Quais são as matérias do curso de Enfermagem?

Tais Carra
Estrategista de marca, contadora de história e designer thinker com 9 anos de experiências em comunicação digital. Construí minhas experiências de forma bem diversificada envolvendo três áreas centrais: inovação, produto e marketing.Crio e escrevo semanalmente para diversas empresas. Meu trabalho é construir experiências e estratégias através de criação de texto útil e relevante para gerar ação, circularidade, e crescimento de receita.
1

Crédito: Foto de Artem Podrez no Pexels

Você está interessado em trabalhar na área da saúde, mas não sabe qual graduação escolher? Saiba que o curso de Enfermagem é uma excelente opção! Essa carreira é uma possibilidade interessante tanto pela alta taxa de empregabilidade quanto pelo impacto social da profissão no mercado.

Entre as principais dúvidas dos estudantes que pensam em prestar vestibular para Enfermagem, a grade curricular e o conteúdo das disciplinas cobradas ao longo do curso estão entre as mais frequentes.

Tendo em vista que a maior parte das graduações brasileiras têm duração de quatro a seis anos, é importante estudar o que se gosta. Nesse sentido, ter conhecimento da grade curricular pode auxiliar no preparo para o ingresso no curso.

Está em dúvida sobre qual curso escolher no vestibular?

 

Preparamos um quiz para você saber se tem perfil para Enfermagem

Pensando nisso, trouxemos algumas informações sobre as matérias essenciais à grade curricular. Assim, é possível conhecer um pouco mais sobre o que esperar dos anos de graduação em Enfermagem. Confira!

O que você verá neste artigo:

Como é a grade curricular da Enfermagem?

O curso de Enfermagem é muito procurado pelos estudantes com interesse em atuar na área da saúde, pois é uma profissão bastante versátil. Nessa graduação, o aluno é preparado para atuar de forma humanizada no cuidado aos pacientes.

Ao longo dos cinco anos de faculdade, o futuro enfermeiro receberá uma formação bastante abrangente. Essa graduação mescla disciplinas teóricas – como Anatomia, Fisiologia, Administração, Fisiologia, Sociologia e Psicologia – com aulas práticas.

Fazer faculdade de Enfermagem é o seu sonho?

Preparamos um quiz para você descobrir se o seu perfil combina com o curso

Nesse caminho, desde os primeiros anos o aluno é preparado para atuar de forma ética e humanizada no cuidado ao paciente. Além do conhecimento técnico, é necessário ao aluno bastante jogo de cintura para lidar com uma rotina agitada.

Outro fator a ser lembrado é o de que as nomenclaturas das disciplinas de Enfermagem podem variar bastante de acordo com cada instituição de ensino. Essa variação ocorre devido à ordem do conteúdo estipulado por cada faculdade, mas todas concordam com o que prevê o Ministério da Educação (MEC).

A seguir, conheça as principais matérias e confira se a graduação em Enfermagem é realmente para você.

