InícioGraduaçãoFarmáciaPor que escolher o curso de Farmácia?

Por que escolher o curso de Farmácia?

Quer ingressar na faculdade e o curso de Farmácia é uma opção para você? Aqui você vai encontrar as informações necessárias para escolher essa formação e se tornar um bacharelado na área.

Se você é daqueles que gostam de olhar cada detalhe na composição dos remédios, ler a bula de tudo quanto é medicação e saber para que serve cada substância, esta é a sua escolha ideal.

Para os que não sabem, o curso de Farmácia é classificado como área da saúde, e tem duração média de 4 a 5 anos (8 a 10 períodos).

Além disso, ele foi criado para capacitar os alunos para poderem pesquisar, testar e examinar diversas substâncias, seus princípios ativos e suas reações no organismo humano.

Se você acredita que um farmacêutico entende somente dos medicamentos de uma farmácia ou drogaria, se enganou. A formação em Farmácia é muito mais ampla do que muitos imaginam, pois, não se restringe somente à indústria farmacêutica.

O profissional desta formação também está apto para trabalhar com cosméticos, produtos de higiene pessoal e de alimentos industrializados. Desde o processo de fabricação, passando pela distribuição e chegando até a comercialização.

Ou seja, atuam não somente na pesquisa dos componentes químicos, mas também em todo o desenvolvimento e funcionamento da indústria. Tudo conforme as normas sanitárias.

Da teoria à prática

Para quem não quer saber somente sobre a parte teórica, a boa notícia é que tem muita aula prática durante o curso de Farmácia. Principalmente nas matérias química e biologia, é claro!

Nos laboratórios, é possível aprender de maneira bem didática como atuar em diversas áreas, como, por exemplo, na parte de análises clínicas e toxicológicas, detectando erros, adulterações e até mesmo falsificações que possam comprometer a saúde pública.

E para quem decidir estudar Farmácia, será preciso fazer um estágio para aprimorar ainda mais os conhecimentos. É colocar na prática tudo que aprendeu na teoria. Depois é só escolher em qual área vai querer trabalhar.

Áreas de atuação

Quer saber alguns exemplos simples de como o bacharel em Farmácia pode atuar em todas as vertentes? Veja a lista abaixo:

  • Desenvolvimento, produção, controle e dispensação de medicamentos fitoterápicos e homeopatas;
  • Análises laboratoriais para diagnóstico de doenças;
  • Análises laboratoriais de anatomia e fisiologia;
  • Análise toxicológica para detectar contaminação em animais, vegetais, alimentos e até mesmo no ambiente;
  • Controle de poluição da atmosfera;
  • Controle de poluição da água de piscinas, praias, balneários e de despejos industriais;
  • Análise de alimentos e controle de qualidade dos mesmos;
  • Exames químicos e microbiológicos de aspecto nutricional;
  • Perícias relativas ao “dopping”;
  • Origem, função e obtenção de drogas naturais e suas ações farmacológicas;
  • Síntese, análise e conhecimento  das propriedades das drogas medicamentosas constituídas por espécies químicas definidas;
  • Produção e realização do controle de qualidade  de cosméticos, produtos de higiene pessoal e biológicos naturais, inclusive de fermentação;
  • Desenvolvimento, produção e execução do controle de qualidade de saneantes, domissaneantes e correlatos;
  • Seleção de fármacos, medicamentos, cosméticos, domissanitários e equipamentos, visando o uso racional;
  • Promoção de assistência farmacêutica individual e coletiva;
  • Entre outros.

Escolha a sua modalidade de ensino para o curso de Farmácia

Para os alunos que gostam de estar presentes em sala de aula, ter a troca de experiência quase que diária com os colegas e seguir um cronograma diariamente da semana, a dica é se matricular no curso de Farmácia presencial.

Por ser o método de ensino mais tradicional, muitos estudantes têm optado por essa modalidade, que é sempre muito procurada na faculdade nos três turnos disponíveis.

Mas, se você não quer ir para faculdade de segunda a sexta-feira, há outras opções de ensino, como o semi-presencial, por exemplo. Nesta modalidade, o aluno pode estudar pelo computador na maioria dos dias da semana e apenas nos dias definidos comparecer à faculdade para uma ou outra disciplina.

De modo geral, as disciplinas teóricas podem ser acessadas de qualquer local com acesso à internet. Já as matérias práticas, estas precisam ser presenciais, já que é necessário estar em um laboratório manipulando substâncias com a supervisão de um professor.

E ainda tem os estágios, que também são supervisionados. Apesar de serem totalmente práticos, contam como disciplina na carga horária total do curso. Viu que interessante?!

Mas, se por algum motivo você não quer nem um curso totalmente presencial, nem um semi-presencial, a opção é fazer um curso EAD (ensino à distância). Neste caso, não é preciso estar constantemente na faculdade. Você pode fazer seus próprios horários e estudar de qualquer lugar. Basta ter disciplina.

E a grande dúvida é: e as matérias práticas, como ficam no ensino à distância?

Neste caso, são presenciais mesmo, geralmente com dia e horário marcado. Afinal, tem matérias que não dá para fazer de casa devido aos materiais e equipamentos utilizados, não é mesmo?!

Materiais usados no curso de Farmácia

Um dos equipamentos mais utilizados durante todo o curso de Farmácia é uma calculadora científica. Ela é uma das principais ferramentas do futuro farmacêutico, que irá fazer diversos cálculos nas mais variadas disciplinas do curso.

E já que este profissional irá lidar com diversas substâncias químicas, uma tabela periódica também será muito eficaz durante todo o tempo de estudo.

Os demais materiais para as aulas teóricas serão lápis, borracha, caneta, caderno, marca-texto, materiais impressos, entre outros.

Já para as aulas práticas, será necessário o uso de jalecos, luvas descartáveis, toucas e todo material necessário exigido pela instituição de ensino. Tudo para segurança e proteção dos envolvidos na manipulação dos equipamentos.

Mercado de trabalho após o curso de Farmácia

Com o mercado de trabalho cada vez mais em alta para as áreas que cuidam da saúde, essa é uma excelente escolha para quem gosta do ramo. As chances de conseguir um emprego após a formação são muito boas.

O profissional com bacharelado em Farmácia tem a possibilidade de atuar em mais de 10 linhas de atuação entre as 70 especialidades estabelecidas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

As mais comuns são a atuação em drogarias, farmácias de manipulação, farmácias homeopáticas, farmácias hospitalares e na indústria farmacêutica. Mas, alguns profissionais atuam na vigilância sanitária estadual ou federal. Outros na área de cosméticos, ou até mesmo na biotecnologia.

No Brasil, os salários podem variar de acordo com cada estado, mas a média é de R$ 3.336,54 segundo o site salario.com.br. Para os mais bem remunerados, o valor ultrapassa os R$ 5 mil

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.