InícioDicasFormação acadêmicaQual a diferença entre tecnólogo e bacharel?

Qual a diferença entre tecnólogo e bacharel?

Seja no ensino público ou privado, a faculdade abre portas para um futuro melhor. No entanto, na hora de escolher o curso, tem-se que analisar muito bem as opções. Aliás, deve decidir entre a modalidade de tecnólogo e bacharel.

Para isso, é essencial que você saiba quais as intenções dessas duas. Bem como, saber distinguir as diferenças entre elas. Portanto, continue a leitura do artigo e descubra tudo o que precisa saber sobre esse assunto.

O que são as nomenclaturas tecnólogo e bacharel?

Os nomes, tecnólogo e bacharel, são duas modalidades diferentes de graduação, mas que unem um objetivo comum, formação no ensino superior. Então, eles existem na faculdade e dão ao aluno a opção de escolher entre um ou outro.

Por isso, é muito importante que se conheça cada um de forma separada e analise os prós e contras de ambos. Dessa forma, fica mais fácil escolher qual opção se encaixa mais na sua vida e em seus planos.

O que é tecnólogo?

Tecnólogo é o profissional formado em Curso Superior de Tecnologia, também conhecido como cursos de tecnólogo. Assim, o mesmo recebe uma formação mais específica, focada em determinada área do mercado de trabalho.

O nicho de atuação é mais específico e bem definido, impossibilitando-o de migrar para outras áreas. Mas, isso não quer dizer que há poucas possibilidades de atuação para ele, pelo contrário, porque esse tipo de profissão cresce cada vez mais no mercado.

O que é bacharelado?

Bacharelado confere ao estudante o título de bacharel. Assim, a duração de um curso desse tipo varia entre 3 e 6 anos. No mais, essa modalidade tem como foco a preparação de profissionais generalistas com conhecimentos sólidos sobre a base de uma profissão.

Por conta do maior tempo de duração do curso, este possui uma carga teórica maior, com um currículo mais amplo em teoria. Ainda, ele dá ao aluno a opção de trabalhar em mais opções, por formar um profissional menos específico.

Quais as diferenças entre tecnólogo e bacharel?

As diferenças entre tecnólogo e bacharel são bem claras e garantem suas especificidades. Por isso, é muito importante analisá-las para ver qual se encaixa melhor ao seu perfil de estudante e a sua futura carreira. Então, confira a seguir algumas divergências entre eles.

Duração de cada modalidade

Essa é a diferença mais explícita entre tecnólogo e bacharel, porque o curso que forma o primeiro tem duração menor que o segundo. O bacharelado dura em média de quatro a seis anos, sendo a forma mais tradicional de graduação.

Enquanto o curso de tecnólogo surgiu da necessidade de formar trabalhadores para o mercado de trabalho de forma mais rápida e específica para cada nicho. Então, esse tem duração de dois a três anos. É como se fosse uma formação mais técnica.

Grade curricular do tecnólogo e bacharel

A grade curricular dos cursos de tecnólogo e bacharel se diferem, já que os objetivos e a duração de ambos são diferentes. Mas, isso, não quer dizer que o primeiro se torna ruim ou mais fraco e ensina menos. A questão é que nele o foco são a prática e conteúdos técnicos.

Já na formação do bacharel, o currículo abrange de uma forma bem mais ampla as teorias. Portanto, o conteúdo se torna mais extenso e a duração maior. Outro fato que vale lembrar é que ele é mais generalista que o primeiro.

Fatos comuns entre a formação do tecnólogo e o bacharel

Nem só de diferenças vive o tecnólogo e bacharel. Aliás, a grande semelhança entre eles é o reconhecimento pelo MEC, de ambos, e as oportunidades do mercado de trabalho. Sendo assim, confira mais detalhes a seguir.

Reconhecidos pelo MEC

Apesar das especulações a respeito, a faculdade de tecnólogo é sim, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Assim como ocorre com as graduações de bacharelado e licenciatura.

Os dois tipos, tecnólogo e bacharel, são cursos de nível superior e podem ser cursados na modalidade presencial, semipresencial e EAD. Diante disso, o diploma de ambos são reconhecidos e válidos como formação em universidade.

Mercado de trabalho do tecnólogo e bacharel

Foi-se o tempo em que o profissional tecnólogo era visto com desconfiança pelo mercado de trabalho. Atualmente, ele vem sendo muito requisitado e valorizado por sua formação específica em setores diversos. Também o bacharel continua sendo muito procurado.

Tecnólogo e bacharel: pontos positivos e negativos

É claro que a realidade e os objetivos de cada estudante devem ser considerados na hora de escolher entre os cursos de tecnólogo e bacharel. Aliás, se trata de algo bem pessoal e subjetivo. Entretanto, para esclarecer, confira alguns pontos sobre eles.

Pontos positivos e negativos do curso de tecnólogo

Como tudo na vida há dois lados, na formação de tecnólogo não poderia ser diferente. Como ponto negativo, lista-se a desconfiança de alguns setores e certas áreas tradicionais (medicina, direito) em aceitá-lo como ensino superior. Mas, observe seus pontos positivos:

  • Duração mais curta;
  • Cursos voltados para o mercado de trabalho;
  • Grade curricular focada na prática;
  • Grande abrangência de áreas;
  • Flexibilidade.

Pontos positivos e negativos do bacharelado

As formações de tecnólogo e bacharel são consideradas como educação superior. Ou seja, ambas formam profissionais em cursos da faculdade. Visto isso, veja agora alguns pontos considerados positivos no curso que forma este último:

  • Maior abrangência de cursos;
  • Confiabilidade do mercado;
  • Conhecimento de diversas áreas e setores;
  • Tempo para prestar estágios e participar de projetos.

Pontos negativos

A faculdade de bacharelado também possui pontos negativos em relação a alguns aspectos que a compõem. Observe a seguir quais são eles:

  • Duração de no mínimo 4 anos;
  • Pouco aprofundamento, o que exige pós-graduação caso haja interesse de especialização em uma área.

Qual a melhor escolha entre tecnólogo e bacharel?

Escolher nem sempre é fácil, ainda mais quando se trata de algo que vai decidir seu futuro profissional. Contudo, essa decisão deve ser analisada e pensada por você.

Analise os prós e contras dos cursos de tecnólogo e bacharel para saber qual se encaixa melhor nos seus objetivos a curto e longo prazo. Além disso, procure referências no mercado de trabalho e as oportunidades ofertadas por essas modalidades.

Caso ainda tenha dúvidas ou queira mais informações sobre este assunto, entre em contato com universidades que mantêm essas opções dentre os seus cursos. Esta é uma boa maneira de conhecer os cursos em que deseja se formar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.