InícioGraduaçãoAgronomiaQuais as 5 maiores inovações na área da Agronomia?

Quais as 5 maiores inovações na área da Agronomia?

Quais as 5 maiores inovações na área da Agronomia? E o que elas têm a ver com a nossa vida e com a profissão de engenheiro agrônomo?

O âmbito tecnológico e das inovações incorporam a nossa rotina. E é claro, que ao longo da graduação na área da Agronomia e da profissão de engenheiro agrônomo, não seria diferente.

Portanto, se a tecnologia está mudando o mundo, a agropecuária, a alimentação e todos os aspectos que envolvem o agrônomo, estão mudando junto.

Acompanhe este artigo para conhecer as inovações na área da Agronomia.

Consequências das inovações na área da Agronomia

A princípio, você pode pensar que são atividades ligadas a um departamento de TI ou faculdade de Engenharia Civil. Mas, o Brasil é o país do agronegócio, sendo considerado o “celeiro” do mundo.

Ademais, somos produtores e exportadores mundiais. Exemplo isso, é o nosso Produto Interno Bruto (PIB), que chega a quase 30% só no setor do agronegócio.

Consequentemente, devido a sua importância estratégica, este setor foi absorvendo cada vez mais inovação e tecnologias. Ano após ano, os investimentos no agro são cada vez maiores.

Uma área sempre em desenvolvimento no Brasil

Sobretudo, as diversas tecnologias e novos conhecimentos aplicados à cadeia produtiva do agronegócio, têm repercussão imediada na atividade das profissões relacionadas.

Também, essas novidades revolucionam o setor, melhorando a qualidade das produções. Ainda, impactam diretamente a qualidade dos produtos brasileiros, repercutindo assim, de forma positiva – ou não, perante o comércio mundial.

Em suma, isto fez com que nós assumíssemos um papel de protagonismo mundial no setor. E, este status deve-se ao emprego de inovações como drones, mobile e Big Data.

Por fim, foram criadas diversas startups voltadas para este novo momento da agricultura e pecuária em nosso país. Assim, pode-se afirmar que uma verdadeira revolução tecnológica tem ocorrido no território nacional.

Conheça agora quais as cinco maiores inovações na área da Agronomia

Há cerca de quinze anos (até antes um pouco antes) começaram a surgir o que chamamos de incubadoras tecnológicas nas universidades e demais instituições de ensino.

Estes setores são uma extensão da graduação, e são responsáveis não só pela criação de diversas startups, mas também outras inovações na área de Agronomia no Brasil, as Agrotechs.

  •  Agrotechs

Segundo a AgTech Garage, existem cerca de 300 startups ligadas ao agronegócio brasileiro. Por ser um mercado tão vasto, a empresa realizou uma pesquisa onde mostrou que as principais áreas de atuação dessas startups são Internet das Coisas, desenvolvimento de softwares de gestão e agricultura de precisão. Ou seja, 100% voltadas para inovação e tecnologia.

Porém, não para por aí. Existem startups desenvolvendo projetos na área de segurança alimentar, educação, e-commerce e comercialização agropecuária.

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a área já soma R$1,55 trilhão ou 21,4% do PIB brasileiro.

Portanto, fique de olho nas Agrotechs, você ainda vai ouvir falar mais delas.

  • Mobilidade

Nos últimos anos, a tecnologia Mobile revoluciona o campo e a transmissão de dados, seja via satélite ou com a chegada do 4G em diversas localidades distantes.

Esta conexão permitiu um gerenciamento similar com de grandes centros de tecnologia. E, também, e um monitoramento ou suporte remotos de especialistas em diversas áreas do agronegócio.

Ademais, contempla a possibilidade de introduzir tecnologias que utilizam wireless, o que é muito bem-vindo junto aos agricultores mais tradicionais.

Decisões rápidas, monitoramento em tempo real, melhor utilização do tempo e recursos. Estes, dinamizam vários âmbitos do trabalho rural.

