InícioGraduaçãoDireitoQuais são as áreas de atuação mais promissoras do Direito?

Quais são as áreas de atuação mais promissoras do Direito?

Quer investir na faculdade e na carreira de Direito? Um ótimo caminho para começar pode ser entender quais são as áreas de atuação mais promissoras do Direito e as que mais cresceram nos últimos anos. Logo, entender esse ponto pode te ajudar a direcionar melhor os estudos e as áreas de especialização, já que as possibilidades de trabalho costumam influenciar nessa decisão.

Sabemos que o Direito é uma das áreas mais procuradas por estudantes e jovens profissionais no país, justamente por ter um vasto campo de atuação e um mercado promissor. Vale lembrar que a pandemia afetou o cenário econômico em todo o mundo, influenciando diretamente nas relações de trabalho e nas especializações mais em alta no Direito.

As áreas mais requisitadas em 2021 foram aquelas afetadas, principalmente, por novas medidas provisórias do governo e mudanças na legislação. Pensando, enfim, em um cenário a curto prazo, são também elas as que mais devem crescer e demandar profissionais em 2021. Então, quer saber quais são as áreas de atuação mais promissoras do Direito?

E quais são as áreas de trabalho no Direito que mais cresceram?

  1. Direito Trabalhista
  2. Direito Empresarial
  3. Direito Tributário
  4. Direito do Consumidor
  5. Direito Contratual e Imobiliário
  6. Direito Digital
  7. Direito Ambiental
  8. Recuperação judicial
  9. Direito da Saúde para Telemedicina
  10. Compliance e Ética

1.     Direito Trabalhista

A princípio, nessa área o profissional representa pessoas e empresas em disputas entre empregadores e empregados. Vale lembrar que com a situação econômica em retrocesso a procura por esse especialista tem crescido bastante, assim como o número de demissões. Para atuar nessa área o advogado precisa de uma pós-graduação na área trabalhista.

2.     Direito Empresarial

Nesse caso o profissional fica responsável por defender os interesses das organizações que representa. Também pode ser chamado de advogado corporativo, lidando diretamente com o departamento jurídico e todas as funções relacionadas à instituição nesse campo. É uma área dinâmica e diversa, já que as atividades desempenhadas pelas empresas são também extremamente múltiplas.

3.     Direito Tributário

Essa é sempre uma área promissora no Direito, já que o Brasil tem uma estrutura tributária bem complexa e vai sempre demandar profissionais especializados para lidar com ela. O advogado nessa área vai garantir que as normas referentes a arrecadação de impostos sejam cumpridas.

4.     Direito do Consumidor

Esse campo conta com uma legislação própria, o Código de Defesa do Consumidor. O advogado que se especializa nessa área será responsável pelas relações jurídicas entre os consumidores e quem oferece os produtos. As relações de consumo no Brasil costumam ser um tanto conturbadas, tornando a demanda por advogados especializados sempre grande.

5.     Direito Contratual e Imobiliário

Essa foi uma das áreas mais diretamente influenciadas pela pandemia. A negociação de contratos de aluguel, entrega de imóveis e aluguéis comerciais cresceram exponencialmente em 2020 e prometem continuar em ascensão em 2021. Aqui o advogado trabalha, principalmente, para garantir um acordo comum entre as partes envolvidas.

E quais são as 5 áreas de atuação mais promissoras no Direito?

Algumas áreas do Direito tiveram um forte crescimento nos últimos anos, influenciadas, principalmente, por mudanças tecnológicas, digitais e nas relações de trabalho. Logo, essas especialidades prometem continuar em crescimento, deixando em aberto um grande campo para a entrada de novos profissionais.

 

1.     Novas áreas de trabalho no Direito Digital

Essa área tem crescido exponencialmente nos últimos anos. As rápidas mudanças tecnológicas e a intensa presença digital no mercado e na economia tornam essa especialidade cada vez mais importante. Também conhecida como Direito de Internet, essa especialidade se relaciona a todos os processos jurídicos que envolvem o meio digital.

2.     Direito Ambiental

Atualmente, boa parte das empresas já nasce pensando na sustentabilidade. Justamente por isso o Direito Ambiental tem crescido e ganhado cada vez mais espaço, sendo uma das áreas que deve continuar em constante ascensão nos próximos anos.

Esse ramo abrange outras áreas do direito e tem um campo bem diverso de atuação. O profissional pode lidar com infrações ambientais, licenciamento ambiental e participação em processos vinculados à legislação do meio ambiente.

3.     Recuperação judicial

Essa é mais uma das especializações que teve seu crescimento relacionado diretamente com o cenário econômico desfavorável. Cada vez mais empresas estão passando por dificuldades financeiras e o advogado especializado em recuperação judicial e de crédito tem se deparado com uma crescente demanda.

4.     Direito da Saúde para Telemedicina

A Telemedicina vinha crescendo aos poucos com o desenvolvimento tecnológico e se tornou uma realidade ainda maior com a pandemia de 2020. As regras e legislações ainda estão em fase de desenvolvimento e mudança, justamente por se tratar de um campo de atuação tão novo. Com isso, o campo de trabalho para advogados especialistas nessa área está cada vez maior.

5.     Compliance e Ética

Esse ramo do Direito tem crescido, principalmente, depois da Lei Anticorrupção ter entrado em vigor. As empresas se preocupam cada vez mais com as questões éticas, auditoria interna e códigos de conduta. Logo, a demanda por especialistas nessa área tende a crescer. O profissional nesse caso deve garantir que as companhias estejam dentro da legalidade. Além disso, deve garantir mais transparência aos seus processos.

Vasto campo nas áreas de trabalho no Direito

Além disso, a carreira em Direito conta com um campo de trabalho extremamente diverso, por isso tem uma procura sempre tão grande por jovens e estudantes. Por fim, outras especialidades também continuam em crescimento, como o Direito previdenciário, Condominial, Biodireito e Contencioso Civil.

Para quem deseja seguir carreira na área, vale à pena estar em constante pesquisa sobre as áreas de atuação mais dinâmicas no Direito. Por fm, esse é um ramo dinâmico e que costuma mudar constantemente, influenciado por mudanças econômicas, políticas e sociais.

Para se dar bem na carreira a especialização é, enfim, um caminho cada vez mais importante. Já que boa parte dos clientes, sejam eles civis, governamentais ou instituições, preferem buscar profissionais capacitados para lidar com situações mais específicas. Por isso, depois de finalizar a graduação, a realização de uma pós-graduação, MBA e outros cursos de especialização é cada vez mais essencial.

Agora você já conhece um pouco melhor quais são as áreas mais promissoras do Direito. Basta escolher a área de atuação que combina melhor com os seus objetivos profissionais e se dedicar a estar em constante aprendizado.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.