Prova da OAB 2022: quando será realizada e dicas para ir bem

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

A prova da OAB 2022 é importante para os alunos recém-formados de Direito. Mas, para fazer é essencial estar bem preparado. Veja dicas de como se sair bem no exame. Além disso, confira o calendário de inscrição e quando acontece a primeira e segunda fase.

Inscrições e calendário da prova da OAB 2022

A Fundação Getúlio Vargas é quem faz as provas da OAB. Além disso, elas acontecem 3 vezes por ano. Quem deseja se inscrever deve:

  • Estar cursando os 2 últimos semestres de Direito;
  • Ser formando de Direito.

Para se inscrever é preciso pagar uma taxa de 260 reais. Contudo, você pode pedir isenção caso seguir alguns critérios:

  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal;
  • Renda mensal familiar até 3 salários mínimos.

É preciso estar atento ao prazo de inscrição da prova da OAB 2022. Afinal, o cadastro tem um tempo limitado para inscrição. A primeira fase da próxima prova acontece no dia 17 de outubro deste ano. Depois, a segunda fase é em 12 de dezembro.

O cadastro precisava ser feito entre os dias 12 e 19 de agosto, sendo assim, o prazo já foi finalizado. Entretanto, as próximas datas para 2022 ainda não foram divulgadas.

Como são as fases da OAB

São duas fases da OAB. A primeira é uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase é prático-profissional de caráter dissertativo.

A prova da OAB 2022 pode ter mudanças. Mas, é apenas que agora pode abranger os assuntos:

  • Teoria do Direito e Direito Previdenciário;
  • Direito Eleitoral e Esportivo;
  • Direito Agrário e Cibernético;
  • Formas Consensuais da Resolução de Conflitos;
  • Direito Portuário.

Outras áreas que já faziam parte da prova vão continuar. Então, elas são as seguintes:

  • Direito Constitucional e Civil;
  • Direito Penal e Processo Penal;
  • Processo do Trabalho e Direito do Trabalho;
  • Processo Civil e Direito Administrativo;
  • Direito Tributário e Direito Empresarial;
  • Filosofia do Direito;
  • Direitos Humanos e Direito Internacional;
  • Direito Ambiental;
  • ECA e CDC.

Áreas do Direito

Na segunda fase da Prova da OAB 2022 é preciso responder quatro questões. Além disso, precisa criar uma peça em uma das sete áreas do Direito:

  1. Direito Civil;
  2. Penal;
  3. Direito do Trabalho;
  4. Administrativo;
  5. Direito Empresarial;
  6. Tributário;
  7. Direito Constitucional.

Dicas para se dar bem na Prova da OAB 2022

Quem quer passar logo de primeira na prova da OAB pode seguir algumas dicas. Desse jeito, estará mais preparado no dia do exame.

1. Estude mais do que a faculdade fornece

O conhecimento do curso de Direito pode não ser suficiente para estudar para a OAB. Então, busque outros materiais para complementar.

Muitas faculdades não possuem o selo de qualidade da OAB. Portanto, muitos cursos não conseguem preparar bem os alunos.

Há muito material em livros e na internet, sendo assim, pesquise mais e encontre outros assuntos que ajudem na prova da OAB 2022.

2. Faça exercícios e simulados para Prova da OAB 2022

Ficar só em apostilas, livros e aulas não é o suficiente. Por isso, é preciso colocar seu conhecimento em prática. O estudo deve acontecer de acordo com seu desempenho. Sendo assim, passe para os próximos assuntos conforme você acerta os exercícios.

Estudar para a OAB através de exercícios é bom para fixar conteúdo. Além disso, você se acostuma com as questões e com como a prova é feita. Faça os exercícios conforme você estuda. Desse jeito, vai se preparar melhor e não ficará para a última hora.

3. Faça um cronograma de estudos

Para estudar para a prova da OAB 2022 é preciso se organizar. Portanto, o cronograma de estudos é uma boa maneira de colocar tudo em ordem.

Planeje seus horários, divida as matérias e coloque um tempo para resolver exercícios. Assim, você também se acostuma com o clima da prova.

O planejamento é uma ótima maneira de motivar na hora de estudar para a OAB. Afinal, você já se prepara mentalmente para o dia de estudos.

Coloque esse cronograma em um papel. Assim, você pode consultar as próximas matérias. Além disso, escrever também pode dar motivação na hora de começar a estudar.

4. Tenha hora de descanso

Ficar horas nos estudos para a prova da OAB 2022 até cansar não é bom. Afinal, é muito melhor que sua mente esteja descansada para receber novas informações.

Para se preparar não é indicado ignorar momentos de descanso. Além disso, nem pense em deixar de dormir para se dedicar aos estudos.

O rendimento cai conforme você passa horas estudando. O cérebro começa a ter dificuldades de assimilar as informações. Além disso, o estresse toma conta e pode atrapalhar para se concentrar na prova.

Tenha sempre momentos de diversão e descanso. No fim, você perceberá que quando voltar a estudar estará muito melhor. Desse jeito, consegue assimilar as informações para a prova da OAB 2022 de forma fácil.

5. Faça um curso preparatório

Investir em um curso preparatório é bom para se organizar também. Por isso, tente separar um dinheiro para o curso. Afinal, é algo que vale a pena.

Pode ser feito presencialmente ou online, sendo assim, você pode fazer em qualquer lugar. Além disso, o online ajuda quem não tem muito tempo no dia para se dedicar.

Para estudar para a OAB os cursos têm simulados, exercícios e materiais atualizados. Além disso, você pode tirar dúvidas com os professores e trocar experiências com estudantes.

É um curso feito para quem quer passar na OAB, sendo assim, todo conteúdo é focado nela. Desse jeito, você consegue se concentrar melhor no que é necessário.

6. Saiba como é a prova da OAB 2022

Ter uma ideia de como será a prova da OAB 2022 já é bom para se preparar. Portanto, procure por edições anteriores.

O edital tem as principais informações. Por isso, leia ele todo e preste bastante atenção. Além disso, ver as provas anteriores, fará você se acostumar com a estrutura.

7. Revise o conteúdo para a prova da OAB 2022

Quando o dia da prova fica próximo é comum ficar nervoso. Desse jeito, estudar novos assuntos pode ser uma tarefa difícil. Use os últimos dias para revisar todas as matérias. Assim, o nervosismo não atrapalhará tanto. Afinal, são conteúdos que você já viu antes.

Relembre os pontos mais importantes que você anotou. Além disso, dê uma atenção maior nos assuntos que acha mais difíceis. Assim, você estará preparado para a prova da OAB 2022.

8. Fique calmo antes da prova da OAB 2022

O nervosismo pode atrapalhar na hora da prova. Afinal, às vezes é tanto estresse que é difícil se concentrar. Tente esquecer as cobranças para ser aprovado de primeira. Suas chances não acabam caso não passe. Então, você ainda pode tentar muitas outras vezes.

Relaxe nos últimos minutos antes da prova. Uma boa dica é praticar meditação. Assim, você ficará mais calmo. Saiba antes o local em que fará a prova e saia cedo de casa. Desse jeito, você não vai ficar nervoso com a hipótese de chegar atrasado.

Tenha um bom resultado

Seguindo essas dicas você conseguirá se preparar bem para a prova da OAB 2022. E assim, realizará bem a prova e tem grandes oportunidades de passar. Então, bons estudos e boa sorte.

Acesse mais conteúdos sobre Direito na Hora da Facul, clicando aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 3.9 / 5. Contagem: 127

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.