InícioGraduaçãoQuais são as matérias do curso de Psicologia?

Quais são as matérias do curso de Psicologia?

O curso de Psicologia está entre os preferidos das Ciências Humanas. A profissão de Psicologia está no campo da saúde e é o curso é ideal para quem gosta de lidar com pessoas e estudar mais de perto a mente e o comportamento humano. Por estar na área da saúde, os estudantes têm contato com matérias das áreas biológicas. Mas, afinal, quais são as matérias do curso de Psicologia?

Durante o curso, que tem duração de 10 semestres, os alunos passam por muitas disciplinas teóricas e, além disso, por um estágio supervisionado. A ideia é que os futuros psicólogos já saiam da graduação com alguns conhecimentos práticos sobre a profissão. Por fim, o campo de trabalho é bem diverso e, além de trabalhar na área clínica, o profissional pode escolher a área organizacional, escolar, jurídica ou social, por exemplo.

Vale lembrar que o psicólogo clínico vai trabalhar diretamente com os pacientes, ajudando a resolver possíveis traumas e medos, ajudando, por exemplo, pessoas de diferentes perfis e idades a superarem situações difíceis ou mesmo modificarem comportamentos nocivos. Agora, quer saber quais são as principais matérias do curso de Psicologia?

O que mais posso saber sobre o curso de Psicologia?

A grade curricular do curso de psicologia costuma ter muita leitura e mostra grande variedade nas disciplinas. Por fim, essa variedade se estende para o mercado de trabalho, que também é extremamente diverso. As matérias estudadas se estruturam em diferentes eixos, se baseando em metodologias e instrumentos de pesquisa, criando um caráter multidisciplinar.

De maneira geral, podemos dizer que existem três grandes correntes de teoria na psicologia: Psicanálise, Comportamentalismo ou Behavorismo e Humanismo. Durante o curso é importante que os estudantes tentem entender com que áreas se identificam mais, o que pode ser um bom caminho para escolher suas áreas de especialização na carreira.

Enquanto isso, aproveite para pesquisar bastante sobre o curso, já que conhecer a grade curricular, as especializações e possibilidades de trabalho são alguns dos principais pontos para te ajudar a decidir se essa é a carreira certa para você. Além disso, conhecendo as matérias do curso de psicologia mais de perto, fica mais fácil decidir em que área da psicologia você quer atuar. Seja, enfim, a psicologia clínica ou do trabalho, saúde pública ou clínicas particulares, psicopatologias ou pesquisa, análise de crianças, adultos ou adolescentes.

Quais são as principais matérias do Curso de Psicologia?

Vale lembrar que algumas das principais características de um bom profissional dessa área, além de gostar de trabalhar em contato com outras pessoas, é ter um bom senso de observação, ser atento aos detalhes, além de possuir boa visão analítica e humana.

A lista de disciplinas é extensa, então, para começar, escolhemos falar um pouco mais sobre algumas delas. Assim você pode começar a conhecer a estrutura do curso mais de perto. Vamos falar de cinco delas: Psicologia e Trabalho, Psicopatologia, Psicologia da Personalidade, Neuropsicologia e Estágio Supervisionado.

  1.   Psicologia do Trabalho

O objetivo dessa disciplina é discutir, principalmente, o trabalho como uma atividade humana fundamental e como o psicólogo pode se inserir nesse universo. Além disso, nessa matéria, os estudantes também têm contato com atividades relacionadas aos Recursos Humanos, principalmente, processos de recrutamento e seleção, além de acompanhamento de carreira.

  1.   Psicopatologia

Essa costuma ser uma disciplina muito aguardada pelos alunos que querem trabalhar na área clínica. Por fim, a Psicopatologia trabalha com transtornos psicológicos, permitindo que os estudantes e futuros psicólogos conheçam as características de diferentes problemas mentais.

  1.   Psicologia da Personalidade

Outra das disciplinas que também costumam despertar grande interesse dos alunos. Aqui, o objetivo é estudar diferentes transtornos de personalidade existentes, além de teorias de formação da mente humana.

  1.   Neuropsicologia

Aqui, os futuros psicólogos vão estudar um ponto importante do curso: a relação entre neurônios e as respostas emocionais e comportamentais a partir delas. Além disso, é uma disciplina que pode influenciar diferentes áreas de conhecimento e de especialização na carreira.

  1.   Estágio Supervisionado

Por fim, outro ponto muito importante do curso de psicologia são os estágios supervisionados, onde os estudantes têm contato com a parte mais prática da formação. A carga horária dos estágios costuma ter início desde o início da graduação, aumentando nos últimos semestres.

Grade curricular e matérias do curso de Psicologia

A nomenclatura e a ordem das matérias apresentadas em cada semestre do curso de psicologia podem, enfim, variar de acordo com a instituição. Ainda assim, a lista geral de disciplinas costuma ser bem parecida, passando pela formação de áreas mais específicas, como a psicopatia e disciplinas mais gerais, como por exemplo, História da Psicologia. Confira aqui a grade curricular mais comum aos cursos de graduação em psicologia Proposta de Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC):

  1.     Metodologia científica
  2.     Processos psicológicos básicos
  3.     Comportamento do consumidor
  4.     Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável
  5.     História dos povos indígenas e afrodescendentes
  6.     Antropologia e sociedade
  7.     Filosofia e ética
  8.     História da Psicologia
  9.     Planejamento de carreira e sucesso profissional
  10. Ética na saúde
  11. Psicologia do desenvolvimento humano
  12. Psicologia social
  13. Teorias e sistemas psicológicos
  14. Bioestatística
  15. Neuroanatomofisiologia
  16. Psicologia da personalidade
  17. Psicologia experimental
  18. Psicologia nas organizações
  19. Técnicas de observação e avaliação psicológica
  20. Administração e planejamento de projetos sociais
  21. Clínica psicanalítica
  22. Psicologia comunitária
  23. Psicologia e dependência química
  24. Psicologia e saúde mental
  25. Psicopatologia
  26. Psicoterapia breve
  27. Comunicação comunitária
  28. Geriatria e gerontologia
  29. Psicofisiologia
  30. Psicologia da comunicação
  31. Saúde, gênero e sexualidade
  32. Psicologia e saúde do trabalhador
  33. Psicologia institucional
  34. Terapia cognitivo-comportamental
  35. Terapia sistêmica
  36. Psicologia organizacional e do trabalho
  37. Saúde mental e psicologia na era digital
  38. Teorias e técnicas psicoterápicas
  39. A psicologia na prevenção de suicídio
  40. Neuropsicologia
  41. Orientação profissional
  42. Processos grupais
  43. Psicologia e pessoas com necessidades especiais
  44. Psicoterapia com crianças
  45. Terapia existencial humanista
  46. A psicologia analítica de Jung
  47. A psicologia com mulheres em situação de violência
  48. Gestalt terapia
  49. Neuropsicologia
  50. Psicodiagnóstico
  51. Psicologia hospitalar
  52. Atendimento psicológico online
  53. Psicologia das emergências e desastres
  54. Psicologia escolar
  55. Psicologia jurídica
  56. Psicopatologia infantil
  57. Saúde mental e atenção psicossocial

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 65

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.