InícioGraduaçãoEngenhariaQuais os maiores desafios do curso de Engenharia de Produção?

Quais os maiores desafios do curso de Engenharia de Produção?

Quando pensamos de maneira mais ampla na Engenharia de Produção podemos entender que ela é voltada, principalmente, para desenvolver soluções que elevem a produtividade. Esse objetivo vale para processos em recursos humanos, materiais e financeiros. Como as demais áreas da Engenharia, ela tem boas perspectivas de carreira. Além disso, um mercado diverso à disposição de quem pretende iniciar nessa área. E quais são os maiores desafios do curso de engenharia de produção?

Diferentes setores da economia e da sociedade procuram por profissionais nessa área. A busca é por algo para contribuir com a produtividade. E, logo, com a rentabilidade dos negócios. O engenheiro de produção pode trabalhar controlando processos, administrando recursos e ainda com o desenvolvimento organizacional. Um bom engenheiro de produção deve estudar e ter noções administrativas, de gestão, de qualidade e de economia.

Quando falamos em elevar a produtividade, isso vale tanto para processos que envolvem recursos humanos, quanto os financeiros e materiais. Dá para entender porque a empregabilidade na área é boa, certo? Toda empresa, seja ela pública ou privada, quer trabalhar com profissionais que melhorem a produtividade e, logo, a rentabilidade de seus negócios.

Outra possibilidade de atuação bem comum é o trabalho em bancos, que procuram os engenheiros de produção para montar carteiras de investimento. Além disso, eles podem ser procurados também por empresas que querem definir melhores escalas d trabalho e por fábricas que buscam reduzir desperdícios em sua linha de produção. As possibilidades de atuação são bem diversas.

Curso de Engenharia de Produção

O engenheiro de produção deve também se preocupar com o desenvolvimento econômico eficaz, que seja também ambientalmente sustentável e responsável. Esse é o ramo da engenharia em que o profissional vai lidar, principalmente, com a otimização de processos e sistemas complexos.

Os dois principais objetivos de um engenheiro de produção são: aumentar ou manter a produtividade e reduzir custos sem perder a qualidade. Entre os principais desafios dos estudantes que escolhem o curso de engenharia de produção está justamente a capacidade de pensar de forma analítica, como um bom engenheiro.

Alguns desafios são comuns para todos os estudantes de engenharia. Um deles é a grande quantidade de disciplinas que envolvem física e matemática, considerado o ciclo básico da graduação. É importante que os estudantes se dediquem a estudar essas matérias, façam exercícios e até mesmo participem de grupos de estudo, já que elas formam a base de um bom profissional.

São diferentes disciplinas entre cálculo, geometria analítica, álgebra, estatísticas e métodos numéricos. Para se dar bem nelas, é preciso reservar uma boa dose de carga horária extracurricular, um grande desafio para muitos estudantes. Em seguida, os alunos entram em contato com matérias mais avançadas de mecânica, por exemplo, que começam a exigir a forma de pensar de um engenheiro. É nessa fase que muitos alunos, que levam o curso sem dedicação, podem reprovar.

5 principais áreas da carreira em Engenharia de Produção

Mesmo que a carga horária de estudos seja grande, é importante que os alunos de engenharia mecânica busquem projetos extracurriculares para aprender na prática. Podemos dizer que o tempo, a organização, a dedicação quase integral aos estudos e a disposição para aprender conceitos complexos são alguns dos maiores desafios. O aprendizado e os estudos são contínuos.

A graduação completa leva cinco anos para ser concluída. Nela o estudante vai ter contato com disciplinas específicas da Física, como termodinâmica e eletromagnetismo. Além de temas como Controle de sistemas e Dinâmica das Máquinas. Podemos dizer que é um curso que exige muito tempo de estudo, preparo e prática para entender de forma profunda o funcionamento de todas as estruturas

Agora que você já conhece um pouco mais das atribuições de um Engenheiro de Produção, que tal conhecer melhor o mercado de trabalho? Separamos cinco das principais áreas de atuação da engenharia civil para você ficar de olho. Vamos conhecer um pouco mais de cada uma delas. Além disso, vale lembrar que o campo de atuação é bastante vasto e o profissional dessa área pode atuar tanto em desenvolvimento de máquinas e sistemas, como em pesquisas tecnológicas, controle de qualidade e liderança de equipe.

  1. Logística
  2. Engenharia de Sustentabilidade
  3. Engenharia de Qualidade
  4. Engenharia Organizacional
  5. Engenharia de Produto
  1. Logística em Engenharia de Produção

Nessa área as principais atribuições estão relacionadas ao transporte, movimentação, estoque e armazenamento de produtos e insumos. O objetivo principal é contribuir para a redução de custos sem perda de qualidade. Além disso, garantir a disponibilidade dos produtos. Existem diversas possibilidades dentro da área de logística. Entre elas, gestão de estoques, logística de defesa, logística empresarial, projeto e análise de sistemas logísticos, transporte e distribuição e gestão de cadeias de suprimentos.

  1. Engenharia de Sustentabilidade

Essa é uma área que vem ganhando cada vez mais destaque com a demanda por uma produção mais sustentável. E, além disso, no uso responsável dos recursos industriais. Nesse caso o trabalho do Engenheiro de Produção também se relaciona com otimização de processos. Por fim, com a redução de custos e aumento na produtividade. Mas, aqui, o foco central é guiar a produção responsável com os recursos naturais. Outro cuidado importante é com os resíduos da produção.

3. Engenharia da Qualidade em Engenharia de Produção

Aqui o profissional é responsável por gerenciar, desenvolver, operar e cuidar da manutenção de sistemas com alto padrão de qualidade. O engenheiro vai trabalhar com ferramentas para aumentar a qualidade dos produtos e serviços. Além disso, o profissional lida com padrões e certificados criados para assegurar a qualidade.

  1. Engenharia Organizacional

Esse termo pode ser considerado um método. No caso do engenheiro de produção, a tarefa é otimizar os processos relacionados à modernização das estratégias de negócios de uma empresa. É uma área que contribui também para a transformação digital, com estratégias tecnológicas para aumentar a produtividade da empresa.

  1. Engenharia de Produto

Aqui o engenheiro de produção trabalha com todas as áreas relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos. Desde as ferramentas até o desenvolvimento, passando pelos processos de organização e planejamento. Por fim, o profisisonal de engenharia de produção vai pensar desde a concepção até o lançamento e retirada do produto no mercado. Existem algumas subáreas dentro desse campo. Entre elas, gestão do desenvolvimento do produto, planejamento e projeto do produto, processo e desenvolvimento do produto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.