InícioGraduaçãoEngenharia CivilQuais as vantagens de fazer Engenharia Civil semipresencial?

Quais as vantagens de fazer Engenharia Civil semipresencial?

Sabemos que Engenharia Civil é um dos cursos queridinhos entre estudantes brasileiros. A grande variedade do mercado de trabalho e os altos salários são alguns dos principais atrativos. Além disso, o mercado costuma permanecer em constante movimento, ganhando inovações e novas possibilidade com a tecnologia. Logo, é importante saber quais são as melhores áreas de atuação da Engenharia Civil atualmente. E quais as vantagens de fazer engenharia civil semipresencial atualmente?

O trabalho do Engenheiro Civil é primordial para o desenvolvimento, crescimento e manutenção de qualquer sociedade. É essa relação social próxima, além da possibilidade de utilizar a criatividade para criar, projetar e construir, que costuma atrair um número tão grande de alunos e profissionais.

Entre as principais funções de um engenheiro civil estão: projetar, executar, gerenciar e fiscalizar obras, sejam elas em viadutos, edifícios, túneis ou barragens. Entre as cidades brasileiras com mercado mais aquecido para engenharia estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Uma das etapas mais importantes para qualquer profissional é justamente o momento de terminar os estudos, escolher uma área de especialização e se dedicar para entrar no mercado.

E como é a dinâmica de um curso semipresencial?

No curso semipresencial os alunos realizam a maior parte das tarefas, provas e atividades no ambiente digital. Os encontros presenciais são poucos e a frequência pode variar de acordo com o plano de atividades de cada universidade. Em algumas, as aulas presenciais podem acontecer uma vez na semana ou no mês, por exemplo. Nas atividades online os alunos podem ter encontros ao vivo, aulas gravadas, atividades que simulem aulas práticas, exercícios, jogos de aprendizado, textos para leitura e indicação de diferentes materiais.

Justamente por isso é muito importante procurar por faculdades que tenham um ambiente virtual atualizado. Principalmente para um curso com atividades e aprendizados tão específicos como a Engenharia Civil. Um ambiente digital atualizado deve ser moderno, de fácil acesso, dinâmico e atrativo para os alunos. Ele vai influenciar diretamente no seu aprendizado e no envolvimento com o curso. Um bom espaço digital deve ser leve e de fácil navegação, reunindo materiais diversos. Enquanto isso, a interatividade com os colegas pode ser mantida por meio de fóruns.

Entre as possibilidades estão vídeos, interação com professores e colegas, espaço para provas e exercícios, apresentação de aulas imersivas, textos, leituras, demonstrações. Pesquise e peça para conhecer o ambiente digital das faculdades que você quer estudar. Esse pode ser um ótimo caminho para escolher o local de estudos mais eficiente e confortável para a sua formação.

Vantagens do curso de Engenharia Civil semipresencial

Uma das grandes vantagens de fazer um curso de Engenharia Civil semipresencal é poder equilibrar melhor vida pessoal e profissional. Com os horários de estudos e atividades mais flexíveis é possível que os alunos planejem melhor em que hora do dia querem estudar, em que hora querem trabalhar ou aproveitar seu tempo de descanso e lazer. Além disso, o tempo economizado com o deslocamento pode ser aproveitado para cursos extracurriculares e outras atividades em casa.

Os cursos presenciais costumam ter uma grade horária fixa e os alunos devem se adaptar aos horários, o que pode impedir que os estudantes realizem outras atividades ao longo do dia. Conciliar os estudos com os trabalhos também pode ser uma tarefa difícil na modalidade presencial. Por outro lado, a modalidade EAD permite que você mova seu tempo de aprendizado para horários mais alternativos como, por exemplo, assistindo aulas durante a noite em alguns dias e durante as manhãs em outro.

Outra vantagem, como já mencionamos aqui, é permitir o acesso a uma boa educação para pessoas de diferentes regiões do país, sem que isso envolva grandes mudanças de casa e rotina. Em algumas cidades menores pode ser mais difícil encontrar boas opções de graduação para diferentes cursos, por isso, muitos estudantes podem aproveitar as vantagens da modalidade presencial. No curso a distância o aluno pode desenvolver habilidades importantes como disciplina, organização pessoal, gestão do tempo e proatividade.

Como se preparar para a principais áreas da Engenharia Civil semipresencial?

As oportunidades de trabalho se dividem entre o setor público e privado. Um engenheiro civil pode elaborar orçamentos, realizar cálculos e estudos técnicos, planejar orçamentos e cronogramas, supervisionar construções, realizar fiscalizações e vistorias, além de emitir laudos técnicos. É um mercado diverso.

As possibilidades de trabalho são muitas e, depois de escolher a área que mais combina com você, o mais importante é se prepara. Além e estudar e buscar bons espaços de especialização, um bom engenheiro civil deve ter agilidade de pensamento, boa comunicação, flexibilidade para se adaptar e capacidade de liderança. Outras habilidades importantes são: vontade para inovar e boa visão de negócio.

Depois de conhecer um pouco mais das principais áreas de trabalho para os próximos anos, o mais importante além de estudar é conhecer de perto qual especialização funciona melhor para você. A diversidade de possibilidades permite o ingresso e o desenvolvimento de profissionais com características muito diferentes na engenharia. Por isso é tão importante entender o que funciona e se conecta melhor com cada um, contribuindo diretamente para manter e expandir a qualidade do mercado. Para te ajudar, trouxemos algumas das principais áreas de trabalho da Engenharia Civil:

Melhores áreas de atuação par o curso de Engenharia Civil semipresencial

  1. Construção Civil
  2. Logística
  3. Engenharia Sustentável
  4. Perícia
  5. Saneamento
  1. Construção Civil

Sabemos que a crise econômica que vem afetando o país também impactou esse ramo da engenharia. No entanto, muitas empresas têm solicitado abertura de capital e juros mais baixos. Além disso, facilidade para que construtoras e consumidores tenham acesso mais fácil a crédito imobiliário. Isso pode contribuir com um aumento pela demanda de engenheiros civis para essa especialização.

  1. Logística

A pandemia de Covid-19 impactou diretamente esse setor, que tem passado por inúmeras transformações. Uma das mais importantes é o aumento da demanda digital, e-commerce e marketplace. Logo, muitas empresas precisam aumentar seus investimentos nessa área para se manterem ativas no mercado. Com isso, a demanda por profissionais com especialização em logística inteligente aumente. É uma ótima área para investir tempo de estudo, pesquisa e prática nos próximos anos.

  1. Engenharia Sustentável

Criar espaços e soluções sustentáveis e em harmonia com o meio-ambiente é uma das tendências mais fortes ao redor do mundo. Principalmente no campo da engenharia. A preocupação com o uso sustentável de recursos e materiais é grande. Assim como a demanda por profissionais especializados em criar soluções que contribuam pelo bem-estar do planeta.

  1. Perícia

Nessa especialização os engenheiros avaliam construções em andamento, e também as que já estão prontas, para emitir laudos e pareceres técnicos. É uma área mais burocrática e costuma ser uma boa opção para engenheiros que preferem não acompanhar diretamente as obras. É um trabalho fundamental, já que atesta a inexistência de falhas e irregularidades.

  1. Saneamento

Essa área demanda bom conhecimento técnico sobre sistemas de abastecimento. Além disso, tratamento de esgoto e a relação deles com o meio ambiente, além da saúde pública. O profissional de saneamento trabalha com o uso da água em obras em geral, incluindo esgoto, água, drenagem e resíduos. Outra possibilidade importante de trabalho é o desenvolvimento de novas tecnologias para a área.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.