  1. Bioética e Legislação em Enfermagem

  2. Bioquímica Aplicada à Saúde

  3. Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal

  4. Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico

  5. Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório

  6. Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor

  7. Didática Aplicada à Enfermagem

  8. Ed – Construindo Uma Carreira De Sucesso – Saúde

  9. Ed – Cultura Digital

  10. Ed – Desenvolvimento de Carreira

  11. Ed – Design Thinking

  12. Ed – Empreendedorismo

  13. Ed – Empregabilidade

  14. Ed – Marketing Digital

  15. Ed – Mindset Ágil

  16. Ed – Projeto De Vida

  17. Ed – Responsabilidade Social

  18. Enfermagem em Centro Cirúrgico

  19. Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente

  20. Enfermagem na Saúde da Mulher

  21. Enfermagem na Saúde do Adulto

  22. Enfermagem na Saúde do Idoso

  23. Enfermagem, Ciência e Trabalho

  24. Estágio Supervisionado – Hospitalar

  25. Estágio Supervisionado – Saúde Coletiva

  26. Estratégia da Saúde da Família

  27. Farmacologia dos Sistemas

  28. Fundamentos Semiológicos de Enfermagem

  29. Fundamentos Técnicos de Enfermagem

  30. Gestão em Saúde

  31. Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente

  32. Intensivismo

  33. Introdução à Biologia Celular e do Desenvolvimento

  34. Microbiologia

  35. Pensamento Científico

  36. Processo de Cuidar em Enfermagem

  37. Psicologia Aplicada à Saúde

  38. Saúde do Trabalhador

  39. Saúde Mental

  40. Saúde Pública

  41. Seminário Integrador da Saúde do Adulto

  42. Seminário Integrador na Saúde da Criança

  43. Seminário Integrador na Saúde da Mulher

  44. Sistematização da Assistência de Enfermagem

  45. Sociedade Brasileira e Cidadania

  46. Tópicos Especiais em Enfermagem

  47. Trabalho de Conclusão de Curso

  48. Urgência e Emergência em Enfermagem

Principais disciplinas presentes na graduação

Conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 3,5 milhões de profissionais na área da saúde, sendo que 50% desse número corresponde a enfermeiros, técnicos de Enfermagem e auxiliares.

Escolher uma boa instituição representa também uma grande vantagem, pois, no caso dessa graduação, é preciso muita prática. Por isso, antes de escolher a instituição de ensino, é importante reunir informações sobre a infraestrutura disponibilizada, sobre o corpo docente e disciplinas da grade curricular. Além disso, é importante saber se há programas de continuidade e indicação para o mercado de trabalho.

Focando na questão da grade curricular, separamos algumas das principais matérias disponíveis no curso de Enfermagem. Mas, é importante salientar que o nome das disciplinas pode variar conforme a faculdade, bem como a ordem em que são ministradas em cada instituição de ensino.

Anatomia Humana

A Anatomia Humana é uma das ciências médicas mais antigas do mundo. Os objetivos principais da disciplina são estudar o funcionamento dos órgãos, sistema, constituição do tecido e o corpo humano como um todo.

Avaliação Clínica em Enfermagem

A Avaliação Clínica em Enfermagem é um veículo para fornecer subsídios para uma assistência mais assertiva ao paciente. O aluno de Enfermagem vai necessitar aprimorar suas habilidades de avaliação e percepção cognitivas dos pacientes para os diagnósticos.

Biologia, Histologia e Embriologia

Durante a realização dessa disciplina, o aluno será preparado para reconhecer as diferentes categorias de células e suas funções, bem como entender os tecidos que compõem o corpo humano e as matérias relativas à genética humana.

Bioquímica

Bioquímica é a ciência e tecnologia que estuda e aplica as ciências químicas ao contexto da biologia.  Estuda os processos químicos envolvidos nos organismos vivos.

Epidemiologia

Essa disciplina é fundamental no curso de Enfermagem. Pode ser definida como a ciência que estuda o processo das doenças individuais ou coletivas, assim como as características das doenças, danos à saúde, formas de erradicação e prevenção.

Farmacologia

A Farmacologia é uma ciência que estuda as propriedades, a composição, a bioquímica e os efeitos fisiológicos na absorção de substâncias. Esse conteúdo permite conhecer as interações com os sistemas biológicos.

Genética Molecular

É uma importante área da Biologia que estuda a estrutura e a função dos genes no nível molecular. Essa disciplina também abarca outros campos como a Genética Populacional e a Genética Ecológica.

Imunologia

É a área responsável por entender o funcionamento do sistema imunológico humano e como o mesmo responde à doenças causadas por vírus, bactérias e tumores.

Microbiologia

É uma disciplina na qual se estuda a estrutura dos microrganismos com base nas infecções humanas. Além disso, também são repassados aos estudantes conhecimentos sobre coleta, armazenamento e transporte de amostras para a análise.

Parasitologia

Disciplina responsável por estudar os parasitas causadores de enfermidades. Procura compreender como os mesmos atuam no corpo humano, bem como a realização de diagnósticos e métodos de prevenção das doenças causadas pelos parasitas.

E então: a faculdade de Enfermagem tem a ver com você? Clique aqui e saiba mais sobre essa profissão.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.