InícioGraduaçãoMedicina VeterináriaO que saber antes da faculdade de Medicina Veterinária?

O que saber antes da faculdade de Medicina Veterinária?

Muitas pessoas amam animais, e acham que por isso, a carreira de veterinário pode ser a ideal para eles. Porém, isso nem sempre é o caso. Pensando nisso, nós resolvemos fazer essa matéria com tudo o que você precisa saber antes de iniciar a faculdade de Medicina Veterinária.

Com informações relevantes que vão te ajudar a escolher uma faculdade. Entender o que vai aprender durante o curso. Até mesmo o lado considerado ruim da profissão. Suas áreas de trabalho e também alguns tratamentos que mostram que é preciso muito sangue frio e coragem para cuidar dos animais.

Onde estudar Medicina Veterinária?

Um ponto muito importante, e que todos precisam se atentar. Não apenas para quem quer estudar Medicina Veterinária, mas para qualquer curso. Saiba escolher bem a instituição onde vai estudar. Sim, escolher a sua faculdade é algo muito importante. Afinal, você não quer estudar por anos e depois de formado descobrir que o seu diploma não é reconhecido no mercado, não é mesmo?

Por isso, é imprescindível que você escolha uma faculdade que seja reconhecida pelo MEC. Pensando nisso, e para te ajudar, selecionamos 3 instituições do grupo Kroton que oferecem o curso de Medicina Veterinária.

Como é a faculdade?

O curso de Medicina Veterinária é oferecido de forma presencial para que o aluno consiga aprender tanto a parte teórica quanto a prática da profissão. Tendo em vista o desenvolvimento de todas as competências que um bom profissional vai precisar ao longo da sua carreira, a formação nas instituições citadas acima são divididas em dois ciclos.

Formação básica: o primeiro ciclo é o de formação básica, onde são desenvolvidos e ensinados os conhecimentos gerais em saúde e em biologia, estudo da anatomia animal e de questões humanísticas, comportamentais e ecológicas. Esse primeiro ciclo representa a base de tudo que o aluno precisa aprender para entrar no segundo ciclo, e se aprofundar nos temas de sua formação; 

Formação profissional: já o segundo ciclo é formado pelas disciplinas destinadas à atuação técnica. São matérias com foco no conhecimento que ele vai precisar no dia a dia da sua profissão, como por exemplo estudo da reprodução animal, clínica veterinária, medicina veterinária preventiva e inspeção de produtos de origem animal. 

Medicina Veterinária é muito mais do que cachorro e gato

Está muito errado quem pensa que um veterinário vai cuidar apenas de gato e cachorro. O médico veterinário, ao longo de sua carreira pode se deparar com animais dos mais variados, que vão precisar de seu cuidado e atendimento.

Sejam animais domésticos como o gato, cachorro, pássaros, coelhos, ratinhos e afins. Continuando, com os animais de fazenda, como vacas, touros, bois, cavalos, galinhas e galos. Finalizando, com os mais diversos animais silvestres que você pode pensar, sejam cobras, sapos, macacos, aves diversas, gambás, lobos, entre outros.

Uma boa dica para quem deseja seguir a profissão é a de escolher o seu local de trabalho, e também a região. É possível ajudar os animais sem necessariamente ter que trabalhar diretamente com eles. Atendimentos de laboratórios e alguns de pesquisa podem manter o profissional longe de animais.

Outra opção é a de levar em conta o tamanho de área de mata que existe na região. Trabalhar em regiões de muita área de mata pode aumentar a chance de aparecerem animais diversos para tratamento. Enquanto em regiões mais urbanas será mais comum o aparecimento de animais domésticos para o tratamento.

Áreas de trabalho da Medicina Veterinária

Bom, como já falamos a Medicina Veterinária não é apenas cachorro e gato, ela engloba muitos outros animais. Por isso, as áreas de trabalho também são muito diversas. Sendo assim, listamos aqui apenas algumas opções que são apresentadas ao longo do curso como possibilidades de carreira:

  • Agrostologia e Forragicultura;
  • Anatomia dos Animais Domésticos;
  • Avicultura e Suinocultura;
  • Anestesiologia Veterinária;
  • Bovinocultura de Corte e Leite;
  • Ciências do Ambiente Aplicadas à Medicina Veterinária;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Clínica Cirúrgica Veterinária;
  • Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos;
  • Equideocultura;
  • Semiologia;
  • Diagnóstico por Imagem Aplicado à Medicina Veterinária;
  • Farmacologia e Toxicologia Aplicadas à Medicina Veterinária;
  • Inspeção de Produtos de Origem Animal;
  • Nutrição Animal;
  • Patologia Veterinária Geral;
  • Piscicultura e Economia;
  • Prática Hospitalar em Produção, Reprodução Animal e Inspeção Sanitária;
  • Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

O profissional que se interessar por qualquer uma dessas áreas de trabalho pode buscar oportunidades nos mais diversos lugares. Fizemos uma pequena lista que mostra as opções de locais de trabalho para um veterinário:

  • clínica de animais domésticos;
  • clínica de animais silvestres;
  • clínica cirúrgica de animais domésticos e silvestres;
  • agronegócio;
  • criação e manejo;
  • estudo genético;
  • zoológicos;
  • órgãos fiscalizadores;
  • indústria de alimentos de origem animal;
  • fazendas.

Nem tudo são boas notícias

Por outro lado, antes de se decidir pela profissão, é preciso levar em consideração que nem sempre o cuidado com os animais vai ser algo bom. Isso porque existem profissionais que precisam enfrentar muitas situações adversas.

Como um exemplo podemos citar animais que estão muito ruins, que não há nada que possa ser feito. E como meio de diminuir o tempo de sofrimento do animal, o profissional precisa sugerir que seja feita a eutanásia. E o pior de tudo é que não apenas precisa sugerir, mas também fazer o procedimento para que o animal pare de sofrer.

Além disso, não é incomum encontrar histórias de profissionais que se machucaram durante um atendimento. Os animais são encontrados em todos os tamanhos e formas, e principalmente ao lidar com animais de grande porte, que estejam agitados e machucados, eles podem, acidentalmente, machucar o veterinário, ou outra pessoa que esteja perto. Ou até mesmo, quebrar equipamentos e materiais que o profissional precisa nos seus atendimentos.

Saiba aproveitar o curso de Medicina Veterinária

Seja como for, uma dica muito interessante para o estudante de Medicina Veterinária é o de fazer estágio em mais de um local. Desse modo, você pode aumentar a sua experiência e desenvolver a prática de cuidado, atendimento e manuseio de animais variados.

Mesmo que depois de formado você não queira focar em determinada área, o conhecimento sempre vai te ajudar no seu dia a dia de profissão. E a oportunidade do estágio também vai te ajudar a definir qual a área com a qual você terá mais afinidade para poder se especializar.

Enfim, se você gostou dessas informações, não deixe de verificar essas outras matérias que preparamos para você:

Agronomia x Veterinária: entenda a diferença entre os cursos

Ciências Biológicas ou Medicina Veterinária: qual devo escolher?

O curso de Agronomia permite trabalhar com animais?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.