InícioGraduaçãoEnfermagemPsicologia x Enfermagem: entenda as diferenças

Psicologia x Enfermagem: entenda as diferenças

Alunos que possuem interesse na área de saúde ficam bastante em dúvida entre essas duas graduações: Psicologia e Enfermagem.

No final do ensino médio, muitos estudantes ficam na dúvida sobre qual faculdade e carreira eles devem seguir. Dentre eles, há aqueles que possuem certeza que devem ir para área da saúde, mas não sabem qual setor ao certo. No entanto, isso é super normal, pois a área de saúde é enorme e oferece diversas possibilidades.

Logo, um dilema muito comum, é escolher entre Psicologia ou Enfermagem, o que pode parecer um pouco estranho à primeira vista. Afinal, são duas áreas que são bem diferentes entre si. Porém, elas atraem bastante alunos que pensam seguir carreira na área de saúde.

Então, pensando nisso, separamos esse post para falar um pouco sobre as características desses dois cursos. Vamos conhecer as diferenças entre Psicologia e Enfermagem?

Qual a diferença entre Enfermagem e Psicologia?

Se você está em dúvida entre essas duas faculdades, com certeza você já deve ter se perguntado quais são as principais diferenças entre as graduações de Psicologia e Enfermagem? As duas são essenciais para o bem-estar de seus pacientes, porém são bem diferentes em várias questões.

Primeiramente, uma das primeiras informações para ter em mente, é que esses alunos irão trabalhar em áreas bem distintas no futuro. Logo, o conteúdo administrado na faculdade será bastante diferente. Dessa forma, na graduação de Enfermagem, os futuros enfermeiros irão conhecer todos os processos de cuidado de pacientes, preparação de equipamentos cirúrgicos, atuação em procedimentos médicos, entre outros.

Portanto, os enfermeiros integram o grupo de profissionais da saúde que lidam diretamente com hospitais, pessoas doentes, cirurgias, cuidados médicos, etc.  

O psicólogo é aquele que estuda e analisa  todos os fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano por meio da análise de suas emoções, sentimentos, ideias e vontades. Sendo assim, esse profissional observa e examina todas as atitudes e reações mentais de seus pacientes. Logo, ele consegue ajudá-los na identificação de certos problemas e comportamentos.

Portanto, durante a graduação de Psicologia, os alunos têm contato com disciplinas que envolvem a mente e o comportamento humano, sendo uma faculdade voltada mais para estudos e análises do que para práticas médicas. Então, os futuros psicólogos também terão um contato direto com seus pacientes, mas prezando pelo bem-estar deles de uma maneira diferente. 

Quais as principais disciplinas de cada curso?

Como visto acima, as duas graduações são focados na saúde e no bem-estar de seus pacientes, porém com práticas bem distintas. Então, as diferenças  entre Psicologia e Enfermagem também são refletidas nos anos da faculdade, apesar das duas compartilharem algumas matérias em comum, a grade curricular de ambas são bem diferentes.

Pensando nisso, separamos abaixo um resumo dos anos de faculdade de cada graduação, com as principais disciplinas. Contudo, lembre-se que cada instituição de ensino possui uma grade curricular própria, as citadas abaixo são apenas alguns exemplos. 

Psicologia

Todo começo de faculdade é voltado para matérias básicas. Sendo assim, os primeiros semestres da graduação de Psicologia são voltados para conhecimentos mais teóricos e matérias de base.

Após os primeiros anos, os alunos começam a ter mais contato com matérias mais específicas, voltadas para o universo da Psicologia. Além disso, é a partir do terceiro ano que os futuros psicólogos começam a realizar o estágio supervisionado. Dessa forma, eles começam a se aproximar de casos de pacientes de diversos tipos.

Ao final da graduação de Psicologia, os estudantes dedicam-se ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Porém, o estágio supervisionado continua e os estudos de matérias opcionais também. Confira algumas das principais matérias:

  • Psicologia Geral;
  • Filosofia I;
  • Anatomia;
  • Genética Humana;
  • Histologia;
  • Psicologia Experimental;
  • Psicologia Comportamental;
  • Desenvolvimento Humano.
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia do trabalho;
  • Dinâmica de grupo;
  • Psicologia Institucional.

Enfermagem

Conforme o Ministério da Educação (MEC), a graduação de Enfermagem deve englobar três áreas: 

  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Ciências da Enfermagem.

Tendo isso em vista, a graduação de Enfermagem tem a duração de 04 anos, sendo necessário a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para concluir a graduação. Sendo que, uma parte da matriz curricular do curso é voltada para disciplinas generalistas da área de saúde.

Com o passar dos semestres, o aluno começa a ter contato com matérias mais específicas da profissão de Enfermagem, destinadas a preparar os alunos para o dia a dia da profissão. Então, são realizadas diversas atividades práticas em laboratórios e os alunos têm a oportunidade de realizar o estágio obrigatório supervisionado. Nesse sentido, os futuros enfermeiros vivenciam o dia a dia em hospitais, ambulatórios, clínicas, etc. Confira abaixo algumas das principais matérias:

  • Genética;
  • Histologia e Embriologia;
  • Anatomia Humana;
  • Bioquímica e Biofísica;
  • Ensino Clínico;
  • Ética, Legislação e Exercício Profissional em Enfermagem;
  • Farmacologia para Enfermagem;
  • Práticas do Cuidar;
  • Organização dos Serviços de Saúde e Enfermagem;
  • Saúde do Adulto I;
  • Centro de Material e Biossegurança;
  • Saúde da Mulher e Gênero;
  • Cuidado ao Paciente Crítico.

O que há em comum entre Psicologia e Enfermagem?

Apesar de as duas graduações serem bem diferentes, elas ainda apresentam alguns pontos em comum. As duas faculdades contam bastante com atividades práticas, como idas aos laboratórios, estágio supervisionado, sempre aprendendo como é o dia a dia de cada profissão.

Além disso, há matérias das ciências biológicas que são comuns entre Psicologia e Enfermagem.  Por fim, para concluir a graduação com sucesso, os alunos devem entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no final da graduação.

E agora? O que devo fazer?

Como dito acima, escolher o seu futuro é realmente muito difícil. Por isso, você deve ler muito sobre as áreas que você possui interesse e, especialmente, sobre as profissões que você possui afinidade. Mas, não se desespere e fique tranquilo.

Antes de tudo, pense nas áreas que te chamam mais atenção e naquelas que você se conecta. Afinal, não adianta nada optar por Psicologia ou Enfermagem e não gostar da área biológica, não é verdade? Estude cada grade curricular com muito cuidado e calma, e veja quais instituições de ensino oferecem o curso e que são interessantes para você.

Outro ponto super importante é pesquisar sobre o dia a dia da profissão. Por exemplo, você prefere trabalhar em equipe ou sozinho? Gosta de lidar com pessoas ou é mais introvertido? Não esqueça também de pesquisar sobre os salários e como é o mercado de trabalho na região em que você mora. Porém, não deixe a ganância falar mais alto, pois é muito frustrante ganhar um salário alto, mas não ser realizado profissionalmente. 

E aí? O que achou das diferenças entre as graduações de Psicologia e Enfermagem?

Confira alguns conteúdos que separamos especialmente para você:

Faculdade de Psicologia: o que saber antes do vestibular

Quanto ganha um psicólogo?

Duração do curso de Psicologia

As principais áreas da Psicologia

O que faz um enfermeiro?

Saiba a duração do curso de Enfermagem

Enfermagem EAD: tudo o que você precisa saber sobre o curso

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.