InícioDicasQuais são as melhores faculdades em Computação em Nuvem

Quais são as melhores faculdades em Computação em Nuvem

Quer descobrir quais são as melhores faculdades em computação em nuvem? A Voomp preparou o conteúdo perfeito para você! Descubra abaixo.

Há alguns anos, o conceito de computação em nuvem ou cloud computing, surgiu como uma grande inovação e tendência no mundo. Afinal, era uma novidade para todos, e a ideia de não precisar mais instalar programas nos computadores e fazer tudo pela internet era muito animadora. Portanto, com o passar dos anos, o conceito de computação em nuvem ganhou mais espaço e relevância, sendo que, atualmente, a área é extremamente importante.

Sendo assim, hoje iremos falar um pouco mais sobre essa área e profissão. Nós também detalharemos mais sobre a graduação e daremos dicas sobre quais são as melhores faculdades em Computação em Nuvem. 

Portanto, se você gosta de tecnologia e está planejando seguir carreira nessa área, venha descobrir um pouco mais sobre a área e a faculdade de Computação em Nuvem.

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem é a possibilidade de acessar arquivos, softwares ou ferramentas por meio da internet. Sendo assim, você pode acessar a nuvem de qualquer lugar, basta estar conectado à internet. Além disso, por meio da computação em nuvem, é possível realizar diversos tipos de tarefas. Portanto, você não precisa instalar programas ou arquivos em seu computador. Afinal, os dados não estão em locais específicos, mas em uma rede.

Sendo assim, uma vez que você esteja conectado à rede, você conseguirá acessar todos os seus programas, ferramentas e arquivos. Então, por exemplo, se você salvar algum trabalho na nuvem, você consegue acessá-lo em qualquer lugar e em qualquer computador que tenha acesso à internet. Isso acontece porque seu trabalho estará na nuvem.

Então, imagina o quão vantajoso isso é para as pessoas e as empresas? Nesse sentido, não é mais necessário investir em grandes equipamentos para conseguir armazenar dados: basta armazenar tudo na nuvem ou na rede. 

Como é a graduação em Computação em Nuvem?

Cursos relacionados à tecnologia são sempre novidades. Afinal, é uma área que está em constante transformação, e sempre apresenta novas soluções, produtos e setores. Dessa forma, várias instituições de ensino passaram a incorporar cursos novos em suas grades para acompanhar o mercado tecnológico. Logo, a graduação em Computação em Nuvem não ficaria de fora. 

Por isso, o mais comum é encontrar a graduação tecnológica em Computação em Nuvem. Em resumo, ela possui duração entre 2 e 3 anos, e apresenta matérias mais técnicas e práticas, preparando seus alunos para atuar no mercado de trabalho. Além disso, também é possível encontrar cursos livros, pós-graduações e até MBAs nessa área. No final, cabe ao próprio aluno decidir sobre qual é a melhor opção para ele.

Logo, a graduação tecnológica em Computação em Nuvem formará profissionais aptos para gerenciar equipes e projetos de computação em nuvem, criar e desenhar soluções de computação em nuvem, atender às demandas corporativas, entender como conseguir conciliar os recursos de computação em nuvem com a infraestrutura interna das organizações e empresas. Contudo, vale lembrar que as matérias exigem bastante conhecimento em matemática e estatística. Vamos falar mais sobre elas no próximo tópico.

Grade curricular de Computação em Nuvem

As matérias da graduação em Computação em Nuvem costumam ser bem técnicas e voltadas para matemática, códigos, dados e programação. Portanto, é preciso ter muita afinidade com número e contas. Sendo assim, separamos alguns exemplos das principais matérias da graduação em Computação em Nuvem. Dê uma olhada:

  • Lógica Computacional; 
  • Modelagem de Dados; 
  • Algoritmos e Programação Estruturada; 
  • Redes de Computadores;
  • Arquitetura de Redes;
  • Linguagem de Programação;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Sistemas Operacionais;
  • Segurança em Engenharia de Software; 
  • Administração de Sistemas Operacionais; 
  • Arquitetura de Computação em Nuvem; 
  • Arquitetura e Organização de Computadores; 
  • Gerenciamento e Projeto de Redes; 
  • Arquitetura de Dados; 
  • Segurança da Informação e Redes; 
  • Tecnologias Web Service; 
  • Programação para Redes;
  • Infraestrutura como Código; 
  • Modelos de Negócios e Gestão Financeira em Cloud;
  • Plataformas e Migração de Serviços em Nuvem;
  • Segurança para Computação em Nuvem.

Quais são as melhores faculdades em Computação em Nuvem?

A decisão pela faculdade ou universidade é uma etapa muito difícil para aqueles que querem ingressar no ensino superior. Afinal, escolher uma boa instituição de ensino é muito importante para a carreira. Em suma, várias empresas ficam de olho nisso para as contratações.

Por isso, é necessário analisar com muita calma todas as opções disponíveis, e ver aquela que atende às suas expectativas. Nesse sentido, há diversas instituições de ensino que oferecem o curso de Computação em Nuvem, em diferentes estilos e modalidades.

Logo, como é uma área relativamente nova, e que está crescendo cada vez mais, uma boa formação é essencial no currículo, para se destacar no mercado de trabalho. Por isso, sempre avalie bem suas opções, converse com alunos e ex-alunos, veja as avaliações da faculdade ou universidade. Não esqueça de que ela precisa ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Então, pensando nisso, separamos algumas das melhores faculdades de Computação em Nuvem. Confira.

Unopar

A Universidade Norte do Paraná (Unopar), fundada em 1972,  é uma instituição de ensino superior privado, com sede localizada em Londrina, no norte do Paraná. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e outros tipos de cursos.

Pitágoras

A Faculdade Pitágoras é uma instituição sólida de ensino superior, presente nos estados do Acre,  Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Anhanguera

A Anhanguera, fundada em 1994, é uma instituição de ensino que oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de extensão, em diversas áreas do conhecimento.

A relação entre computação em nuvem e tecnologia da informação

Por fim, é muito importante destacar a relação entre a computação em nuvem e a tecnologia da informação. Essas duas áreas estão sempre interligadas e precisam trabalhar sempre em conjunto. Em resumo, a boa gestão da tecnologia de informação engloba todos os processos de otimização dos rendimentos de qualquer empresa ou organização. Sendo assim, a computação em nuvem é a ferramenta que será responsável por essa otimização. Afinal, por meio dela, é possível reduzir os custos e aumentar os processos internos e externos.  

O que achou sobre conhecer as melhores faculdades em Computação em Nuvem? Gostou? Então veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o curso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.