InícioDicasFormação acadêmicaQuais as melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo?

Quais as melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo?

Ao parar para pesquisar e analisar com cuidado as faculdades de Arquitetura e Urbanismo é bem comum bater aquela dúvida.

Deixe com a gente! Em meio de tantas opções, vamos te ajudar a escolher entre as melhores faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Em primeiro lugar, é preciso destacar que a escolha de uma boa graduação na área não vai apenas ajudar o seu futuro profissional através dos conhecimentos adquiridos, mas também melhorar a reputação. Pois, uma instituição reconhecida pelo seu método de ensino é capaz de formar bons profissionais, certo?

Visto que, há algum tempo era comum pensar que as melhores eram sempre as públicas renomadas, com vestibulares super concorridos e um horário de estudo que, na vida corrida de hoje em dia, nem todo mundo consegue acompanhar. Ou, ainda as particulares, com mensalidades que não são a realidade da grande maioria dos estudantes.

No entanto, felizmente, esse pensamento vem mudando nos últimos anos. Atualmente, muitos já tem consciência de que, sim, é possível fazer um curso de Arquitetura e Urbanismo de ótima qualidade e pagando uma mensalidade que cabe no bolso.

Quais as melhores faculdades públicas de Arquitetura e Urbanismo?

Se você sonha em se tornar um arquiteto e urbanista, já deve ter olhado, alguma vez, os cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior públicas. Com várias delas ficando no topo das listas das melhores do país, e até aparecendo entre as melhores do mundo.

No entanto, essas instituições possuem vestibulares super concorridos. Para quem está na dúvida sobre qual é a melhor, confere a lista que separamos a seguir.

Nela, nós trouxemos os dados do Ranking Universitário Folha (RUF), que faz todos os anos uma lista com as melhores instituições, utilizando vários métodos de avaliação. Dito isso, as três primeiras colocadas do tipo públicas são:

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade de São Paulo (USP)

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) aparece em primeiro lugar no ranking de Arquitetura e Urbanismo do RUF. A FAUUSP ainda ranqueia em primeiro em quase todos os requisitos de avaliação aplicados.

O curso, e consequentemente, a profissão de Arquitetura e Urbanismo são bem antigos. Ele foi fundado em 1948 e ganhou a forma atual após reformas educacionais realizadas na década de 60. A instituição conta hoje com dois edifícios, um canteiro de obras experimental e um atelier de escultura. Todos os espaços são dedicados exclusivamente à graduação e às pós-graduações na área.

A USP tem um dos vestibulares mais concorridos do país e o segundo maior do Brasil, a Fundação Universitária para o Vestibular, FUVEST. Ela também possui vários convênios internacionais e programas de pesquisa científica. Tudo isso funciona para garantir que ela mantenha a sua alta classificação no mercado.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A instituição considerada a segunda melhor faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Brasil é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela é a mais antiga do estado, tendo sido fundada em 1927. O curso existe desde 1995.

A UFMG, que tem mais de 30 mil anos e conquistou uma nota 4 no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O curso oferece disciplinas obrigatórias e várias optativas. Já a instituição conta ainda com programas de iniciação e pesquisa científica, além do acesso a laboratórios.

As aulas da graduação em arquitetura e urbanismo da UFMG acontecem apenas no período diurno. O vestibular dela também é bastante concorrido, com uma média de 34,8 candidatos por cada vaga oferecida de maneira geral.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A terceira instituição pública a aparecer na lista dos melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essa instituição tem mais de 200 anos de história e é uma das mais tradicionais do país.

A Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU UFRJ) foi fundada em 1945 por um decreto de agosto daquele ano. Entre os profissionais renomados que estudaram lá estão: Oscar Niemeyer, Maurício Roberto e Affonso Eduardo Reidy.

A FAU ainda oferece aos alunos um programa de intercâmbio, que busca mobilidade internacional. Nele, os estudantes podem estudar durante um ano em instituições de países que possuem acordos com ela.

