InícioDicasMercado de trabalhoProfissões em alta na Indústria 4.0

Profissões em alta na Indústria 4.0

Você já ouviu falar na Indústria 4.0? Pois deveria! Esse conceito vem ajudando os pesquisadores a definirem o atual momento tecnológico que estamos passando no mundo. E esse momento está diretamente relacionado ao mercado de trabalho. Antes de tudo, é preciso entender que as indústrias, por muitas vezes na história, são as precursoras das grandes mudanças. E são nelas que nascem tecnologias que levamos para o nosso dia a dia. 

Portanto, fique bem atento às profissões em alta na indústria 4.0 e prepare-se. Seu caminho profissional pode estar bem aqui.

O que é a Indústria 4.0?

A Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, é um momento de importantes mudanças nos processos produtivos e na relação do trabalhador com máquinas e equipamentos. Além de tudo isso, é responsável pela mudança do foco em tecnologia.

Neste ramo, o objetivo é otimizar e tornar mais eficiente a produtividade dos processos. Dito isso, o caminho que leva a essa otimização é a automação de processos. De forma simplificada, a ideia da Indústria 4.0 é tornar certos processos automatizados, aumentando, assim, a produtividade e a eficiência de nossas indústrias.

Dentro deste conceito de automatização, há um amplo sistema de tecnologias avançadas que incluem a inteligência artificial, robótica e a Internet das Coisas. Além disso, a computação em nuvem e outras áreas específicas vêm mudando as formas de produção no Brasil e no mundo.

Já sabendo as áreas que vêm comandando a Indústria 4.0, é possível, também, imaginar as áreas de atuação de destaque. Portanto, sem dúvidas, quem se especializar nessas categorias profissionais em destaque, irá sair na frente no mercado de trabalho. Mas, não é só isso. Veremos quais áreas irão se destacar no futuro do trabalho e da Indústria 4.0.

Profissões em alta na Indústria 4.0

Como mostramos acima, há certas áreas que vêm se destacando nesse momento. Por ser uma revolução industrial, espera-se que profissionais que já atuam nesse segmento tenham vantagem em relação aos demais. Isso pode acontecer, mas não é necessariamente uma regra.

A verdade é que a Indústria 4.0 promove uma verdadeira mudança nos processos, gerando novas profissões e modificando muitas das carreiras tradicionais. E, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), há mais de 30 profissões na lista de setores que estarão em vantagem.

Conheça, a seguir, alguns exemplos que a Voomp separou de profissões em alta na Indústria 4.0

Profissional de cibersegurança

Como dissemos, o objetivo da Indústria 4.0 é automatizar processos buscando eficiência e a produtividade. Sendo assim, é necessário que muitos desses processos sejam feitos por ou com o auxílio de máquinas. Portanto, a cibersegurança é um setor essencial para garantir o bom funcionamento da indústria. 

E não são só os processos que ficarão nas mãos da tecnologia. O armazenamento de dados já é uma realidade no âmbito empresarial e pessoal. Devido a isso, estudo da Deloitte estima que, em 2021, o prejuízo de crimes digitais deve chegar a U$S 6 trilhões. Diante desses valores, o profissional de cibersegurança se torna cada vez mais essencial.

Profissional de Big Data

Mais uma área que está diretamente ligada ao fato de termos tantos dados e processos confiados à tecnologia. Esse profissional está entre os mais requisitados pela Indústria 4.0 e possui um mercado de trabalho com grande potencial.

A Big Data, em tradução livre, “Megadados”, é a área que trabalha e manuseia a grande quantidade de dados armazenados. O profissional que atua neste segmento é especialista na análise desses dados. Sua principal função é coletar, cruzar e retirar informações desse grande volume de informações.

Com essas análises, é possível identificar tendências e projetar produtos, serviços e ações. Na esteira da automatização dos processos, é essencial que o profissional saiba onde focar seus esforços procurando maximizar o sucesso.

Profissional de impressão de alimentos

Dentre as profissões em alta na Indústria 4.0, essa deve ser uma das menos conhecidas. Com foco em uma área que atinge diretamente nosso dia a dia, essa carreira merece destaque e reconhecimento.

Essa área possui como foco o desenvolvimento de impressoras 3D capazes de criar alimentos. Porém, o técnico especializado na utilização e manutenção dessas máquinas deve se destacar. Esse tipo de  máquina pode criar alimentos a partir da mistura de ingredientes. Segundo previsões, a ideia é que, com essas máquinas, possamos reduzir o consumo de alimentos processados. Pode parecer um pouco futurista demais, mas é importante estarmos prontos para grandes mudanças em nossa alimentação.

Profissional de IoT

A Internet das Coisas (IoT em inglês) já está entre nós. Se você possui um smartphone com assistente virtual ou se já viu aquelas geladeiras que possuem opção de anotar os alimentos que faltam, você já conhece a Internet das Coisas.

E quando pensamos em automação industrial, essa possibilidade ganha um novo destaque e uma nova proporção. Sendo um dos pilares dessa Revolução Industrial, a IoT irá permitir que determinadas máquinas se comuniquem com outras, agilizando processos e aumentando a produtividade das nossas indústrias.

O profissional de IoT, portanto, é essencial para o bom funcionamento da área. Ele será fundamental na hora de realizar a conexão entre essas máquinas de forma perfeita, garantindo, assim, que tudo saia conforme o planejado.

A Indústria 4.0 e o mercado de trabalho

Se você está procurando uma carreira profissional na área de tecnologia, de olho na Indústria 4.0, apresentamos algumas oportunidades. Agora que você já tem uma ideia do caminho que deve seguir, é necessário continuar pesquisando.

Aqui na Voomp você tem acesso a diversos conteúdos especiais para universitários. E para entender ainda mais sobre essas profissões em alta na Indústria 4.0, aproveite nosso conteúdo.

Afinal de contas, é importante saber que, para atuar com áreas específicas e que tem uma forte ligação com a tecnologia, é preciso se preparar. A automação prevista na Indústria 4.0 exige um nível elevado de especialização.

Comece o seu caminho profissional e a sua carreira na área de tecnologia com a gente. Saiba mais sobre as principais áreas e as instituições ideais para você estudar. O primeiro passo para se tornar um universitário de sucesso está aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.