Quais matérias são estudadas na Engenharia Civil?

Felipe Cortinas
Comunicador, jornalista, documentariasta e analista de marketing. Especializado em SEO e em estratégias de marketing inbound.Experiência como social media e criação de designs e vídeos em campanhas publicitárias.Gerenciamento de campanhas de Google Ads e SEO Local. Criação de sites e lojas online.Fotógrafo de eventos, videomaker e documentarista.
1

Crédito: Matérias Estudadas na Engenharia Civil-Foto de ThisIsEngineering no Pexels

Quando o assunto é faculdade de Engenharia civil, a primeira coisa que pensamos é quais matérias seriam estudadas nela.

Obviamente, todo curso de Engenharia civil segue um referencial do Ministério da Educação (MEC). Onde é exigida carga horária mínima de 3200 horas do curso em território nacional.

De maneira geral, o Engenheiro Civil tem como natureza de sua profissão as Ciências Exatas. E durante sua formação será a matéria predominante em sua grade curricular.

No entanto, um preparo prévio é essencial para que ocorra uma melhor compreensão dos temas abordados. E, consequentemente, melhor desempenho nos estudos.

O que devo saber antes de entrar na faculdade de engenharia civil?

Antes de tudo, é importante ter familiaridade com as matérias que serão estudadas na sua graduação.

Então, colocamos aqui algumas matérias base de qualquer engenharia que podem ser aprendidas no ensino médio. Assim como os assuntos que devem ser revisados antes de se iniciar a faculdade de engenharia civil.

Matemática

A princípio o básico da matemática parece ser o bastante. No entanto, com os conhecimentos das matérias a seguir, você estará ainda mais preparado para sua graduação:

  1. Regra de Sinais
  2. Frações
  3. Potenciação
  4. Radiciação
  5. Logaritmos
  6. Trigonometria
  7. Produtos Notáveis
  8. Funções: 1° e 2° graus, logarítmica e exponencial

É essencial saber desenhar os gráficos de funções e parábolas, pois este conhecimento será usado bastante na matéria cálculo da engenharia civil.

Física

De certa forma, quando iniciamos os estudos de física, primeiro tratamos de sua abordagem na mecânica:

  1. Movimento Uniforme
  2. Movimento Uniformemente Variado
  3. Movimento Circular
  4. Lançamento Vertical
  5. Lançamento Oblíquo
  6. Leis de Newton
  7. Força de Atrito
  8. Trabalho e Energia

Então, se você souber essa física e matemática básica no ensino médio, haverá muita facilidade em aprender as matérias estudadas na engenharia civil.

Cálculo

Agora, caso você queira adentrar para ingressar no curso com conhecimentos avançados, aprenda cálculo.

Se você fizer um curso de cálculo, por exemplo, antes de entrar na faculdade, o cenário seá completamente diferente.

Portanto, uma pessoa que faz um curso de cálculo e entra em uma faculdade de engenharia, inicia os estudos bem à frente de seus colegas.

Pois tudo o que o professor falará será uma espécie de revisão para você. Isso ajuda o aluno na questão do tempo e consequentemente as notas serão bem melhores devido ao preparo em questão.

Quais matérias são estudadas na faculdade de Engenharia Civil?

Matérias estudadas na Engenharia Civil. Foto de Pixabay no Pexels.

Existe o ciclo básico e o específico quando falamos em matérias da Engenharia Civil. Foto de Pixabay no Pexels.

A princípio, abordaremos as matérias estudadas na engenharia civil tanto no ciclo básico, quanto no ciclo específico.

Enquanto que, o ciclo básico tem a ver com todas as engenharias, a mecânica, civil, ou elétrica. Além do mais, existem faculdades em que você vai fazer a aula em turmas diferentes do seu curso em si.

Ciclo básico

Estas matérias são as ensinadas em todas as engenharias:

  1. Cálculo 1, 2 e 3
  2. Física 1, 2 e 3
  3. Mecânica Geral
  4. Química 1
  5. Probabilidade e Estatística
  6. Álgebra
  7. Geometria Descritiva
  8. Informática
  9. Economia
  10. Administração

De forma simples, este é o ciclo básico até o quarto período do curso. Já na passagem para o quinto, você começará a ver matérias mais específicas.

Em outras palavras, os engenheiros eletricistas verão a matéria de elétrica mais a fundo. Assim como, os engenheiros mecânicos se aprofundam nas suas respectivas disciplinas.

Ciclo específico de engenharia civil

Aqui, abordaremos em ordem, todas as matérias que serão estudadas no ciclo específico da faculdade de engenharia civil.

Geologia

É a ciência que estuda a estrutura da Terra , sua composição e seus componentes, sendo uma das mais abrangentes ciências naturais. Trata de tudo relevante a composição e relevo do local, além da compreensão dos efeitos naturais do solo, como abalos sísmicos.

Meio Ambiente

Estudo, para desenvolver técnicas de preservação (ar, água e solo) e criar soluções para os problemas ambientais recorrentes. Para que sejam tomadas as melhores decisões relacionadas ao melhor desenvolvimento sustentável das obras.

