Quais os maiores desafios do curso de Engenharia Civil?

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Crédito: Canva.

É popular que a Engenharia Civil é um curso que demanda muita dedicação e até, um certo perfil. Mas, quais os maiores desafios do curso de Engenharia Civil?

Antes, deve-se pontuar que a graduação de Engenharia Civil necessita de estudantes que tenham iniciativa, facilidade em unir teoria à prática e consigam ter uma postura resolutiva. Afinal, estamos falando com futuros engenheiros.

Portanto, aqui pretendemos te contar alguns desafios e peculiaridades relacionadas ao curso. Bora?

Informação e curiosidade

Em suma, na hora de escolher uma carreira você deve ter curiosidade e esclarecer os seus diversos questionamentos. 

Antes de tudo, saiba que nenhuma pergunta é boba. Todas as dúvidas que você tem sobre uma profissão e área de trabalho serão valiosas para o seu próximo passo.

Atualmente, o acesso às informações se tornou ilimitado e atinge milhares de pessoas. Em função disso, basta utilizar o seu smartphone ou um computador para esclarecer as suas dúvidas quanto à profissão que você deseja seguir. Portanto, vá fundo e se informe.

Você sabe qual área da Engenharia Civil mais combina com você?

 

Preparamos um quiz para você descobrir o seu perfil

 

Uma área promissora

Mas agora, falando em Engenharia Civil, sabe-se que é um curso com abundância de conteúdo. E, isto pode tornar-se desafiador para quem está ingressando na carreira. Todavia, a recompensa para tanto esforço e persistência sempre vale a pena.

Do mesmo modo, os empregos, projetos, campos de atuação, versatilidade e muito mais. Tudo que está ligado a área das engenharias é promissor.

Segundo o site Radar do futuro, a profissão do engenheiro civil terá, em 2025, baixo risco de automação. Portanto, considerando as suas diversas funções, o risco em relação à mão de obra do profissional não passa de 2%. 

Consequentemente, o futuro para quem pretende ingressar na faculdade de engenharia está aberto para milhares de profissionais qualificados. Exatamente isso, desafios e obstáculos necessitam de estudantes qualificados para serem ultrapassados. Resumindo, você já entendeu a mensagem deste artigo: se esforce e os empregos aparecerão.

Enfim, os desafios estão só começando.

Conheça agora quais os maiores desafios do curso de Engenharia Civil?

Atualmente, o curso de engenharia civil é um dos mais buscados pelos estudantes do ensino médio. Afinal, as oportunidades e altas remunerações são um fator de decisão importante na hora de optar por uma carreira. 

A alta remuneração, reconhecimento e ampla possibilidade de atuação em diversos tipos de campos e atividades são alguns dos principais fatores para atração de novos talentos. Independente se você estiver no Brasil ou em outra parte do mundo.

Primeiro Desafio: a graduação e a formação do engenheiro civil 

Primeiramente, o curso de engenharia civil é um curso voltado para as ciências exatas. Desde o início da graduação você estará lidando constantemente com a Matemática, Física e, também, a Química. Em síntese, ele é um curso com muita teoria e variedade de disciplinas.

Além disso, a carga horária é reconhecidamente extensa. E, isto vai exigir que você reserve uma quantidade generosa de horas para estudar.

Portanto, se possível, tenha uma dedicação integral e constante em relação aos seus estudos. Neste aspecto, a disciplina e a rotina valerá todo o esforço. 

Formas de encarar este desafio:

  • Pesquisar diversas fontes de estudo;
  • Buscar materiais em múltiplos formatos: vídeos, imagens, podcast, etc;
  • Dedicar algum tempo do dia (minutos ou horas para um assunto diferente) – torne isso um hábito cotidiano;
  • Tenha um local “seu” para que estudar seja um momento agradável.

Segundo Desafio: procure unir teoria e prática no seu dia a dia

Sim, o que você estudar diariamente vai ficar mais fácil de absorver se conseguir aplicar na prática. Aliás, isso lembra muito o ambiente lúdico que muitas instituições de ensino utilizam para o aprendizado de seus alunos.

Sempre que estudar tenha em mente que tudo terá um porquê ali na frente. Segundo, em determinada situação você se cansa e pode até se desmotivar. Entretanto, fique sabendo que é agora que você terá de pensar no mundo à sua volta e como aquele conteúdo pode mudar tudo ao redor. 

Afinal, engenharia civil não é um monte de livros e estudos, ele é a utilização prática dos conhecimentos de milhares de anos. 

Lembre-se, unir teoria e prática é um dos grandes desafios para muitas profissões, o que não diferiria no seu curso de engenharia civil. 

Durante sua graduação, você poderá encontrar diversas oportunidades para colocar todos os seus estudos em prática. Certamente, elas vão fazer toda diferença na hora de pegar o canudo.

Veja abaixo alguns exemplos:

  • Programa de jovens aprendizes ou outras iniciativas semelhantes;
  • Bolsas de estudo;
  • Estágios em empresas de Engenharia Civil;
  • Eventos e seminários;
  • Projetos acadêmicos supervisionados;
  • Aulas práticas durante toda a graduação.

Terceiro Desafio: ingressando no mercado de trabalho

“Mas, querido autor, você não havia dito que teriam muitas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho?”

Com certeza. Todo estudante que leva sua faculdade a sério sabe que o tempo passa muito rápido. Enfim, entenda que os seus passos rumo ao mercado de trabalho começam no primeiro dia da sua graduação.

A sua dedicação nos estudos, a forma como vem aprendendo ou fez para dominar certos conteúdos, farão grande diferença na hora de agarrar um trabalho. 

Aqui, você mostra como uniu a teoria e a prática de forma eficiente, já que projetou aquele trabalho em um país distante ou um grande projeto. Não se trata somente de ter um sonho, vencer os desafios do curso de engenharia também é pensar em como ingressar em um mercado competitivo.

Aqueles que sobrevivem às árduas horas de estudos passam a enfrentar desafios diferentes, sendo o principal deles o mercado de trabalho. Assim, é importante manter-se atualizado, a par de novas tecnologias e conhecimentos.

Por isso, se você tem amor ou preferência por um segmento da Engenharia Civil, mantenha este foco e vá moldando o seu caminho até adentrar onde deseja. É claro, após formado.

Considerações finais sobre os maiores desafios da Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil não é um caminho fácil a ser percorrido. A quantidade de estudantes que abandonam a carreira em todas as engenharias beira os 30%. 

Entretanto, isso ocorre muitas vezes pela falta de informação de quem costuma ingressar na graduação. Logo, é seu dever procurar informações sobre o curso, duração, disciplinas e, sem dúvida, os conteúdos que estarão presentes em seus semestres.

Também, você pode pensar como um Engenheiro Civil: analisar todo o contexto, munido de dados e então, realizar uma prática tomada de decisão. Neste caso, sobre o seu futuro. 

Fica claro, portanto, que ao falarmos sobre quais os maiores desafios do curso de Engenharia Civil concordamos que eles não são poucos para uma primeira leitura referente ao curso. Mas, definitivamente, tornam-se pequenos quando se tem habilidades necessárias para encarar cada um deles.

Uma dica: continue esclarecendo as suas dúvidas e busque mais informações sobre o curso de engenharia civil.

Leia mais:

4 habilidades importantes na área de Engenharia Civil

O que faz um engenheiro civil?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.