  • Sensores

Os chamados Sensores Inteligentes são utilizados com frequência no monitoramento de plantações e culturas diversas.

Basicamente, eles captam e verificam a saúde e situação das plantas, suas necessidades e outras informações. Estes sensores alinhados com a tecnologia de conexão 4G, permitem o monitoramento constante e em tempo real da plantação.

Cada agricultor pode buscar o tipo de sensor que mais se adapta as suas necessidades. Existem no mercado os mais variados tipos de sensores que monitoram os detalhes do plantio.

Dessa forma, ao monitorar a saúde da plantação, detecção de doenças e contaminações, acabam por possibilidar rápida ação dos gestores para a solução do problema.

Por fim, os dados desta tecnologia costumam ser utilizados para o uso em sistemas que utilizam Big Data e que nos fornecem dados pormenorizados sobre diversas situações, status e métricas.

  • Big Data

Pode-se dizer que este trata de uma coletânea de dados. Porém, são mais úteis e organizados do que você imagina.

Como no caso dos sensores, que monitoram uma plantação e captam seus dados, o Big Data reúne todas as informações. Todavia, elas são provenientes dos setores de uma empresa ou cooperativa.

Através de análises de Business Intelligence (BI), estes dados permitem a quem trabalha sobre eles (agrônomos ou técnicos) obter insights, soluções para determinada necessidade ou planejamento.

Logo, todos os detalhes do negócio podem ser vistos através de sistema em nuvem, facilitando a vida do engenheiro agrônomo e otimizando o seu tempo.

Assim, o Big Data possibilita um melhor fluxo de informações, análises mais rápidas e qualitativas, com consequência direta na criação de estratégias de sucesso para o agronegócio.

  • Drones

A tecnologia de Drones é uma das mais aplicadas ao setor do agronegócio, seja para serviços junto à agricultura ou à pecuária. Esta inovação foi tão bem-vinda por parte das empresas e produtores autônomos que as instituições já oferecem aulas.

Assim, pensando em você e na sua curiosidade, organizamos uma lista dos mais comuns dados aos drones na  agropecuária:

1 – Análise da lavoura

É um dos usos mais conhecidos dos drones. Servem para analisar a plantação e detectar pragas e doenças, falhas de plantio, excesso de irrigação, entre outros. São aliados a softwares para análise das imagens captadas. Do alto, é possível analisar a coloração da planta para detectar a presença de fungos, por exemplo.

2 – Acompanhamento da safra

Plantar, deixar crescer e desenvolver, para então, realizar a colheita. Acompanhar e monitorar a safra de uma forma panorâmica é um grande emprego do drone na agricultura.

3 – Monitoramento de pastagens

Uma das práticas mais comuns do pecuarista é transportar uma grande quantidade de gado para um pasto melhor. Porém, antes de realizar este movimento dentro ou fora da propriedade, precisa-se saber qual o local adequado. Atualmente, o drone auxilia essa análise.

4 – Vigilância

Rápidos e dinâmicos, os drones têm em sua origem o uso no setor de vigilância junto às forças armadas. Consequentemente, seu uso pode ser adotado para cuidar dos limites da propriedade e ajudar na prevenção de crimes de abigeato (roubo de gado).

5 – Busca de animais perdidos

Isso é muito comum em fazendas com grandes extensões. Caso um animal se separe do rebanho ou rompa uma cerca, o drone pode encontrá-lo e até tocá-lo de volta.

Considerações finais sobre as cinco maiores inovações na área da Agronomia

Sobretudo, o artigo abordou basicamente as tecnologias e inovações mais presentes no cenário atual. As 5 maiores inovações na área da Agronomia tratadas aqui, foram escolhidas em razão da popularidade de uso dentre os agrônomos e demais produtores.

Por fim, entende-se que ao tratar de inovação, o termo torna-se autoexplicativo. A tecnologia não para. Assim, siga antenado nas inovações na área da Agronomia.

Leia mais:

O que faz um enfermeiro-chefe?

O que faz um agrônomo?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.