A UFRJ conta com vários laboratórios para aulas práticas e uma boa colocação no mercado. Isso faz com que os profissionais que saem de lá tenham uma boa aceitação.

Quais as melhores faculdades particulares de alto custo de Arquitetura e Urbanismo?

Além das universidades públicas, existe a opção das faculdades privadas que oferecem a graduação em Arquitetura e Urbanismo. Várias delas tiveram um ranking bem alto no RUF, de acordo com o desempenho da instituição e dos alunos.

Contudo, como você verá a seguir, algumas delas são um investimento bem alto. Isso ocorre devido a vários fatores, como corpo docente, tradição e até mesmo o local onde ela fica localizada.

A seguir, separamos para você três das instituições particulares de alto custo que aparecem na lista das melhores do país.

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCRS)

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Uma das instituições de ensino superior privadas de alto custo mais bem colocada no ranking das melhores faculdades de arquitetura e urbanismo, segundo o RUF, é a Universidade Presbiteriana Mackenzie (ou, simplesmente Mackenzie), que fica localizada em São Paulo.

É preciso destacar, antes de tudo, que essa é uma das universidades mais antigas e tradicionais do Brasil. O curso de Arquitetura e Urbanismo possui um século de idade e recebeu nota 4 no Enade.

Por conta disso, os profissionais formados nela possuem uma boa aceitação no mercado de trabalho. O custo disso, no entanto, é bem alto. As mensalidades ultrapassam os R$3.500 e a graduação é na modalidade 100% presencial.

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Outra instituição que marcou presença na lista das melhores faculdades privadas de Arquitetura e Urbanismo do RUF, foi o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, que foi fundado em 1925.

O curso da Belas Artes alcançou a 6º posição de melhor avaliação do mercado e ficou em 13º no ranking geral. A universidade conta com vários laboratórios e eventos, além de programas internacionais e um núcleo de empreendedorismo.

As mensalidades aqui podem chegar perto dos R$5 mil. Mas, variam de acordo com o horário escolhido pelo estudante. Sendo que o período da manhã costuma ser mais caro, enquanto que no noturno o preço é um pouco menor.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mais uma instituição privada de alto custo que integra a lista dos melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo, ostentando nota 4 no Enade é a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Ela ficou ainda com a 4ª melhor avaliação do mercado pelo RUF. A alta classificação vem junto com o renome nacional da rede, que pode ser encontrada por todo o país.

A PUC oferece aos estudantes acesso a laboratórios e até a um canteiro de obras próprio. O espaço serve para a realização de aulas práticas, nas quais os estudantes podem vivenciar a realidade da profissão em um ambiente controlado. Além do mais, ela é bem conceituada no mercado e recebe elogios constantes dos profissionais que se formaram por lá.

Quais as melhores faculdades particulares com preços acessíveis de Arquitetura de Urbanismo?

A gente sabe bem que os preços de tais instituições de alto custo estão fora da realidade da maioria das pessoas. Porém, não deixe que esses preços para o curso de Arquitetura e Urbanismo nas instituições que foram citadas no tópico anterior te desanimem. Há outras soluções.

Desde já, saiba que a ideia de precisar pagar rios de dinheiro para ter acesso a uma educação de nível superior e qualidade é algo que ficou bem no passado. Afinal, hoje em dia existem ótimas faculdades que cobram um valor justo. Todas as que vamos mostrar a seguir são certificadas pelo MEC e tiram pontuações altas no Enade.

O melhor é que elas também costumam oferecer opções de estudar tanto de forma presencial quanto na modalidade semipresencial. Essa última, inclusive, é perfeita para quem precisa trabalhar ou não tem tanto tempo para estar em uma sala de aula todos os dias da semana. Os dois modelos possuem preços igualmente acessíveis.

Dito isso, algumas das melhores instituições com preços que cabem no bolso são:

  • Faculdade Anhanguera
  • Faculdade Pitágoras
  • Faculdade Unopar

Confira a seguir algumas características e diferenciais de cada uma delas.