Hidráulica

Nesta matéria, o engenheiro civil será capaz de antever inundações e fazer a planta do abastecimento de água de uma cidade, por exemplo. Assim, ele será capaz de realizar cálculos relacionados à hidrelétricas e construções relacionadas.

Hidrologia

Este estudo é para te dar uma ideia de como calcular a vazão de um rio, ou o quanto de chuva é esperado para alguma área.

Porque até a chuva pode influenciar na construção de um prédio. Seja pelo peso que a água faz, ou sobre a força que o vento exerce.

Materiais de Construção

Onde você conhecerá vários tipos de materiais, e a respectiva resistência deles. Assim como, os melhores tipos de materiais usados em determinados tipos de locais.

São medidas as formas de resistência dos materiais nas obras, dentro e fora. O bom uso de materiais de construção pode evitar gastos desnecessários.

Isostática

Se trata de uma matéria base para você calcular o quanto um apoio de um prédio resiste a determinada força, por exemplo.
Esta é a disciplina preferida de muitos estudantes do curso de graduação de engenharia civil. Isso ocorre, pela abordagem da matéria sobre várias curiosidades de equilíbrio e eixo das construções.

Matérias de Engenharia Civil Foto de ThisIsEngineering no Pexels.

A hidrologia faz parte da grade curricular de um engenheiro civil. Foto de ThisIsEngineering no Pexels.

Matérias estudadas durante o curso de engenharia civil

Geotecnia

Aqui o candidato a engenheiro civil estuda o comportamento do solo. De modo que o estudo geotécnico é necessário para qualquer construção. Sendo fator de segurança para o mantimento e sustentabilidade de qualquer obra.

Topografia

Matéria que serve de base para vários procedimentos relacionados a nivelamento do terreno e local da obra. Assim como, a possibilidade da construção conseguir se manter durante muitos anos naquele terreno.

Concreto Armado

Neste estudo você vai aprender a fazer estruturas de concreto armado. A calcular o cimento, o agregado (que são as pedras). Irá calcular a areia que será usada, o aço, assim como a quantidade de materiais usados.

Saneamento Básico

Aprenderá como fazer o saneamento das instalações de água. E também a captação e distribuição de água em toda a cidade. Além do tratamento e direcionamento de esgoto na sociedade.

Instalações Elétricas

Estudo que abordará tudo relacionado às instalações elétricas de construções. Pois, toda obra está próxima a alguma instalação elétrica. Então, o engenheiro deverá saber dos materiais e suas influências na construção.

Matérias estudadas no final do curso de engenharia civil

Segurança do Trabalho

No estudo técnico será abordada a legislação aplicada, assim como procedimentos de primeiros socorros, gestão ambiental, ergonomia, higiene, entre outros.

Fundações

Talvez a parte mais importante, pois construir uma boa fundação é essencial para construir o seu prédio. Nela, é estudada a sondagem de um solo antes de receber algum tipo de construção. Esta é uma das primeiras etapas a ser realizada no momento de erguer algum tipo de construção.

Existem diversos tipos de fundação, eles podem ser usados dependendo de uma série de fatores específicos, de acordo com a o tipo de solo, existem fundações superficiais e profundas, por exemplo.

Estradas e Pontes

Uma das últimas, porém não menos importantes, matérias ensinadas aos graduandos, já na fase final da graduação.
Elas podem parecer fáceis de começo, mas sua complexidade é enorme, devido a necessidade de um grande número de cálculos na matéria.

Nesta matéria o aluno aprende sobre como projetar e preparar a terra para ferrovias, portos, aeroportos e rodovias. Este estudo é essencial para que não ocorram erros que causem grandes prejuízos, neste que é um dos maiores setores de nossa economia.

Hábitos que podem te ajudar durante o curso de engenharia civil

Se você já estuda, ou pretende, adentrar uma faculdade de engenharia civil, haverá a possibilidade de aprender coisas novas.

Será possível aprender o porquê das coisas, por exemplo, a maneira dos prédios serem do jeito que são, ou então, o motivo das instalações de sua casa serem da forma que é hoje.

Acompanhe estas dicas simples de costumes que irão te ajudar na absorção dos conhecimentos ao longo do curso.

Tenha um sono adequado

O sono é essencial por várias razões. Ele recupera nossas energias, combate doenças e nos ajuda a pensar com maior clareza e criatividade. Além de fortalecer a memória e produzir humor positivo.

Participe de workshops, congressos e conferências

Quer você seja estudante, estagiário, ou mesmo um engenheiro experiente, há muitos bons motivos para se participar de um workshop ou conferência.

Fazer isso proporciona uma ampliação em seus conhecimentos, maior networking e proporcionar avanços na carreira. Além de poder mostrar caminhos novos no ramo da engenharia civil.

Pratique leituras diárias

O engenheiro civil no exercício de sua profissão está em contato constante com documentos técnicos e estudos extensos.

De modo que seu cérebro deve estar treinado para observar os mínimos detalhes, para que seja realizado o melhor trabalho possível.

Gostou de nossas dicas? Fique ligado(a) em nosso sitepara que você saiba tudo o que acontece em uma graduação de engenharia civil!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.