O que são os estágios na faculdade e como conseguir se candidatar

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

A busca por estágios na faculdade é um processo que todos os alunos passam. Por isso, é importante saber o que esperar nesse momento e o que fazer. Já que, apenas assim terá a garantia de sucesso.

Neste artigo, entenda mais sobre os estágios, bem como, sua importância. Assim, aproveite as dicas para vencer mais esta etapa na graduação.

O que são estágios na faculdade?

Estágios na faculdade podem ou não ser obrigatórios, depende apenas do curso e do período. Por isso, é necessário saber diferenciar e entender como cada tipo funciona.

A seguir, veja os dois tipos e suas diferenças. Além disso, saiba como agir em cada situação.

Estágio obrigatório

É aquele necessário para obter o seu diploma. Ou seja, é como se fosse uma disciplina da faculdade, sendo essencial para a formação. Então, é preciso que cumpra os horários para conseguir terminar o curso.

Existe a Lei do Estágio, que diz que o mesmo pode ou não ser obrigatório. Depende da grade curricular da etapa, modo e área de ensino do curso.

Em graduações como saúde e engenharia, as vivências são importantes e precisam ser obtidas ao longo da formação.

Nessas atividades há a supervisão de profissionais que podem auxiliar durante o aprendizado.

Não obrigatório

Quando uma pessoa faz um dos estágios na faculdade que não são obrigatórios, há uma certa diferença. Como, por exemplo, que ele não está presente na grade curricular.

A carga horária mínima pode variar, contudo, os seus contratos duram no máximo dois anos. Além disso, ele deve ser remunerado e a empresa deve oferecer vale-transporte.

Diferenças entre os tipos estágios na faculdade

Há diferenças muito visíveis entre os dois tipos. Entre elas, é possível identificar as que dizem respeito ao salário, carga horária e supervisão. Por isso, é fácil saber como cada um funciona.

Em relação às semelhanças entre os estágios na faculdade, não precisam de anotação na carteira de trabalho. Também, existe uma carga máxima de 40 horas semanais, e é obrigatório seguro contra acidentes, mortes e invalidez.

Como a pessoa não está de fato contratada, as empresas não pagam décimo terceiro. Além disso, não há o adicional de férias, já que, trata-se de um tempo de experiência e, em alguns casos, nem mesmo é remunerado.

Importância dos estágios na faculdade

Esse processo é importante para o crescimento, afinal, ajuda a fazer com que tenha contato com o trabalho que irá exercer. Assim, terá a preparação para o mercado após a sua formação.

Nos estágios na faculdade há a inclusão de várias habilidades, assim, formando o conhecimento preciso para preencher vagas de emprego. Então, veja a seguir alguma delas:

Preparação para o primeiro emprego

Durante o primeiro emprego, pode haver algumas dificuldades. Por isso, contar com as dicas dentro de um estágio é interessante, porque lá você aprenderá direto no dia a dia.

Criar laços e contatos

Ter contatos profissionais e laços com colegas de trabalho é muito importante. Afinal, ajuda a fazer com que as oportunidades se aproximem.

Inteligência emocional

Durante os estágios na faculdade, você aprende a lidar com suas emoções e sentimentos. Com isso, se favorece durante as relações profissionais.

Gera experiências

Outro lado bom dentro desse tipo de atividade são as experiências. Porque isso garante que tenha segurança ao elaborar seu trabalho e crescer como profissional.

Como ter os melhores estágios na faculdade?

Há a opção de fazer seu estágio na instituição. O que pode ser ainda mais prático, mas não são todas que proporcionam essa opção, pois precisam ter:

  • Hospitais universitários;
  • Laboratórios;
  • Clínicas;
  • Escritórios;
  • Estúdios de comunicação.

A outra opção existente é o cadastro em portais de vagas. Que são ótimos para descobrir as oportunidades. Assim, ajudando a encontrar os melhores estágios na faculdade.

O que são as centrais de estágios na faculdade

Uma central é um programa universitário que permite aos estudantes encontrar trabalho em seu campo. Logo, pode ser visto como uma solução que visa aproximar os empregadores dos alunos.

São o ponto de entrada para profissionais em suas regiões. Tendo o objetivo de aprofundar o conteúdo técnico e aprender habilidades únicas. Mostrando modos de adquirir inteligência emocional e resistência ao estresse do mercado de trabalho.

Como elas ajudam no futuro

As centrais são perfeitas para auxiliar o aluno a encontrar oportunidades para adquirir experiência. Com isso, ele poderá crescer e compreender melhor como é o trabalho de um profissional da área. Sendo ótimas para quem procura estágios na faculdade.

Essa ajuda permite que o certificado do aluno já venha com um acréscimo para o seu currículo. Então, a probabilidade de se destacar no mercado de trabalho é maior e mais certeira.

O que são os estágios na faculdade com remuneração

Quando há uma mensalidade de trabalho voltada para os estudantes é conhecido como remunerado. Mas, é importante lembrar-se que para conseguir isso é preciso estar matriculado em algum nível de ensino acima do último ano do fundamental.

Principais regras dos estágios remunerados

Existem algumas regras que precisam ser seguidas quando se busca estágios na faculdade. Então, veja a seguir quais são:

  • A jornada de trabalho de um estagiário é menor que a do funcionário;
  • É obrigatório que haja uma oferta de bolsa e vale-transporte;
  • O estagiário tem direito a férias, se possível com o recesso das aulas;
  • Tem a duração máxima de dois anos.

É importante estar atento às regras. Portanto, antes de iniciar um estágio procure a faculdade e veja as informações. Além disso, converse com o RH da empresa.

Ter todas as informações é essencial para ter uma boa experiência. Então, converse com os responsáveis.

Procure estágios na faculdade

Após entender mais sobre o assunto, não é difícil notar o quanto essa busca é promissora. Além disso, mesmo quando a universidade não possui vagas, ela pode auxiliá-lo com programas que o conectam com empresas.

As oportunidades adquiridas com os estágios na faculdade são importantes para o seu crescimento profissional. Portanto, não devem ser ignoradas ou deixadas de lado.

Pesquise sobre a área que deseja atuar quando terminar a faculdade. Assim, foque em oportunidades de estágio nela. Afinal, terá experiência quando terminar a graduação.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.