InícioGraduaçãoFisioterapiaProfissões para quem quer trabalhar com idosos

Profissões para quem quer trabalhar com idosos

A população de idosos no Brasil tende a crescer, de acordo com o IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com isso, há a expectativa de termos por aqui mais idosos do que jovens até 2030 no Brasil. Diante disso, as oportunidades de emprego e trabalho aumentam também. Isso vale para concursos, vagas formais ou empreendimentos variados. Certamente para trabalhar em contato com idosos é necessário se familiarizar com a área.

Além disso, paciência, empatia, gostar de conversar são alguns pontos importantes. Continue essa leitura para saber mais sobre esse mercado tão promissor que são as profissões em contato com idosos.

Quem são, como vivem e previsões do futuro dos idosos brasileiros

O envelhecimento da população mundial é fato consumado assim como ocorre no Brasil. O IBGE estima que há atualmente em torno de 29,6 milhões de idosos nas diversas regiões brasileiras. Isso vale como alerta para o aumento gradual dessa faixa etária no país. O século XX vem sendo marcado por uma redução significativa da natalidade, ou seja, menos bebês nascendo. Como resultado  a população não está se renovando e posteriormente está envelhecendo cada vez mais.

Os idosos no Brasil em sua grande parte buscam qualidade de vida, querem viver bem e melhor. 

Por outro lado, há em torno de 68% dos aposentados brasileiros utilizando sua renda para ajudar a manter a família, Mesmo que vivam com menos recursos, o SUS, ONGs e Prefeituras das cidades oferecem muitos programas interessantes para idosos. Juntamente com isso, há uma grande necessidade de profissionais para atendê-los.

Envelhecer no futuro bem como num futuro próximo, é também estar antenado com a tecnologia. Sim, os idosos do futuro serão mais tecnológicos. Muitos inclusive já querem fazer parte deste universo digital. Com o intuito de aprender mais e mais recrutar pessoas para auxiliá-los com os diversos meios digitais.  Vamos então conferir no próximo tópico quais são as profissões mais em alta para trabalhar com idosos no Brasil. 

Profissões para trabalhar com idosos

Devido a uma demanda crescente de mão de obra especializada, há algumas profissões específicas para trabalhar com idosos. Certamente isso varia conforme a localização e a necessidade de cada lugar. Sem dúvida as carreiras indicadas abaixo vão te preparar bem para exercer o trabalho com idosos:

  • Turismo: eventualmente os idosos adoram viajar. Primeiramente apreciam boa companhia e roteiros que compreendam bem as necessidades deles. Conforto, bom atendimento, horários que respeitem descanso, água e alguns mimos. Devido a um período ainda pandêmico ( Covid-19), as viagens estão restritas e obedecem a uma série de protocolos. Entretanto, estima-se um mercado muito aquecido no turismo assim que tudo isso passar.
  • Fisioterapia: sem dúvida é uma graduação muito importante para atendimento com idosos. Tanto na iniciativa privada como na pública as demandas para essa faixa etária são grandes. Além disso, também é possível empreender idosos a domicílio. 
  • Enfermagem e Medicina: certamente são dois cursos muito procurados. É possível já na graduação direcionar para a área geriátrica. Estágios, pesquisas e trabalhos voluntários contribuem muito para ampliar o conhecimento.
  • Gerontologia: focado nos cuidados com idosos é ofertado como tecnólogo, graduação e especialização.  Estuda o envelhecimento tanto sob o olhar biológico como psicológico.
  • Terapia Ocupacional: se aposentar enquanto a idade avança reflete em mudança de vida. O terapeuta ocupacional contribui para a melhoria da saúde mental e física, ampliando a qualidade de vida.
  • Psicologia: de fato o psicólogo é muito requerido por essa faixa etária. Questões pessoais sobre o próprio envelhecimento bem como as questões biológicas mexem muito com quem está na melhor idade.

O cuidador de idosos

Uma das ocupações mais requisitadas atualmente é a de cuidador. Mesmo que haja cursos profissionalizantes na área, sempre é importante se especializar mais e ampliar conhecimentos.

Nesse sentido, se você pretende apenas iniciar o trabalho com idosos essa é uma boa opção. O cuidador acompanha nas tarefas cotidianas, alcança medicação, leva para caminhadas. 

Nesse meio tempo, você pode ir se especializando e por que não iniciar uma graduação? Com a titulação em enfermagem, por exemplo, as oportunidades se expandem. Também é possível formar sua própria equipe e assim disponibilizar esse serviço como empresária. Por causa de uma grande procura, atualmente existem várias prestadoras de serviços neste segmento. Vale a pena estudar, se especializar e fidelizar essa clientela tão especial que só cresce.

Por que não…empreender?

Antes de tudo  para empreender, o primeiro passo é escolher um nicho, ou seja, um público-alvo. A princípio isso você já tem definido se continuou a leitura até aqui. Posteriormente pensar bem em qual serviço ou produto será ofertado para os idosos. Depois é verificar custos, o conhecimento a ser adquirido, pesquisa de mercado. 

Além disso, detalhar em um plano de negócios é uma excelente forma de tirar do papel o futuro empreendimento. Mesmo que agora você não tenha muitas ideias, separamos algumas dicas para auxiliar:

  • Centro de bem-estar: com o intuito de oferecer serviços de saúde em geral, é bem interessante ter isso em um só lugar. Terapia ocupacional, fisioterapia, entre outros. Certamente é um diferencial interessante.
  • Fisioterapia a domicílio: muitas pessoas em idade mais avançada muitas vezes não podem ou não querem se locomover. Um bom atendimento a domicílio a fim de atender essa parcela é provável que gere bons frutos.
  • Passeios e viagens direcionadas: nesse caso é importante observar o momento atual e ouvir bem o público. É possível organizar grupos pequenos para destinos mais próximos, obedecendo todos os protocolos de segurança. Idosos também apreciam viajar para fazer novas amizades.
  • Aulas de dança, alongamento e ginástica: ao mesmo tempo que se divertem e interagem, esse público específico se beneficia e muito. Todos sabemos da importância de uma atividade física, além de ser muito divertido

Gostou desse artigo? Confira como as TICS ( Terapias Integrativas Complementares) contribuem para a qualidade de vida de todas as pessoas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.