InícioDicasMercado de trabalhoQuais as tendências profissionais para 2022?

Quais as tendências profissionais para 2022?

A economia e o mercado de trabalho ainda sofrem os impactos do pior período da pandemia. Mas, ao mesmo tempo, o PIB (Produto Interno Bruto) mostra indicadores de estabilidade e a taxa de desemprego vem recuando mês a mês. E se você pretende ingressar no mercado de trabalho, preparamos um artigo sobre quais as tendências profissionais para 2022.

Se o ano de 2021 trouxe a vacina para mais pessoas em todo o país, também representou um reaquecimento da economia num todo. E isso gera novos postos de trabalho e em áreas que apareceram ou cresceram em função da pandemia.

Não há dúvidas que a tecnologia foi um dos setores que mais evolui no mundo desde 2020. Mas esse avanço tecnológico também fez outros segmentos da economia se reinventarem e crescerem.

Por isso, o ano de 2022 se mostra como fundamental para a retomada da economia em todo o planeta. E pode ser o ano da transformação para quem inicia sua carreira profissional. Portanto, tenha uma boa leitura e que você ganhe mais argumentos para tomar suas decisões.

Leia também: Vale a pena estudar Enfermagem em 2022?

Quais profissões em alta em 2022?

A diminuição da taxa de desemprego representa um cenário favorável para quem vai iniciar uma carreira profissional. Mas também para quem busca recolocação no mercado de trabalho ou mudança de área.

A retomada dos acordos e negócios vem acontecendo, mas sob os novos conceitos de trabalho que eles refletem na relação empresa e colaborador. E isso pode ser um privilégio para os jovens estudantes que têm a tecnologia no sangue.

Vale lembrar que 2022 é ano de eleições, e as profissões na área política podem representar uma alternativa para quem busca seguir essa carreira.

Sendo assim, listamos algumas áreas e profissões que devem ter alta demanda em 2022.

Saúde

Infelizmente, a pandemia de Covid-19 ainda não terminou. Dessa maneira, as tendências profissionais para 2022 na área da saúde continuam se mostrando vantajosas, como:

Biomédica(o) – realiza estudos sobre o corpo humano e suas reações diante de vírus e bactérias para a criação de vacinas e medicamentos.

Enfermeira(o) – hoje, o profissional de enfermagem faz muito mais que cuidar de pacientes e auxiliar os médicos. Ele deve participar de times multitarefas e ter conhecimentos de gestão e administração.

Farmacêutica(o) – participa dos estudos científicos de medicamentos, vacinas e cosméticos nas indústrias farmacêutica e de higiene e beleza.

Fisioterapeuta – trabalha na prevenção, promoção e reabilitação da saúde das pessoas, auxiliando na recuperação de indivíduos com disfunções em razão de problemas de saúde.

Gestor de Saúde Pública – vai comandar locais pertencentes ao SUS (Sistema Único de Saúde). Portanto, participará de processos e etapas administrativas, compra e venda de insumos, licitações, gestão de recursos e prestação de contas.

Gestor Hospitalar – responsável por gerencia uma unidade hospitalar e todas as suas operações, desde o atendimento até o faturamento, passando por criação de planejamentos e métodos.

Psicóloga(o) – como a pandemia mexeu demais com nossa saúde mental, o profissional de Psicologia se tornou essencial no auxílio às pessoas a encontrarem caminhos para a saúde emocional.

TI

Em 2020, pandemia significou home office. Que, por sua vez, significou transformação digital veloz nas companhias. E as tendências profissionais em 2022 na área de TI têm com perspectiva de altos salários.

Várias profissões em TI se beneficiaram com o home office. E como a segurança é ponto chave nessa área, um exemplo de profissão em alta em 2022 é o “hacker do bem”. Mas outras carreiras também são promissoras, tais como:

Analista e desenvolvedor(a) de sistemas – será responsável por analisar a empresa e seu ramo de atuação para criar, implementar e gerir sistemas. Pode seguir carreira com desenvolvimento de softwares e aplicativos, gestão de banco de dados e linguagem de programação. Além disso, pode oferecer treinamentos e consultorias.

Arquiteto de dados – vai analisar e adequar dados, trabalhar com algoritmos e linguagens SQL e Phyton, além de utilizar Inteligência Artificial para criar variadas aplicações. As atividades do dia a dia mais frequentes serão desenvolvimento e gestão de arquiteturas de dados. Mas também adequar a arquitetura com as necessidades do negócio e descobrir como automatizar tarefas.

Desenvolvedor Back-End – de uma forma simplista, será o responsável por deixar sites no ar e em funcionamento pleno. Tudo o que os usuários enxergam num site é controlado pelo desenvolvedor back-end por meio de códigos e linguagens de programação. Mas, no dia a dia, as atividades desse profissional são muito mais amplas.

DevOps – vai atuar com desenvolvimento de softwares, operando em uma rotina de análise, planejamento, desenvolvimento e automação até a finalização do produto.

Finanças e Contabilidade

Devido à retomada de investimentos estrangeiros e o surgimento de muito negócios próprios, a área de Finanças e Contabilidade promete alta em 2022. Algumas das profissões mais promissoras são:

Ciências Contábeis – vai atuar com gestão, finanças e controladoria, ciclo contábil, auditoria, entre outros setores. Esse profissional geralmente tem vocação para números e raciocínio lógico. E vai usar essas habilidades para seguir carreira em grandes empresas privadas ou públicas, abrir escritório próprio ou prestar serviços de consultoria.

Gestão Financeira – esse profissional vai planejar, implementar, executar, monitorar e avaliar as melhores práticas financeiras. Pode atuar em instituições públicas ou privadas de quaisquer segmentos, pois a enorme maioria delas possuem um departamento financeiro.

Consultoria de Fusões & Aquisições – será um especialista em comandar os processos de consolidação de empresas após fusão ou compra de outra companhia. Dentre esses processos estão avaliar o mercado e oportunidades de negócios. Além de avaliar empresas, encontrar possíveis investidores e apresentar modelos financeiros, elaborar valuation, due diligence e cálculos de dívidas.

Descubra sua área e vá em frente!

Além dessas áreas e profissões, você pode pensar em outras caso não se encaixe às carreiras que citamos. Também estarão em alta em 2022, profissões nas áreas de Engenharia. Algumas delas são Gerente de Supply Chain, Engenheiro de aplicações em vendas, Gerente de Projetos, Coordenador de planejamento e Atendimento ao Cliente, e Engenheiro de Produção.

Marketing e Vendas são outras áreas para ficar de olho. As carreiras que mais vislumbram sucesso são como Executivo de Contas, Gerente de e-commerce e Marketing Digital. Gerente de Produtos Digitais e Analista de Market Place são outras profissões.

Não importa se sua vocação é para Exatas, Humanas ou Ciências Biológicas. Com algumas horas de pesquisa, respeito à sua aptidão e força de vontade você se dará bem. E vai encontrar um curso ou uma carreira que te faça feliz neste e nos próximos anos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.