InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoQual a diferença entre o AutoCAD e o Revit na Arquitetura?

Qual a diferença entre o AutoCAD e o Revit na Arquitetura?

O AutoCAD e o Revit são, por sua vez, programas de computador para o desenho técnico e peças da indústria do catálogo da empresa Autodesk. De fato, é muito usado por quem atua na área da arquitetura, engenharia, urbanismo e construção civil.

Confira a seguir, portanto, os conceitos e as principais diferenças entre eles, bem como a sua importância na criação dos projetos.

O que são o AutoCAD e o Revit?

Com o avanço da tecnologia, a criação de projetos está cada vez mais precisa e realista. O AutoCAD, no que lhe concerne, é uma poderosa ferramenta usada nesse processo. Já que cria plantas e o plano de produtos gráficos.

Com ela, então, é possível criar desenhos tanto em 2D quanto 3D. Assim, é um dos principais meios de trabalho para quem atua na área de arquitetura ou designer de interiores, por exemplo.

Foi criado em 1982 e é do tipo Computer Aided Design (CAD), ideal para uso de engenheiros, arquitetos, indústria de automóveis, entre outros, que precisam apresentar seus planos com detalhes.

O que é Revit?

Em 2002, a empresa Autodesk, responsável pelo AutoCAD e o Revit, comprou, portanto, esta última e desde então, a mesma fez parte do seu portfólio. Assim sendo, também é voltado para as áreas de engenharia, arquitetura, urbanismo e design.

Por ser versátil, o programa oferece diversas funções e a criação de projetos e documentos densos e complexos com base em modelos. Além das visões 2D e 3D, ele entrega também a lista dos materiais usados na construção.

O AutoCAD e o Revit são, por fim, ótimos métodos para evitar possíveis erros no projeto final, bem como atender aos mais variados tipos de clientes no mercado.

As principais diferenças entre AutoCAD e o Revit

O AutoCAD é um software que, em geral, cria desenhos de geometria básica em 2D e 3D. O Revit, por outro lado, gera ao modelo de informação de construção (BIM) que se baseia no mundo real.

Com uma forma de aplicação mais ampla, então, o AutoCAD tem foco no desenho. Já o Revit é visto como uma solução de uso restrito para projetos de construção, bem como seus documentos. Por isso, geralmente, são combinados por quem os utiliza.

As plataformas do AutoCAD e o Revit permitem, nesse sentido, operar em conjunto. Você pode, por exemplo, inserir projetos criados no AutoCAD no sistema do Revit. E assim, usar o 3D do AutoCAD com o BIM do Revit em um mesmo projeto.

Outras diferenças entre AutoCAD e o Revit

Aqui você viu as principais diferenças entre as plataformas, mas ainda há outras logo abaixo, confira.

Ferramentas

O AutoCAD cria o projeto com elementos básicos da geometria como linhas, círculos, polígonos e arcos. Já o Revit usa objetos padrão como portas, janelas, escadas e afins. Essas são as diferenças básicas entre o AutoCAD e o Revit.

Fluxo de Trabalho

O fluxo de desenho é feito no AutoCAD, assim cada um é criado e editado de forma individual. O Revit, ao contrário, trabalha com o fluxo de modelagem, logo, ele age de forma unificada e todas as alterações ocorrem ao mesmo tempo.

Plataformas

O AutoCAD e o Revit são para uso no computador, contudo, o AutoCAD está disponível tanto para Windows quanto MAC. Enquanto o Revit só pode ser usado no Windows.

Modelagem, processos e análise

Esses três pontos são só para o Revit que, por sua vez, usa todos os principais elementos da construção nos projetos. O que permite, portanto, a lista e custo dos materiais, otimizar as tarefas de desenho que se repetem. Bem como, analisar o esboço em várias fases.

Documentação

Tanto o AutoCAD e o Revit, por fim, geram registro de construção independente dos itens citados neste artigo. O que torna possível, então, a entrega de projetos completos.

Em quais projetos posso usar o AutoCAD?

Confira a seguir, portanto, como o AutoCAD é usado em áreas como a arquitetura, engenharia civil, mecânica e elétrica, por exemplo.

Arquitetura e engenharia civil

Veja as vantagens de uso desse software neste ramo:

  • Criação de plantas baixas;
  • Reduz o tempo para criar elevações da arquitetura e detalhe das plantas;
  • Aumenta a produção.

Engenharia mecânica

A engenharia mecânica também se beneficia com esse programa, confira:

  • Inclui recursos e peças inteligentes;
  • Atualiza a geometria e evita redesenhos manuais;
  • Gerencia camadas, espessuras e tipos de linha;
  • Reutiliza o desenho manual;
  • Funções inteligentes para projetos mecânicos;
  • Padrões internacionais de desenho;
  • Cotas smart para o setor.

AutoCAD na engenharia elétrica

Entenda a utilidade desse programa nessa área da engenharia:

  • Enumera os fios e identifica os componentes;
  • Cria e realiza circuitos;
  • Biblioteca dos esquemas elétricos;
  • Verifica os erros em tempo real;
  • Cruza a referência de contratos e bobinas;
  • Desenhos a partir de planilhas;
  • Comunicação transparente com o inventor.

Esses são alguns exemplos de onde aplicar o AutoCAD. Porém, por se tratar de um software bem amplo, seu uso é possível em diversas áreas de atuação. Em conjunto, o AutoCAD e o Revit trazem excelentes resultados.

10 Dicas para melhorar seus modelos no Revit

Veja a seguir, então, 10 ideias para quem usa o Revit em seus projetos da profissão. Assim sendo:

  • Worksets: aperfeiçoa o uso dos seus espaços de trabalho;
  • Comprima arquivos: isso melhora o desempenho ao recarregar os projetos;
  • Templates: economiza tempo com os modelos pré-definidos;
  • Famílias: use-as para agrupar projetos similares;
  • Arquivos DWG: minimiza os links de arquivos CAD e usa como referência;
  • Advertências: resolver avisos ajuda a acelerar a sessão;
  • Vistas: mantenha seu projeto limpo, deixe apenas as vistas necessárias;
  • Atribua códigos: isso facilita o uso de filtros para obter o número de pranchas;
  • Pranchas: junte suas pranchas em um único arquivo;
  • Purge: use esse comando para itens que não vão entrar no seu projeto.

Use essas dicas e tenha, por fim, um projeto mais fluido e de fácil execução com o AutoCAD e o Revit. Isso porque, eles aceleram o processo e economizam o seu tempo.

Visão de mercado sobre o AutoCAD e o Revit

O mercado, por sua vez, considera o AutoCAD essencial para casos que exigem linhas exatas e desenhos de elevação. Então, o Revit é a melhor opção quando se trata de modelagem e, em consequência, custos, gerenciar mudanças e colaboração.

Em resumo, um não substitui o outro. Mas, quando usados em conjunto, criam projetos perfeitos em todos os pontos que ele exige.

Como exemplo, há a primeira cidade inteligente social do mundo, segundo o Grupo Planet, a Smart City Laguna, localizada em Croatá, no Ceará.

Criada para, contudo, abrigar 15 mil habitantes tendo rede elétrica no subsolo, infraestrutura digital e custo de vida mais acessível. Portanto, é um retrato do que o AutoCAD e o Revit, ou seja, do que a nova tecnologia é capaz de proporcionar à população.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.