InícioDicasQuais as linguagens de programação mais requisitadas no mercado?

Quais as linguagens de programação mais requisitadas no mercado?

Inicialmente, se você não quer perder seu tempo com certos estudos, conheça quais as linguagens de programação mais requisitadas no mercado. Assim, se você pretender reservar seu tempo e energia necessários para aprender novas linguagens de programação, saberá que aqueles que você escolheu são as mais solicitadas do mercado.

Afinal de contas, se você pretender iniciar ou avançar em uma carreira de desenvolvimento, você precisará estar à frente da classe metafórica. Assim, será preciso saber quais as linguagens de programação são as mais populares, quais são úteis e quais estão surgindo no mercado – e então se preparar para aprendê-las. Não sabe por onde começar? Não se preocupe, já fizemos o trabalho pesado para ti e analisamos os dados do desenvolvedor e do mercado nos últimos anos. Tudo isso com a finalidade de identificar tendências e tirar conclusões que o ajudarão a planejar sua educação em programação e desenvolvimento. Aqui neste texto, vamos te guiar pelas linguagens de programação mais requisitadas e dar algumas dicas sobre como aprendê-las.

Porém, antes de começarmos, vamos recapitular como criamos essa lista em primeiro lugar. Quando nos sentamos para descobrir quais poderiam ser as linguagens de programação mais procuradas para 2021, tivemos duas questões principais na pesquisa:

  • Quais linguagens de programação estão sendo mais requisitadas no mercado?
  • Quais linguagens de programação estão crescendo em termos de popularidade e terão uma alta demanda em breve?

Assim, você provavelmente pode adivinhar a razão por trás de nossa primeira questão. Embora seguir tendências nem sempre seja a melhor maneira de se descobrir quais as linguagens de programação priorizar. A prioridade de uma linguagem pode indicar sua proeminência no mercado. Então, uma regra geral para você é a seguinte: quanto mais usada uma linguagem de programação é, provável que algum desenvolvedor lidará com ela.

As linguagens de programação mais requisitadas do mercado de trabalho atualmente

De forma simples, aqui serão consideradas quais as habilidades estão prestes a se tornar as linguagens de programação mais requisitadas do mercado de trabalho. Para conseguir realizar isso, analisamos as pesquisas de desenvolvedor do Stack Overflow, uma plataforma voltada para desenvolvedores de software, nos últimos dois anos. Por consequência, observando essas tendências, descobrimos que o Rust, Python e Typescript lideram a pesquisa para as linguagens mais amadas em 2019 e 2020. Com apenas uma pequena mudança ao longo dos anos. Da mesma maneira, Python, JavaScript e Go governam as três primeiras listas dos mais procurados da Stack Overflow em ambos os anos.

Por outro lado, dada a sua prevalência na mente dos desenvolvedores, as hipóteses de essas cinco línguas aumentarem sua popularidade são altas. Portanto, vale a pena incluí-las em nossa lista. Assim, dentro dessa classificação de cada idioma, existe a dependência de outros fatores. Por exemplo, Python sempre costumava ocupar um lugar entre os cinco primeiros nas listas mais comumente usadas. Agora que descobrimos nosso processo de escolha das linguagens de programação mais requisitadas do mercado, confira nossa breve lista.

JavaScript

Geralmente, esse idioma é usado para o desenvolvimento web, desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de aplicativos móveis e na construção de servidores web. Ainda assim, segundo Pesquisa de Desenvolvedor de 2020 do Stack Overflow, JavaScript hoje em dia é a linguagem mais usada no mundo (69,7%), seguido por HTML / CSS (62,4%). Também é a linguagem de programação mais procurada por gerentes de contratação nas Américas.

Desse modo, o JavaScript é usado para gerenciar o comportamento das páginas web. Com ele, os programadores podem criar elementos dinâmicos da web, como gráficos animados, mapas interativos, botões clicáveis e muito mais. Nesse sentido, os programadores que usam HTML, CSS e JavaScript em conjunto obtêm um nível mais alto de controle do site e podem fornecer uma melhor experiência do usuário em termos de navegação e legibilidade.

Ou seja, o JavaScript é a linguagem de programação mais comum em uso hoje em todo o mundo. E por um bom motivo, a maioria dos navegadores web acaba usando, além de ser uma das linguagens mais fáceis de se aprender. Para isso, não é necessário quase nenhum conhecimento prévio em codificação – uma vez que você começa a aprender pode praticar e brincar com ela imediatamente. Além disso, como a linguagem de programação é onipresente, existem inúmeras comunidades, cursos e meios de suporte profissional disponíveis online. Esse suporte, além da excelente, acaba tornando o JavaScript o número um em nossa lista das linguagens de programação mais procuradas.

Python

De início essa linguagem de codificação é usada no desenvolvimento back-end, na Ciência de Dados e também para desenvolver aplicativos em geral. Dessa forma, o Python é uma linguagem de programação de propósito geral que busca capacitar os desenvolvedores a usar vários estilos de programação diferentes (ou seja, funcional, orientado a objetos, reflexivo, entre outros) ao criar programas. Várias ferramentas e plataformas digitais muito populares foram desenvolvidas em Python, incluindo o YouTube e o Google Search. Ademais, de acordo com o HackerRank, ela é a segunda linguagem de programação mais requisitada para contratação de gerentes nas Américas.

Por analogia, como o Python é uma das linguagens mais fáceis de se aprender e usar, ela acaba sendo ideal para programadores iniciantes e experientes. A linguagem de programação também vem com uma extensa biblioteca online e gratuita, que oferece suporte a comandos e tarefas mais comuns, Suas qualidades de interação também permitem com que os programadores tenham o código à medida que avançam. De maneira a reduzir a quantidade de tempo desperdiçada na criação e no teste de longas seções de código. Por essa razão até mesmo usuários avançados se beneficiaram com a adição de Python ao seu catálogo mental de linguagens de programação. Simplesmente pelo motivo de mais de 50% dos gerentes de contratação buscarem candidatos que conheçam essa linguagem, segundo o site Bootcamp Berkeley.

Linguagens de programação HTML e CSS

À primeira vista, o HTML busca ser usado em documentos da web em geral, no desenvolvimento de sites e manutenção dos mesmos. Enquanto que, o CSS, trabalha nas mesmas coisas e também no design do site em si. É possível dizer que as duas linguagens atuam em conjunto. Onde o HTML organiza o texto do site em pedaços e o CSS é o responsável em determinar a cor, tamanho e posição de todos os elementos da página. Essencialmente, o HTML é usado para descrever páginas da web com texto comum, ele não tem a mesma funcionalidade das outras linguagens de programação, porém se usado em conjunto, pode acabar se tornando uma ferramenta poderosa.

Simultaneamente, o CSS também é bastante conveniente, pois a organização do site do HTML para o CSS significa que os usuários não precisam reescrever completamente uma página da web apenas para mudar uma cor. Ambas as linguagens são bem acessíveis para os programadores iniciantes e são recomendadas para qualquer um começar. Isso devido à sua simplicidade e fácil aplicabilidade na web. Portanto, se você é novo nas linguagens de programação, não há razão para não aprender CSS e HTML antes de lidar com linguagens mais complexas. Por fim, esperamos ter respondido algumas de suas questões e desejamos bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.