InícioGraduaçãoPsicologiaPsicologia ambiental: como funciona?

Psicologia ambiental: como funciona?

A Psicologia Ambiental é o estudo de como o homem se comporta no convívio com o meio ambiente. No entanto, é uma área considerada nova dessa ciência, criada em 1960 e tem como principal idealizador Kurt Lewin.

Confira, a seguir, um pouco da origem dessa parte da Psicologia. Bem como, sua aplicação, na prática.

Psicologia Ambiental: o que é?

O termo ambiental não se relaciona a fauna e flora quando falamos de Psicologia. Na verdade, ele se refere aos espaços físicos que as pessoas ocupam ao longo da história e como a sociedade se apresenta neles.

Ela estuda como o meio atua nas funções cognitivas e avalia como as nossas ações podem mudar a saúde mental. Além disso, avalia como as pessoas se relacionam e notam o lugar em que vivem.

Teve origem nos anos 60 e se mantém em constante mudança. Então, atua na criação de conceitos e teorias para explicar como cada região, município ou até mesmo um país age no seu contexto social e único com a participação da população.

Esse profissional atua em conjunto com várias áreas do saber como Biologia e Sociologia, por exemplo. Então, a Psicologia Ambiental se enquadra no plano interdisciplinar, o que permite pesquisas sobre vários eventos.

Relação indivíduo e ambiente

Essas disciplinas se unem para entender e criar a estrutura do espaço físico e sua ligação com o homem e resultam na relação indivíduo-ambiente. Sendo os primeiros estudos do psicólogo Kurt Lewin voltados para o poder do espaço físico sobre ele.

Quem pode praticar a Psicologia Ambiental?

Para atuar na área é necessário cursar Psicologia e ter o saber sobre outras disciplinas. De acordo com esse tipo de ciência, o ambiente é uma soma dos contextos que o homem atua. Como sua casa, local de trabalho e a rua, por exemplo.

Esses fatores agem na conduta coletiva e individual. Portanto, a Psicologia Ambiental tem 5 princípios fundamentais e são eles:

  • Perceber que podemos mudar o meio ambiente;
  • Este campo tem presença em todos os pontos da rotina do homem;
  • Contexto ambiental e as pessoas são algo único.
  • O homem age sobre o meio e vice-versa;
  • Toda pesquisa deve sempre ser realizada com outras disciplinas científicas.

De acordo com Kurt Lewin, esses princípios têm o objetivo de deixar claro como o meio nos influencia e como isso se estabelece.

Áreas de atuação da Psicologia Ambiental?

Quem se forma em Psicologia Ambiental pode atuar em ONGs, órgãos do governo, redes que atendem à população conhecidas como CRAs, bem como, no SUS. O principal objetivo desse profissional é atuar como agente que transforma o meio.

A construção de uma praça, por exemplo, pode ter a ação de um psicólogo ambiental. Isso porque, ele trabalhará no que é necessário à população local e atuar com os órgãos do governo. Assim, para que juntos cheguem a um resultado satisfatório a todos.

Como trabalhar com Psicologia Ambiental?

Você pode atuar de diversas formas no mercado. A primeira opção é ser professor acadêmico. Então, pode dar aulas sobre o tema em faculdades, oferecer supervisão em programas científicos ou de extensão.

Pode também atuar em institutos de pesquisa com foco em Psicologia Ambiental. Ou seja, eles mapeiam e investigam o comportamento do homem nos meios que vive. Bem como, as mudanças que gera por meio da revitalização, muito comum nos centros urbanos.

Atuar no Terceiro Setor também é uma opção. Isso se dá através de melhorias sociais nas comunidades no transporte, segurança pública, qualidade de vida e saneamento, por exemplo.

O que faz um profissional de Psicologia Ambiental?

É responsável por levantar todos os dados sociais do local onde atua. Por isso, é um trabalho de campo onde ele confere de perto essa interação homem e ambiente. Através de unidades de pesquisa, observação e entrevistas de Psicologia Ambiental.

Com base nesses dados são criados projetos científicos estudados nas faculdades e com profissionais da área em pós-graduação. Então, novas ações nos campos da saúde, políticas públicas, de habitação, entre outros, são traçadas.

Psicologia Ambiental e qualidade de vida

Pessoas que vivem em um meio limpo, organizado, revitalizado, e com espaços reservados para a cultura, por exemplo, têm melhores experiências. Enquanto quem não compartilha dessa realidade vive em piores condições.

A alta taxa de crimes ou o aumento do número de jovens que entram no tráfico, são vistos como exemplos do resultado de um ambiente desfavorável. Ou seja, são cenários em que não há a ação do estado e seus ocupantes passam por dificuldades sociais e financeiras.

O slogan que define a Psicologia Ambiental é “pense globalmente, aja localmente”. Portanto, essa área age na resolução de problemas do meio local com o objetivo de desenvolver o indivíduo e, em consequência, a sociedade onde mora.

A pandemia e a Psicologia Ambiental

Com a pandemia a forma de lidar com o meio ficou, para a maioria da população, limitado à sua própria casa. Com isso a relação indivíduo e ambiente foi alterada e restrita, o que afetou a forma que antes víamos esse espaço.

Veja, a seguir, algumas dicas, com base na Psicologia Ambiental, que podem te ajudar a enfrentar esse período desafiador.

Delimite as atividades por espaço

Caso antes você ia até o escritório e agora ele está alocado na sua sala, por exemplo, tente fechar as portas dos outros cômodos para delimitar o seu espaço de trabalho. A ideia é manter o ambiente tranquilo e evitar estímulos constantes.

Organize a sua casa

Tente manter tudo em seu lugar, organize os objetos e limpe a casa. Durante o dia use bastante a luz natural mantendo as janelas abertas e a casa arejada. Uma opção é redecorar o ambiente para o deixar mais acolhedor já que passa boa parte do dia nele.

Converta os quartos como um espaço para brincar ou ler, por exemplo, durante o dia. E não só o ambiente para dormir à noite, conforme dica da Psicologia Ambiental.

Aprecie os elementos externos

Olhe pelas janelas, terraço ou varanda durante o dia e observe as pessoas, lugares, vegetação. O cultivo de um jardim ou planta, por exemplo, são ótimas ferramentas para o controle da ansiedade.

Procure momentos para estar sozinho

Passe um tempo com você mesmo para assimilar toda a situação. Mas, deixe as refeições ou outras atividades coletivas para a interação dos membros da casa. Aprenda a equilibrar o individual e o todo.

Siga uma rotina

Mantenha a organização do seu dia, tire o pijama e se prepare de fato para a sua rotina. Vista-se como se fosse sair e tente interagir com outras pessoas, mesmo que remotamente para compartilhar. Isso mantém o sentimento de grupo durante esse momento.

Atue na área e transforme pessoas e o ambiente

Agora que você já entendeu a origem e como a Psicologia Ambiental se aplica, analise se o seu perfil se encaixa nessa carreira e tenha uma profissão de sucesso e com muitas oportunidades no mercado.

Você pode ajudar muitas pessoas a se relacionar com o ambiente de modo a transformar, de forma positiva, o meio que vive.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.