InícioGraduaçãoFilosofiaPor que muitos cursos tem a disciplina de filosofia e sociologia?

Por que muitos cursos tem a disciplina de filosofia e sociologia?

A disciplina de filosofia e sociologia deixa muita gente cheia de dúvidas. Afinal, as ciências humanas são importantes, mas mesmo sabendo disso, muitos alunos questionam a sua relevância na grade de certos cursos.

Neste post, você descobrirá o motivo disso, bem como conhecerá mais sobre essas matérias, que tem o objetivo de conduzir o estudante pensar e questionar a sua realidade. Assim, veja tudo logo a seguir.

O que é a disciplina de filosofia e sociologia?

Aprender a questionar e refletir sobre a vida é essencial no ensino superior. Por isso, a disciplina de filosofia e sociologia está presente em muitos cursos.

Nela, o aluno aprende sobre aspectos culturais e econômicos da sociedade. Dessa maneira, ele pode entender melhor o mundo e suas mudanças, além disso, esses saberes facilitam a compreensão sobre alguns comportamentos sociais.

Para entender melhor que se trata, é preciso conhecer seus dois componentes. Então, veja a seguir as definições de filosofia e sociologia.

Filosofia

Tem origem na Grécia e significa “amor pelo conhecimento”. Portanto, seu objetivo é refletir sobre questões humanas essenciais. Dessa forma, ela é a pioneira das demais ciências.

Por meio dela, você conhece os grandes filósofos da história e ainda, fica por dentro de suas principais teorias e como elas surgiram.

Sociologia

Nessa área, o foco está no lado social de maneira geral. Então, a base desse estudo é a leitura de grandes sociólogos. Assim como na filosofia, é crucial entender a lógica de suas teorias. A partir daí, várias dimensões da vida humana são alvo de análise.

A sociologia tem cinco pilares de destaque: família, classes, papéis, grupos e estruturas sociais.

Porque a disciplina de filosofia e sociologia é importante?

As ciências humanas estimulam o aluno a pensar de modo crítico sobre a sociedade à sua volta. Mas, se engana quem pensa que esse saber é só para os grandes pensadores. Isso porque, a disciplina de filosofia e sociologia dá bases teóricas para várias áreas.

Em cursos de Direito e Medicina, ela cumpre um papel fundamental na noção sobre Ética. No entanto, há muito mais além disso, já que na filosofia também há outros estudos importantes. Alguns deles são: Estética, Lógica, Semiótica e Epistemologia.

Por outro lado, essa matéria também tem importância além da vida profissional. Afinal, conhecer como o mundo funciona, pode ajudar a torná-lo melhor.

O que se estuda na disciplina de filosofia e sociologia?

Prepare-se para muita leitura, isso porque o conteúdo da disciplina de filosofia e sociologia é cheia de assunto. Confira os principais pontos a seguir:

  • Compreender o que é cultura e a formação de identidades;
  • Relações sociais e econômicas de diferentes grupos;
  • Impacto das novas tecnologias na vida humana;
  • Processos históricos e suas consequências;
  • Relação do homem com a natureza.

Ciências humanas x ciências exatas

Muitas vezes se ouve que a disciplina de filosofia e sociologia não tem relação com as áreas de exatas, mas isso não é 100% real.

Tales de Mileto, que muitos consideram como o “pai da filosofia ocidental”, se destacou na matemática. À medida que buscou respostas racionais para fenômenos da natureza, encontrou o mundo dos números.

Da mesma maneira, é comum pensar que a filosofia é algo do passado. Aliás, o grande cientista Stephen Hawking já afirmou que ela está morta. Entretanto, é impossível negar o seu legado e até mesmo seu papel em invenções atuais.

É o caso da ciência da computação, que possibilitou a invenção de notebooks e celulares. Por sua vez, ela é baseada na lógica de Aristóteles.

Já a sociologia, ajuda a entender que o saber científico é criado em um contexto, pois apesar da crença na ciência como sendo 100% objetiva, ela não é neutra.

A disciplina de filosofia e sociologia na cultura pop

Várias obras da ficção são baseadas em conceitos das ciências humanas. Então, a disciplina de filosofia e sociologia está mais presente do que você pensa, veja a seguir.

Matrix (2009)

A história desse filme tem elementos do clássico “Mito da caverna” de Platão. Assim como na metáfora platônica, o protagonista Neo descobre que viveu sempre numa realidade de ilusão.

V de Vingança (2005)

O personagem principal do longa é V, que busca derrubar um regime totalitário. Apesar de ser uma história fictícia, ela é baseada na realidade. Por isso, elementos do nazismo e do fascismo são mencionados.

Merlí (2015)

Essa série tem 3 temporadas e tem um professor de filosofia como protagonista. No entanto, não espere longas explicações, porque Merlí explica conceitos filosóficos de uma forma muito simples. Além disso, o assunto da vez sempre tem a ver com situações do dia a dia.

The Handmaid’s Tale (2017)

June protagoniza a série que conta a história de Gilead. Assim como as outras obras, a série traz elementos da disciplina de filosofia e sociologia. Isso porque ela retrata várias discussões sobre o funcionamento dessa sociedade fictícia.

Especialistas famosos

Quem pensa que filósofos e sociólogos são só homens de cabelo branco, precisa repensar. Hoje em dia, há vários exemplos de profissionais dessas áreas que são famosos. De fato, veja alguns deles que são especialistas na disciplina de filosofia e sociologia.

Filósofos

Mario Sergio Cortella, Djamila Ribeiro, Leandro Karnal e Marcia Tiburi são filósofos famosos. Isso porque eles se comunicam com uma linguagem muito fácil de entender. Então, vale a pena saber mais sobre eles.

Sociólogos

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é um dos sociólogos mais conhecidos do país. Por outro lado, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro são outros nomes citados com muita frequência.

Valorize a disciplina de filosofia e sociologia

Pensar de forma crítica e refletir sobre os fenômenos da sociedade é uma tarefa complexa. Por isso, não tire a importância da disciplina de filosofia e sociologia.

Mesmo as ciências exatas, consideradas superiores por muitos, têm origem na filosofia. Então, mesmo que o seu curso não seja “de humanas”, vale a pena investir tempo nessa matéria. Assim, você terá uma visão mais ampla sobre sua profissão.

Por fim, prestando atenção, vê-se elementos da disciplina de filosofia e sociologia em vários lugares. Por exemplo, filmes, livros, séries e programas de TV.

Caso você ainda veja essa matéria como distante da realidade atual, não desista dela! Seja como for, com certeza você encontrará formas simples de compreendê-la melhor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.