Faculdade Anhanguera

A Faculdade Anhanguera é uma das instituições que oferecem um ótimo curso de Arquitetura e Urbanismo há um preço justo. Ela está presente em 20 estados brasileiros e marca presença constante na lista das melhores do país.

A instituição foi fundada em 1994 e desde 2004 faz parte do maior grupo educacional do Brasil. Ela ainda apresenta ótimas notas, e com consistência, nos principais índices de avaliação educacional. Outro ponto positivo é o fato dela contratar especialistas, mestres e doutores como professores das disciplinas na área.

O curso de Arquitetura e Urbanismo oferecido na faculdade Anhanguera, além de ter um preço amigável, possui alguns diferenciais. Um deles é ter a graduação na modalidade semipresencial. Nesse modelo o aluno conta com disciplinas interativas (DIs) e faz encontros presenciais de uma a três vezes por semana.

Uma das vantagens de estudar na Anhanguera é a oportunidade de participar de atividades extracurriculares exclusivas, com as trilhas de carreira. Os conteúdos dessas atividades são gratuitos e totalmente online, e ensinam coisas importantes para o mercado de trabalho, como inglês e empreendedorismo.

A faculdade tem ainda acesso a um portal de vagas de estágio, o Canal Conecta. Ele liga os alunos a empresas do país todo e é voltado para quem estuda na instituição. O melhor de tudo, sem custo adicional na mensalidade.

Os preços, como já mencionamos, também merecem destaque. Nessa instituição é possível estudar com mensalidades a partir de R$449,90 e quem deseja ingressar nela, ainda tem a oportunidade de concorrer a vários tipos de bolsas de estudo.

Faculdade Pitágoras

Outra instituição que sempre aparece no ranking dos melhores locais para estudar Arquitetura e Urbanismo é a Faculdade Pitágoras. Fundada no ano 2000, no estado de Minas Gerais, hoje ela está presente em 16 estados brasileiros e oferece a graduação em 15 deles.

Um dos diferenciais de estudar na Pitágoras é o seu projeto acadêmico inovador. Ele usa o método BSC (Balanced Scorecard) para manter um método de ensino consistente, além de aplicar atividades que irão provocar o aluno e o motivarem a aprender ainda mais. Além disso, ela é reconhecida por oferecer um projeto de estudo dirigido desenvolvido por especialistas.

A instituição ainda oferece aos seus alunos o acesso ao Canal Conecta. Ela também oferece o curso nos modelos presencial e semipresencial, que é perfeito para quem já trabalha, mas ainda deseja fazer uma graduação.

Portanto, os valores da graduação provam que é possível estudar sem gastar muito. As mensalidades são a partir de R$449,90 e é possível conseguir bolsas de estudo e outros tipos de desconto.

Faculdade Unopar

A Faculdade Unopar foi fundada em 1972 e sempre aparece na lista das melhores faculdades particulares de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, com ótimas avaliações no mercado.

Logo, um diferencial dessa instituição é que o curso é ofertado na forma semipresencial. Portanto, os encontros nas salas de aula são realizados apenas uma vez por semana. As demais aulas são assistidas através de uma plataforma online e o aluno é quem faz o seu próprio horário.

Além disso, ela ainda conta com um sistema de avaliação continuada. Portanto, esse sistema é usado para acompanhar o desempenho individual do estudante em todas as atividades e não só no final do semestre. Já na plataforma online, o aluno tem acesso a um sistema de apoio personalizado para as necessidades de cada momento da graduação.

Uma das principais vantagens de optar por estudar naUnopar é que ela possui unidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Além disso, as mensalidades cabem no bolso, custando a partir de R$449,90. Além disso, é possível ainda ganhar descontos com bolsas de estudo e outros benefícios.

Quais são as formas de ingressar no curso?

Já decidiu qual faculdade você vai querer após ver as que oferecem os melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo? Saiba que existem vários meios de ingressar na graduação e eles podem mudar de instituição para instituição. Por isso, é importante sempre conferir o portal próprio do local que você escolheu para estudar.

