensino profissional. Logo, sua formação não é tão completa quando comparada a um curso superior.

Tecnológica

Essa alternativa leva pelo menos três anos para que o estudante se forme. Além disso, as oportunidades dentro do mercado de trabalho são bem mais rentáveis.

Todas as formações permitem que o aluno estude de forma presencial ou a distância. Além disso, no caso do curso tecnológico, é possível ter uma noção mais completa da profissão. Por esse motivo, a formação tecnológica é a mais procurada.

Entenda mais sobre a faculdade de Segurança no Trabalho

Para que você conheça melhor a área, o curso tecnológico será a base deste artigo. Assim, durante essa formação, o estudante focará nas técnicas para aprender a trabalhar no setor.

Mesmo assim, outros conteúdos importantes também são abordados. Assim, entre esses destacamos a administração, direito, psicologia, saúde e vários outros. Essas disciplinas são importantes para que o profissional tenha uma formação completa.

Grade curricular do curso

Além dessas matérias extras, outras cadeiras também são essenciais no curso. Confira logo abaixo alguns exemplos de conteúdos que o aluno verá durante o curso:

  • Controle da Qualidade;
  • Higiene e Segurança no Trabalho;
  • Desenho Técnico;
  • Gestão de Pessoas;
  • Computação;
  • Química aplicada;
  • Auditoria;
  • Laudos e Perícias;
  • Saúde do Trabalhador
  • Gestão Ambiental;
  • Computação e Informática;
  • Ergonomia e Segurança do Trabalho;
  • Investigação de Acidentes;
  • Primeiros Socorros;
  • Doenças Ocupacionais.

É perceptível que se trata de uma área que exige muito de seus estudantes, mas que oferece ótimas recompensas profissionais. Saber disso permite que os três anos de formação sejam melhor aproveitados.

Curso de Segurança no Trabalho: atividades do profissional

As funções que os profissionais dessa área realizam são muitas. Portanto, é esperado que todo o período de formação seja bastante puxado. Afinal, é esse período que preparará os estudantes para se tornarem capazes de atuar profissionalmente.

Uma profissão que requer muito estudo e análises complexas

Hoje, o especialista no ramo atua elaborando medidas e estudando o ambiente. Então, é necessário muita atenção e bom conhecimento dos aspectos do local de trabalho. Confira abaixo quais são as principais funções de quem faz o curso de Segurança no Trabalho.

  • Criar e aplicar políticas voltadas para saúde e segurança do trabalho;
  • Elaborar tarefas educativas na área;
  • Investigar, estudar e indicar medidas de prevenção e controle de acidentes;
  • Identificar fatores de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • Fazer parte dos processos de negociação da empresa ou do órgão de trabalho;
  • Participar de todo o sistema de integração de tecnologias.

Note que são muitas funções a serem desempenhadas por quem atua nesse setor. Além disso, essa é uma profissão que trabalha de forma direta com pessoas. É por essa razão que a mesma requer um nível de responsabilidade muito alto.

Curso de Segurança no Trabalho e o mercado atual

O número de oportunidades dentro dessa profissão só cresce com o passar do tempo. Hoje, com as leis e a maior preocupação com a mão de obra, o curso ganhou ainda mais destaque.

Para entender melhor o cenário, o Brasil tem mais de 300 mil profissionais atuando na área. No entanto, esse número está longe de ser o bastante para suprir a necessidade das empresas e outros ambientes.

É por essa razão que a maioria dos estudantes já saem do curso com um emprego garantido. Portanto, essa formação ajuda muito na construção de uma carreira profissional de sucesso.

Quem se forma no curso de Segurança no Trabalho é capaz de atuar em diversos locais. Assim, isso é outro fator que abre ainda mais portas para os especialistas. Então, veja alguns exemplos de locais onde se pode trabalhar.

  • Hospitais e portos;
  • Prestando consultorias;
  • Aeroportos e comércio;
  • Empresas públicas e privadas.

Faixa salarial do profissional

A renda do especialista varia muito de acordo com o local de trabalho. No entanto, um profissional começa ganhando em torno de R$ 2.800,00. Dessa forma, com a aquisição de experiências, esse salário vai aumentando.

Curso de Segurança no Trabalho: escolha uma boa faculdade!

A formação em si já é muito boa e exige muito dos alunos. Porém, para garantir um curso de qualidade, a escolha da instituição é essencial. O Brasil conta com várias opções e é interessante analisar com cuidado cada uma delas.

1 – Modalidade de ensino

O aluno precisa decidir qual a formação mais adequada para ele. Então, vale a pena pesquisar quais as faculdades que oferecem graduação ou curso tecnológico. Assim, toma-se uma decisão mais acertada.

2 – Matriz curricular

Como é um curso só, é normal que boa parte da grade seja igual, mesmo em faculdades diferentes. No entanto, algumas instituições contam com disciplinas especiais. Portanto, vale a pena considerar cada aspecto referente à grade curricular.

3 – Histórico da instituição

Esse ponto é essencial para escolher uma boa faculdade. Dessa forma, analise como as instituições são vistas perante os seus próprios alunos e pelo MEC. Uma dica é procurar estudantes que possam dar vários feedbacks sobre esses espaços.

Faça o curso dos seus sonhos!

Agora você já conhece tudo o que o curso de Segurança no Trabalho é capaz de te proporcionar. Então, é a sua vez de tomar o próximo passo e ir em busca de construir a sua carreira profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.