InícioGraduaçãoCiências EconômicasQual a duração do curso de Ciências Econômicas?

Qual a duração do curso de Ciências Econômicas?

É preciso levar bastante coisa em consideração ao procurar por um curso superior e no meio disso tudo podem surgir muitas dúvidas. Se você se interessa pela área de economia, já deve ter se perguntado qual é a duração do curso de Ciências Econômicas, não é mesmo?

Afinal, saber quanto tempo você permanecerá na faculdade é essencial para conseguir se programar da maneira correta. Tanto na questão da disponibilidade de horários para se dedicar aos estudos quanto para calcular o investimento que será feito.

Se você está travado nesse quesito, pode ficar tranquilo porque nós da Voomp estamos aqui para te ajudar. Neste artigo nós explicamos não apenas a duração desse curso, mas também as principais características dele e ainda trouxemos algumas dicas de como escolher uma boa faculdade para estudar.

Qual é a duração do curso de Ciências Econômicas?

A duração do curso de Ciências Econômicas é de quatro anos. Esse período é dividido em oito semestres e em cada um deles o estudante irá ver disciplinas essenciais para a formação profissional do mesmo.

É bastante tempo de dedicação aos estudos. Mas isso é importante, porque a economia é uma área complexa e que está em constante transformação. Portanto, a graduação precisa ser capaz de preparar os futuros profissionais para atuarem ativamente no setor e, se necessário, se adaptar às necessidades do mercado.

Afinal, como é essa graduação?

A graduação em Ciências Econômicas é de grau acadêmico de bacharelado. Isso significa que ela possui uma grade curricular focada na preparação do estudante para que ele, após formado, possa atuar em vários setores do mercado de trabalho. Empresas públicas e privadas estão entre os locais mais comuns.

Por ser de nível superior, para ingressar nesse curso é preciso ter concluído o Ensino Médio. Também é necessário ter sido aprovado em algum vestibular ou outro método de seleção de candidatos de alguma instituição de ensino.

Esse é um curso para quem demonstra interesse na área financeira, principalmente economia. Por isso, é importante que o vestibulando não apenas goste de matemática, mas também de disciplinas das Ciências Humanas, como história. Até porque, a economia é um conjunto de diversos fatores e não apenas números.

No Brasil, ela pode ser ofertada nas modalidades presencial e de Educação à Distância. Sendo que, caso opte por esse último, o aluno não irá perder nada. Pois a qualidade de ensino é a mesma, com a vantagem de ser mais acessível e versátil a todas as realidades.

Principais disciplinas da grade curricular

Como deu para perceber no tópico anterior, o curso de Ciências Econômicas tem muitas disciplinas de áreas diferentes de conhecimento. Isso acontece porque ele pertence a um grupo de estudos conhecido como Ciências Sociais Aplicadas. Ou seja, estuda a realidade humana.

Por causa disso, ele conta com uma grade curricular multidisciplinar. Algumas das matérias comuns na graduação são:

  • Análise de custos
  • Direito empresarial
  • Cálculo I
  • Teoria macroeconômica
  • Matemática financeira
  • Legislação tributária
  • Homem, cultura e sociedade
  • História econômica geral e evolução do pensamento econômico
  • Ética, política e sociedade
  • Raciocínio lógico matemático
  • Introdução à economia
  • Contabilidade e muitas outras

Por ser uma grade bem ampla, é comum que as disciplinas sejam divididas em quatro grupos de formação. Essa divisão leva em consideração o conteúdo oferecido e em como ele será utilizado no futuro. Eles geralmente são de formações geral, teórica-quantitativa, histórica e teórico-prática.

Como escolher uma boa faculdade de Ciências Econômicas?

Todo bom profissional passou por uma boa faculdade um dia. Por isso, é importante analisar com cuidado as opções disponíveis, e levar alguns detalhes em consideração, antes de escolher o local para se graduar em Ciências Econômicas.

O primeiro ponto é sempre conferir se a instituição na qual você pretende formar a sua base profissional está regularizada pelo Ministério da Educação (MEC). Sem isso o diploma que ela emitirá não terá validade alguma e você perderá os anos e o dinheiro que foram investidos.

Ao riscar esse requisito da lista, tire um tempo para fazer perguntas sobre o local para alunos e ex-alunos. Eles sempre são uma fonte sincera de pesquisa e falarão para você o que realmente acham do local. Algumas coisas importantes para questionar são: como é a estrutura oferecida? Como são os professores? A plataforma online, caso opte por EAD, é de fácil acesso e completa?

Algo interessante para se fazer é pesquisar como foram as notas da instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Isso ajuda a verificar a qualidade de ensino que você terá ao se matricular. Algumas dicas de instituições que cumprem todos esses requisitos são as faculdades:

  • Anhanguera
  • Pitágoras
  • Unopar

Outro detalhe importante, tenha sempre em mente que, hoje em dia, você não precisa pagar mensalidades com preços absurdos para estudar. Sim, é possível se tornar um profissional de sucesso por um valor acessível. As opções acima são exemplos disso, uma vez que os preços nelas são a partir de R$159.90.

O que um bacharel em Ciências Econômicas faz?

Um bacharel em Ciências Econômicas, ou simplesmente economista, é um profissional capacitado para ajudar as pessoas, e empresas, a gerenciar o seu patrimônio financeiro. Mas não vá achando que isso inclui pouca coisa.

Dentro dessa área existem inúmeras campos e oportunidades de atuação. Por exemplo, de trabalhar diretamente como time administrativo na elaboração de planejamentos financeiros ou fazendo análise para descobrir se algum investimento será viável.

Ele pode também prestar consultorias ou participar da elaboração e completa de algum projeto, além de poder se dedicar completamente à área de pesquisas, entre muitas outras coisas.

Tudo isso, podendo trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos, como prefeituras e até no governo federal, ou atuar por conta própria, oferecendo seus serviços como freelancer ou montando o próprio escritório. Enfim, as opções são muitas. Basta se dedicar e ser apaixonado pela profissão.

E aí, após descobrir qual é a duração do curso de Ciências Econômicas você ficou curioso para saber mais sobre ele? Então aproveita e confere todos os outros conteúdos que nós preparamos para você. Assim você consegue aprender tudo o que você precisa saber sobre essa graduação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.