InícioDicasOrientação vocacionalQuais os cursos mais procurados pela geração Z?

Quais os cursos mais procurados pela geração Z?

Se você é um heavy user das redes sociais, com certeza você já deve conhecer o termo que bombou nos últimos dias: cringe. Afinal, só se falou sobre isso nas redes sociais e uma “guerra” virtual foi declarada entre os millennials e a geração Z.

Bom, se você esteve por fora alguns dias e ainda não sabe o que esse termo significa, a gente explica bem rapidinho. A palavra tem origem em um verbo da língua inglesa, que se refere a tudo o que passa aquela sensação de vergonha alheia. Então, situações desastrosas ou os famosos “micos” são considerados cringe.

Logo, foi feita uma pesquisa com jovens da geração Z sobre o que eles achavam cringe sobre os millennials e a internet foi à loucura. A lista é longa e há vários tipos de situações, como tomar café, reclamar de pagar contas, ser fã de Harry Potter e por aí vai. Quer saber mais? Confira com mais detalhes aqui.

Portanto, no conteúdo de hoje, nós vamos falar um pouco mais sobre essas duas gerações e descobrir quais são os cursos mais procurados pela geração Z.

Então pegue seu café (e não for muito cringe) e venha com a gente!

Afinal, o que é a geração Z? 

Onde moram? Onde habitam? O que comem?

Antes de mais nada, vamos entender um pouco mais sobre a geração Z, quem faz parte quais são as suas principais características. De maneira resumida, a geração Z engloba aqueles que nasceram a partir do ano de 1995 até o ano de 2010. Dessa forma, são aqueles que viveram a transição do século XX para o século XXI de forma bem intensa. Portanto, essa geração é formada por jovens que dominam as novas tecnologias, possuem interações rápidas e espírito de urgência e transformação.

Então, imagine aquele jovem ou adolescente que fica o tempo inteiro no celular, falando com pessoas de vários lugares e recebendo muitas informações ao mesmo tempo. Isso acontece porque a disposição de várias mídias e o avanço super rápido da tecnologia influenciam no comportamento das pessoas dessa geração.

Bom, como essa geração praticamente já nasceu na internet e mega conectada, eles são super ágeis e acostumados com mudanças. Logo, eles têm a capacidade de vivenciar vários tipos de realidade ao mesmo tempo. Por exemplo, é comum eles estarem online no Whatsapp ao mesmo tempo que falam com alguém no Instagram e gravam um vídeo no Tik Tok. Por isso, como eles são uma geração ultra conectada, saem na frente de gerações anteriores nesse quesito. Afinal, são práticos, responsáveis e autodidatas. 

Características da geração Z

Já está dando para conhecer um pouco mais sobre essa geração, não é mesmo? Dessa forma, nós separamos abaixo algumas das principais características da geração Z:

  • Utilizam diversos tipos de equipamentos eletrônicos;
  • Estão sempre conectados no mundo virtual, não existem fronteiras físicas para eles;
  • São rápidos e ágeis;
  • Realizam diversas tarefas ao mesmo tempo;
  • Querem tudo para ontem, eles possuem um senso de urgência muito aguçado;
  • São super adaptáveis às mudanças;
  • São bem práticos ao seu futuro, sabem o que querem e onde chegar;
  • São abertos às mudanças sociais;
  • São autônomos;
  • Não rotulam identidade de gênero ou orientação sexual.

E os millennials? Quem são?

Os millennials, ou geração Y,  já somam mais de 2 bilhões de pessoas no mundo inteiro. Essa geração corresponde àqueles que possuem entre 20 e 40 anos. Ou seja, nasceram entre os anos 1980 e 1994.  Em um mundo que era dominado pelos baby boomers (entre 60 e 80 anos) e a geração x (entre 40 e 60 anos), os millennials tiveram que se adaptar às rápidas mudanças tecnológicas e econômicas. Além disso, eles também enfrentaram a globalização que o mundo sofreu nos anos 1990 e começo dos anos 2000.

Essa geração vem transformando o mercado de trabalho e de consumo no mundo inteiro. Afinal, aos poucos, eles estão ganhando muito espaço e destaque. Sendo assim, essa geração foi marcada por uma época de transição, precisaram quebrar certos paradigmas e ir contra certos conjuntos de comportamentos que as gerações passadas haviam estabelecido.

Algumas características dos millennials são muito parecidas com as da geração Z. Afinal, são rápidos, também possuem senso de urgência e pensam em um mundo melhor e em uma sociedade mais justa. Além disso, eles focam na própria felicidade, buscando uma vida equilibrada entre trabalho e lazer.

Características dos millennials

E aí? O que você está achando dos millennials? Separamos, também, algumas das principais características dessa geração. Porém, não se espante se achar algumas dessas parecidas com as da geração Z. Olha só:

  • Mudam de emprego com facilidade;
  • Se dão super bem com a tecnologia;
  • Estão sempre antenados;
  • Buscam equilibrar a vida pessoal com a profissional;
  • São mais exigentes;
  • São profissionais exigentes e ambiciosos;
  • A ansiedade é algo presente no seu cotidiano;
  • São engajados com causas sociais e políticas;
  • Possuem mente aberta às mudanças.

Quais os cursos mais procurados pela geração Z?

Pronto, agora que você já conheceu melhor essas duas gerações, chegou a hora de responder a principal questão deste post: quais são os cursos mais procurados pela geração Z?

Como dito acima, esses jovens são mega digitais e multifuncionais. Logo, eles recebem muitas informações ao mesmo tempo. Além disso, conseguem desempenhar diversas funções em conjunto. Portanto, é importante falar que as características dessa geração irão ditar alguns cursos e profissões que podem ser tendências no futuro (se já não são). Assim, esses jovens são criativos e possuem um espírito mais empreendedor, querem procurar áreas e graduações que ofereçam uma ascensão rápida no mercado de trabalho e que os façam felizes. Afinal, são super práticos, independentes e sabem onde querem chegar.

Assim, pensando em tudo isso, separamos alguns dos cursos mais procurados pela geração Z! Veja só:

  • Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Empreendedorismo e Novos Negócios;
  • Marketing Digital;
  • Coaching e Desenvolvimento Humano;
  • Arquitetura;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Inteligência de Dados e Análise de Dados;
  • Design Gráfico;
  • Arquitetura de Soluções.

Contudo, vale lembrar que esses são apenas alguns exemplos, ok? Afinal, qualquer um é livre para fazer o curso que quiser, independente da geração em que nasceu.

E aí? O que achou dos cursos mais procurados pela geração Z?

Por fim, não esqueça que conflitos entre gerações não é algo recente. Sempre existiram e sempre existirão. O que queremos com este post é apenas informar as principais diferenças e semelhanças entre gerações. Portanto, é sempre importante estarmos antenados ao que acontece no mundo e conhecer novas tendências e novidades. Porém, não esqueça de sempre respeitar as pessoas e as suas diferenças. 

Está em dúvida sobre qual curso escolher? Confira a matéria abaixo!

Como descobrir qual graduação mais combina com você

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.