No entanto, existem alguns métodos que são os mais tradicionais e populares, sendo adotados pela maneira das faculdades até hoje. São eles:

  • Vestibular tradicional
  • Vestibular online
  • Vestibular agendado
  • Ingressar com a nota do Enem

Vestibular tradicional

O vestibular tradicional é uma das formas mais convencionais de conseguir entrar no curso de Arquitetura e Urbanismo. Ele costuma seguir um padrão de funcionamento, com pouquíssimas mudanças entre as instituições.

No entanto, no geral, o aluno precisa fazer a inscrição para o curso através do site da instituição na data de abertura. Após a inscrição, em alguns casos será necessário realizar o pagamento de um boleto com uma taxa.

Portanto, a maioria das instituições fazem vestibulares duas vezes por ano, para selecionar alunos para a nova classe e elas costumam acontecer nos finais dos semestres. As provas costumam ser aplicadas em um único dia.

O vestibular da USP, a FUVEST, é a exceção para esse caso, já que as inscrições abrem apenas uma vez no ano, normalmente em agosto, e conta com um método de avaliação em duas fases.

Vestibular online

As faculdades Anhanguera, Pitágoras e Unopar oferecem ainda a modalidade de vestibular online. Nele, os alunos podem optar por fazerem a prova sem saírem do conforto das suas casas através de uma plataforma online, que dá cinco tentativas com 60 minutos para finalizar. No entanto, a única necessidade é ter um computador com acesso à internet.

Por conseguinte, a principal vantagem é que em até quatro dias os resultados já são divulgados. Após isso, os selecionados para as vagas já podem finalizar a matrícula.

Vestibular agendado

Esse método de entrada funciona de maneira bem parecida com o vestibular tradicional. A diferença, é que no vestibular agendado o candidato pode escolher o dia e horário para fazer a prova, ao invés de precisar ir até a instituição no dia pré-definido.

Portanto, essa modalidade é ótima para pessoas que trabalham ou não podem comparecer no dia do tradicional por qualquer outro motivo.

Ingressar com a nota do Enem

Por último, um método de entrada que muitas instituições adotam é a nota do Enem para avaliar os conhecimentos dos estudantes. Nele, o vestibulando precisa apenas escolher se candidatar usando a pontuação do exame no mesmo local da inscrição para um dos tipos de vestibulares.

Portanto, não há a necessidade de fazer outra prova. Legal, não é? O melhor é que, além de poupar tempo, esse tipo de ingresso na faculdade costuma conceder bolsas com variadas porcentagens para os estudantes que tiraram uma boa nota no Enem.

Como encontrar e escolher uma boa faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

Nós mostramos para você listas com ranking das melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo em cada categoria, mas como encontrar uma boa instituição de ensino superior?

A resposta para essa pergunta é: pesquisando bastante e avaliando todos os detalhes. O método de ensino aplicado, a grade curricular, quem são e como é o currículo dos professores, como é a infraestrutura, etc.

Entretanto, uma boa forma de fazer isso é conversar com ex-alunos. Eles são a fonte perfeita de conhecimento sobre o local.

Com todas as respostas em mãos, faça um apanhado geral e veja se o resultado é positivo, visto que é o conjunto de tudo isso que indica se uma faculdade é boa ou não.

Mas antes de escolher, é preciso também analisar as características de cada uma das opções disponíveis e verificar qual é a melhor para você. Porque no fim, tudo vai depender de qual é a melhor opção para sua realidade.

Contudo, existem algumas dicas que podem facilitar essa busca. A primeira é, detalhe às suas necessidades. Você tem tempo para uma graduação presencial ou a flexibilidade da semipresencial casa melhor com a sua rotina? Respondendo a isso você já consegue cortar algumas opções.

Outra dica é ver quais as opções mais próximas de você. Gastos com mensalidade e deslocamento devem também ser colocados no papel e levados em consideração.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.