InícioDicasFormação acadêmicaQuais cursos preparam para a questão ambiental?

Quais cursos preparam para a questão ambiental?

Sem modismos ou efemeridades. A busca pela preservação e renovação do meio ambiente são pautas mundiais e assim será por muitos anos. E se é anseio da sociedade vivermos em harmonia com a natureza, os atuais estudantes devem olhar para o futuro profissional e o meio ambiente, e pensar: quais cursos preparam para a questão ambiental?

Se dedicar a temas como sustentabilidade, consumo consciente, escassez de recursos hídricos e minerais deixou de ser um “trabalho voluntário”. Há anos esses assuntos são predominantes no dia a dia de empresas e instituições de ensino.

E se é gestão e preservação do meio ambiente a área que te seduz a seguir carreira profissional, fique sabendo que o terreno de atuação é fértil. A seguir, conheça alguns cursos que preparam o estudante a ganhar a vida atuando junto às questões ambientais.

Leia também: Curso de Agronegócio: qual é a duração?

Quais graduações preparam para a questão ambiental?

Quem gosta do contato com a natureza e sabe de importância da preservação do meio ambiente, pode seguir carreira profissional com tranquilidade.

Confira alguns cursos que desenvolvem e habilitam os estudantes a terem uma profissão relacionada às questões ambientais:

Agronomia

No curso bacharelado de Agronomia, o estudante aprenderá como ser um profissional responsável que atuará em prol de uma economia produtiva sustentável. Encontrar o equilíbrio entre alta produtividade no campo e uso consciente dos recursos naturais é um dos principais desafios.

Algumas disciplinas da graduação são relacionadas às áreas de Zoologia, Zootecnia e Biologia, por exemplo. O curso de Agronomia forma profissionais capazes de encontrar soluções para melhoria das atividades agrícolas com total respeito ao meio ambiente.

Além de estar diretamente ligado às ações de manejo que preservem a natureza, o Agrônomo também pode atuar com exportação e importação de produtos agrícolas. Nas empresas, esse profissional vai encontrar um mercado bem exigente, porém, muito dinâmico.

Ciências Biológicas

O bacharelado em Ciências Biológicas forma biólogos, que são profissionais que estudam todos os seres vivos, bem como a origem da vida. Além disso, o curso capacita os estudantes a analisar como e de que forma as ações do Ser Humano impactam o meio ambiente.

O surgimento, a evolução e o funcionamento dos organismos vivos são estudos fundamentais para um biólogo. Na graduação, ele ainda tem disciplinas que vão de Zoologia à Biotecnologia.

Mas quem é da natureza e gosta de ensinar, também pode pensar em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Assim, a educação básica e fundamental são campos vastos para atuação.

Portanto, se gosta de ensinar, é curioso, paciente e gosta de estar em contato com a fauna e flora, a licenciatura em Ciências Biológicas é uma excelente carreira a se investir.

Engenharia ambiental

O profissional dessa área vai prestar seus serviços para criar projetos de desenvolvimento econômico sustentável. Ele vai atuar na análise, monitoramento, controle e recuperação da natureza e de eventuais recursos naturais.

A graduação em Engenharia Ambiental envolve múltiplas disciplinas. Por este motivo, o profissional pode se especializar em questões sanitárias. Assim, consegue criar projetos e soluções para problemas complexos em barragens, projetos de saneamento básico e correto despejo de resíduos.

Mas não é só em meio à natureza que o Engenheiro Ambiental pode trabalhar. As grandes cidades requerem tantas soluções para os problemas ambientais quanto o campo. Na graduação, o estudante aprende a analisar, manejar e acompanhar intervenções no meio ambiente que visem atividade comercial.

Assim, o profissional pode seguir carreira como consultor ou desenvolvedor de projetos em órgão do Governo, empresas públicas e privadas de saneamento e fornecimento de água e energia, departamentos indústrias voltados à preservação do meio ambiente, ONGs, entre outras entidades.

Gestão Ambiental

Quem escolher por atuar com Gestão Ambiental terá um papel fundamental para a continuidade das sociedades. Isso porque esse profissional será responsável por apontar como o homem pode reduzir seu impacto no meio ambiente.

Nessa carreira, é necessário senso crítico para idealizar projetos e estratégias a serem implementados pelo Poder Público e empresas privadas. Preservar e renovar a biodiversidade, e garantir a economia sustentável são algumas das principais atribuições do gestor ambiental.

A formação em Gestão Ambiental pode ser em bacharel ou tecnólogo. O curso superior forma profissionais para a área de estudos e pesquisas. Enquanto o tecnólogo vai permitir o trabalho de gestão do meio ambiente na prática.

Assim, o gestor ambiental pode seguir carreira em projetos de recuperação de áreas, projetos de reciclagem e descarte de resíduos, pesquisas sobre impacto do homem na natureza, projetos para o uso racional da água ou ainda educação ambiental em escolas e empresas.

Aptidão e outras profissões para a questão ambiental

Não resta dúvidas de que, para quem gosta de natureza, trabalhar com questões ambientais será prazeroso. Mas a vocação em lidar com o meio ambiente não torna a carreira menos desafiadora.

Seja por vocação ou por querer fazer parte da preservação do planeta, o profissional que quiser seguir carreira ao lado do meio ambiente deve investir em sua formação. É importante escolher uma instituição de ensino com credibilidade e escolher o curso que se adéqua a você.

Além das profissões já citadas, quem deseja lidar com as questões ambientais pode cursar: Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária, Engenharia Hídrica, Ecologia, Biotecnologia, Bioquímica, Oceanografia e até Ciência e Tecnologia das Águas.

Independentemente de sua escolha, o que importa é ter certeza da carreira a seguir. Depois disso, faça contatos com profissionais que já atuam na área, colhe depoimentos, peça orientações e faça perguntas. Assim, sua decisão terá mais chances de ter sucesso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.