InícioDicasOrientação vocacionalPara quem é a carreira de Arquitetura e Urbanismo?

Para quem é a carreira de Arquitetura e Urbanismo?

Primeiramente, se você ama criar, desenhar, estar por dentro de projetos e se dá muito bem com as contas, o curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser para você! Logo, provavelmente, você terá sucesso na carreira em Arquitetura e Urbanismo. 

A princípio, escolher qual carreira seguir deixa muitos jovens e adultos em dúvida. Afinal, uma graduação é um grande passo para um brilhante futuro profissional.

Você já ouviu falar em Arquitetura e Urbanismo? O curso é capaz de formar profissionais com grande aptidão para projetar, planejar, organizar e construir. A estética é sempre levada em consideração, além das necessidades que a obra precisa.

Ainda mais, diversas áreas podem ser seguidas após a formação. O arquiteto e urbanista pode atuar em empresas, construtoras ou até mesmo como autônomos.

Profissionais autônomos trabalham com liberdade e não carregam nenhum vínculo empregatício com quem contrata seu trabalho. É possível criar sua forma de trabalho e prestar o serviço da maneira que achar viável. 

Na hora de escolher qual área seguir, algumas instituições oferecem testes vocacionais e feiras para que o aluno fique mais próximo do curso e possa fazer a escolha do que seguir com sabedoria.

De antemão, o curso de Arquitetura e Urbanismo, tem uma duração média de 10 semestres, ou seja, 5 anos. Porém, algumas faculdades oferecem ensino em período integral. Quando isso ocorre, o tempo de formação diminui para 4 anos. Existe ainda a possibilidade de ser realizada pós-graduação.

Ademais, para ser considerado um arquiteto urbanista, é preciso além de concluir o curso, possuir registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Somente profissionais com registro podem atuar.

Quem pode estudar Arquitetura e Urbanismo?

Antes de mais nada, qualquer pessoa pode se tornar um profissional de Arquitetura.

Por outro lado, alguns requisitos são fundamentais para que você se destaque dentro da carreira em Arquitetura e Urbanismo. Alguns são ensinados em sala de aula, outros, são considerados de extinto e fazem parte do estudante.

Assim, para que o arquiteto seja reconhecido e alcance o sucesso, ele precisa ter amor pela profissão e realizar cada projeto com maestria.

Nesse sentido, algumas qualidades são fundamentais. E, se você tem algumas delas, certamente irá se destacar no mercado. Veja:

Ser detalhista

De antemão, é fundamental analisar cada detalhe e garantir que tudo sairá em perfeita ordem. Um acabamento mal feito pode acabar com todo um projeto.

Pensar no futuro

Antes de mais nada, um bom arquiteto precisa enxergar longe e, assim, prever possíveis complicações. Dessa maneira é possível reverter qualquer problema, garantindo um trabalho bem feito e sem surpresas.

Ser amigo da tecnologia

Desde já, a tecnologia tem se tornado fundamental para qualquer profissão. Entretanto para a Arquitetura e Urbanismo não é diferente.

Frequentemente, alguns aplicativos são usados com frequência. Conheça alguns:

  • AutoCAD 360 – Ideal para a edição de arquivos e desenhos 2D e 3D;
  • iRhino 3D – Permite visualizar projetos com zoom e rotação;
  • Graphisoft Bimx – Aplicativo para apresentação 3D;
  • Visuartech – Usado para realidade aumentada. Facilita na apresentação para clientes;
  • Cad Touch – Indicado para projetos 2D e 3D. Além de rápidas edições em 2D.

Use e abuse da sustentabilidade

Nos dias atuais, ser sustentável se tornou um fator importante. Quando falamos de grandes projetos ligados a construções, isso se torna ainda mais importante.

Essa área de especialização sustentável vem promovendo grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Familiaridade com contas e desenhos

Primeiramente, gostar e saber desenhar o básico é considerado necessário. Afinal, você precisará desenhar projetos para apresentá-los a seus clientes.

Assim como as contas, são elas que te ajudarão a calcular os espaços e fazer com que seu projeto tenha as medidas e proporções certas para não haver problemas futuros.

Áreas de atuação

Agora que você já sabe bastante sobre Arquitetura e Urbanismo, está na hora de descobrir quais áreas poderá atuar.

Logo, por se tratar de uma graduação abrangente, é possível atuar em diversas áreas. Confira algumas:

Acompanhamento de obras

Desde já, é possível atuar com a realização de obras. O profissional é responsável por escolher e receber todos os materiais, solucionar problemas e cumprir os prazos determinados.

Paisagismo

A princípio, atua na criação de espaços abertos como jardins e praças. É possível trabalhar em áreas públicas ou privadas. É necessário gostar do meio ambiente e propor ideias que irão favorecer esse meio.

Restauração de edifícios

São utilizados técnicas e conhecimentos em restauro. Nesse caso as características originais do edifício devem ser mantidas.

Design de móveis

Imediatamente, quem tem familiaridade com design certamente se dará bem nessa área. Sobretudo, o profissional será responsável por elaborar os móveis e desenvolver novidades para o setor.

Consultoria

Frequentemente, profissionais que escolhem o lado da consultoria, são responsáveis por apresentar soluções, sugerir projetos e realizar modificações de design. São conhecidos pela praticidade e rapidez no atendimento. O que facilita oferecer valores mais acessíveis e conquistar mais clientes.

Grade curricular de Arquitetura e Urbanismo

Desde já, a grade curricular é abrangente e foca principalmente em arte e desenho durante os primeiros anos do curso.

Ainda mais, o curso é dividido em partes teóricas voltadas para história da arte e aulas práticas, onde é necessário colocar a mão na massa. No entanto, é essencial para que você comece a visualizar sua carreira em Arquitetura e Urbanismo. 

Entre as matérias mais comuns no curso estão:

  • Desenho artístico;
  • Desenhos Arquitetônicos;
  • Educação ambiental;
  • Cálculos;
  • Maquete;
  • Paisagismo;
  • História da arquitetura;
  • Teoria da arquitetura;
  • História da arte;
  • Planejamento urbano;
  • Urbanismo;
  • Infraestrutura;
  • Planejamento urbano;
  • Ecologia urbana;
  • Projeto e instalações prediais. 

Quanto ganha um arquiteto urbanista?

Primeiramente, de acordo com a Lei. 4.950-A/66 o salário é baseado nas horas trabalhadas, sobre o valor do salário mínimo vigente.  Uma jornada de 6 horas de trabalho equivale a mais ou menos 6 salários mínimos, enquanto 8 horas trabalhadas podem pagar até 8 salários mínimos.

Nesse sentido, o salário médio de um arquiteto urbanista recém-formado no Brasil é de R$3.000,00.  Esse valor pode chegar a R$8.800 após adquirir experiências.

Enfim, não se esqueça: quanto maior sucesso e conhecimento você tiver, mais projetos você terá. Dessa forma o salário pode vir a ser 3 vezes mais do que a média nacional.

Você já sabe que pode seguir uma carreira em Arquitetura e Urbanismo. Agora, entenda ainda mais sobre a área e confira agora mesmo a diferença entre Arquitetura e Urbanismo e Arquitetura de Interiores.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.