InícioDicasFormação acadêmicaQual a duração do curso de Ciência Política?

Qual a duração do curso de Ciência Política?

Se você está interessado no curso de Ciência Política, então veio ao lugar certo. Vamos explicar qual a duração do curso, quais os principais conteúdos estudados durante essa graduação e o que faz um cientista político. Confira no texto abaixo.

É  muito comum pensar que o formado em Ciência Política tem um mercado de trabalho limitado às funções públicas ou acadêmicas. Mas, na verdade, o cientista político tem uma área de atuação bem mais ampla. Continue lendo para saber mais.

Primeiro, é bom lembrar que Ciência Política é uma habilitação do curso de Ciências Sociais. Ou seja, há faculdades que oferecem a graduação em Ciências Sociais com foco em Ciência Política. Recentemente foram criados cursos com formação única, assim já é possível você se inscrever direto no curso de graduação de e se formar um cientista político.

Duração do curso de Ciência Política

O curso de Ciência Política é uma graduação do tipo bacharelado. A sua duração média é de 18 semestres, ou seja, 3 anos. Atualmente ele é oferecido em faculdades particulares e públicas, em diversos locais do Brasil, inclusive na modalidade EAD. Assim, você pode comparar e escolher qual a melhor opção para você.

Curso de Ciência Política: como é a graduação?

Apesar de não ser um curso tão conhecido como alguns outros, a Ciência Política está é muito presente no nosso cotidiano. Até mais do que se imagina. O cientista político estuda e atua nas estruturas e processos teóricos e práticos desta área. Ou seja, este profissional busca compreender a conjuntura política e social da sociedade para propor soluções de problemas atuais e futuros.

A formação do cientista político demanda bastante leitura e costuma envolver trabalhos de pesquisa e análise. Quem cursa essa graduação deve estar preparado para se aprofundar na história do país, na história da política, na formação da sociedade e das elações internacionais.

Outra parte integrante deste curso são as participações em palestras, seminários e a apresentação de trabalhos, individuais ou em grupo.

O que o cientista político faz?

O cientista político analisa a política, a sua estrutura, as suas formas de governo, nacionais e internacionais e as instituições que as compõem. Ele é o profissional que vai trazer as informações necessárias para a elaboração de projetos e que vai ajudar na tomada de decisões.

Em geral, o cientista político não está em destaque na linha de frente. Mas ele é essencial para compor as bases do desenvolvimento de políticas públicas eficientes.

Quem se forma em Ciência Política pode atuar tanto em empresas privadas de diversos setores da economia como em órgãos públicos. Contudo, ainda são as instituições de ensino que mais contratam cientistas políticos no nosso país.

Uma boa notícia é que a taxa de empregabilidade deste tipo de profissional é umas das mais altas do mercado. Além disso, existem oportunidades de trabalho em todas as regiões do país.

O que se estuda no curso de Ciência Política?

Como vimos, o campo de estudo da Ciência Política são as instituições e fenômenos políticos. Para se preparar para isso, a graduação envolve uma série de conhecimentos e disciplinas. Veja algumas das matérias mais comuns deste curso.

  • Antropologia
  • Economia brasileira
  • Estatística
  • Filosofia política
  • Métodos quantitativos
  • Pensamento social e político
  • Políticas públicas
  • Relações internacionais
  • Sociologia
  • Teoria política clássica

Mercado de trabalho

Apesar de a concorrência ser acirrada, o mercado para o profissional de Ciência Política é amplo. Há a possibilidade de carreira em órgão municipais, estaduais e federais no país todo, com diversas faixas salariais.

Outra possibilidade é a docência. O professor, especialmente do ensino médio, é uma, tem uma demanda em expansão. Além de o cientista político ser habilitado para dar aula de sociologia, essa disciplina é obrigatória nas escolas.

Sempre há oportunidades para este profissional durante o período de eleições, que acorrem a cada dois anos. Ele pode trabalhar desde a estruturação de planos de gestão até estratégias de comunicação nas campanhas.

Para além do ambiente educacional, há diversas opções de atuação. A graduação em Ciência Política, inclusive, abre caminhos para carreira diplomática.

Principais áreas de atuação

Um cientista político analisa instituições políticas e seus comportamentos. Também leva em conta políticas públicas e as maneiras como elas refletem na realidade de uma país.

O profissional dessa área pode trabalhar com a diplomacia. Ou seja, ele pode representar seu país junto a outras nações, assim como atuar na negociação de acordos entre eles. Também pode dar suporte a representantes brasileiros em viagens internacionais, agregando informações relevantes ligadas às questões de política externa.

Na área acadêmica ele pode atuar como professor de disciplinas no ensino superior e na coordenação de cursos de graduação e pós-graduação.

O cientista político também pode trabalhar em consultorias. Nesse campo ele acompanha tendências e avalia estatísticas. Pode também pesquisar e fazer planejamentos de questões pertinentes à política e que sejam importantes para uma empresa ou segmento.

Há também um campo de atuação junto ao terceiro setor. O cientista político está apto a acompanhar e avaliar questões de políticas públicas e sociais.

Veja aqui algumas das principais áreas de atuação para quem se forma no curso de Ciência Política.

Administração Pública

Também conhecida como Gestão Pública, nessa área que o cientista político lida com órgão públicos, no gerenciamento de setores específicos, como departamentos de recursos humanos e de gestão financeira.

Economia

A área de Economia Política junta disciplinas como economia, direito e sociologia. Com esses conhecimentos se visa entender a maneira como as ações políticas influem no funcionamento da sociedade e nos hábitos de consumo.

Geopolítica

Esta área trata da influência de um país sobre outros. Ela pode ajudar na condução de ações diplomáticas que possam auxiliar a resolver ou mesmo evitar conflitos entre os países.

Geografia política

Esta é a área que lida com a demarcação de territórios e assuntos correlatos. Por exemplo, ela analisa informações físicas, como montanhas, rios, planícies e planaltos de determinada região. O objetivo disso é trazer novas oportunidades de exploração do seu potencial político, econômico e social.

Políticas públicas

Uma das áreas de maior visibilidade para o cientista político. Ela engloba as ações que de um governo para solucionar questões sociais. Entre outros temas, a ciência política aplicada às políticas públicas analisa questões de educação, transporte público, habitação e assistência social.

Relações internacionais

É na área de relações internacionais que o se estudam sistemas políticos de outros países. Dessa maneira é possível apoiar os governos nas suas relações com outras nações. Os cientistas políticos especializados nesta área também tem espaço em empresas privadas quando estas tem negócios com outros países.

Regulamentação da profissão

Quem se forma no curso de Ciência Política tem a atuação vinculada ao curso de Ciências Sociais. Isso acontece porque ainda não há uma regulamentação própria para a área.

O assunto ainda está sendo discutido com os conselhos específicos de cada uma das áreas que compõem as Ciências Sociais. Até o momento, ainda não há uma definição. Portanto, a atuação do cientista político é regulamentada pela  profissão de Sociólogo. Isso foi feito pela Lei nº 6.888, de 10 de dezembro de 1980 e Decreto nº 89.531/84.

Gostou de saber um pouco mais sobre Ciência Política? Veja outros conteúdos interessantes na Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.