Qual a duração do curso de Química?

Alexandre Vega
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: qual a duracao do curso de quimica

Você é curioso, gosta de Exatas e se interessa por saber do que são feitas as coisas que usamos no dia a dia?
Então, a graduação em Química pode ser uma ótima opção para você. O curso de Química forma profissionais que fazem experiências e análises sobre as propriedades, composição e transformações das substâncias.

Ao se matricular neste curso, você pode se graduar como bacharel ou como licenciado. O bacharelado permite que o profissional desempenhe atividades relativas à pesquisa e desenvolvimento. Já a licenciatura habilita para a docência, tanto no ensino Fundamental quanto no Médio.

O que é a área de Química?

Esta ciência ajuda a entender o mundo e os fenômenos da natureza. É a Química que explica, por exemplo, porque as folhas mudam de cor no outono, porque o sabão tira a sujeira dos objetos e até como são feitos os produtos derivados do leite, como queijos e iogurtes.

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

Uma das principais áreas de atuação para químicos é na indústria, com o desenvolvimento de novos produtos ou melhora dos já existentes. Esse profissional pesquisa sobre os componentes e propriedades de alimentos, produtos de higiene, tintas, cosméticos, agrotóxicos e muitos outros. Além disso, elabora projetos de instalações industriais e faz a manutenção de equipamentos.

O curso de Química

Se você pensar na disciplina de Química do Ensino Médio, já poderá ter uma noção de como são os conteúdos desta graduação.

A principal diferença é que, na faculdade, o estudo é mais aprofundado. Você conseguirá relacionar a Química com outras ciências, além de aplicar estes conhecimentos em algo prático, como na indústria e no processo de transformação da matéria.

Neste curso, você encontra algumas matérias de Matemática e Física, mas, a maior parte do currículo é composta por aquelas disciplinas que explicam os fenômenos químicos em diferentes áreas, como  ambiental, mineral, industrial, orgânica e inorgânica.

Quem estuda Química aprenderá sobre os elementos da tabela periódica, as características de cada um deles, como se organizam e se juntam para formar outros compostos.

Você irá  estudar os processos de transformação da matéria e as reações pelas quais ela passa quando exposta à altas temperaturas, variação de pressão e, até mesmo, como a matéria reage ao contato com outros elementos químicos.

A graduação busca equilibrar a carga horária dividindo-a entre conteúdos teóricos e atividades práticas. Os graduandos testam seus conhecimentos em laboratórios, nos quais fazem experimentos, como alterações químicas em determinadas substâncias para estudar suas reações.

Uma outra atividade muito comum são as visitas técnicas à empresas, indústrias e laboratórios. Nessas atividades, o estudante observa ao vivo como é o dia a dia do profissional formado em Química e as diferentes áreas nas quais ele pode atuar.

Duração do curso

A graduação em Química tem duração média de quatro anos e é oferecida tanto na modalidade bacharelado quanto licenciatura. Em algumas instituições, também há a possibilidade do curso a distância, mas, apenas na modalidade licenciatura.

Bacharelado

O bacharelado em Química prepara o profissional para atuar no setor produtivo, com foco em atividades industriais e de transformação. Aqui, o aluno é estimulado a criar novas substâncias, melhorar processos industriais e elaborar pesquisas em fontes alternativas de energia.

Licenciatura

O curso de licenciatura em Química foca na formação de professores para o Ensino Fundamental e Médio e inclui disciplinas como Pedagogia e Didática. Junto à pós-graduação, os químicos podem atuar, também, como professores universitários.

Grade curricular de Química

A grade de disciplinas do curso de Química varia conforme o grau buscado, bacharelado ou licenciatura, e a instituição que oferece o curso. Veja algumas das  principais disciplinas:

  • Cálculo
  • História da Química
  • Bioquímica
  • Termodinâmica
  • Estrutura e Propriedades de Compostos Orgânicos
  • Físico-Química
  • Química Analítica
  • Química Ambiental
  • Química Estrutural
  • Química das Transformações
  • Química Forense
  • Química Experimental
  • Química Inorgânica
  • Química Industrial
  • Técnicas de Laboratório
  • Química Mineral
  • Química Nuclear
  • Química Orgânica
  • Química Tecnológica

O que o Químico faz?

Como parte das Ciências da Natureza, a Química é a área que estuda as matérias, analisando sua forma, comportamento, energia e testando-as com outras substâncias. Tudo isso com o objetivo de estudar sua reação com outros elementos para a composição de novos.

O químico é o profissional que procura melhorar nossa qualidade de vida por meio do seu trabalho. Para isso, ele desenvolve pesquisas cujo resultado podem ser produtos de diferentes segmentos, ou, até mesmo, técnicas que trazem benefícios para a sociedade. Um exemplo disso são os estudos sobre conservação de alimentos industrializados, a fabricação de medicamentos, cosméticos e outros produtos presentes no nosso dia a dia.

Onde um profissional formado em Química pode trabalhar?

A formação do profissional de Química é muito ampla, portanto, há oportunidades de trabalho em diversas áreas. Veja algumas delas abaixo:

  • Nanotecnologia
  • Cerâmica e de Tintas
  • Alimentícia
  • Médico-Farmacêutica
  • Cosmética
  • Petrolífera
  • Têxtil
  • Papel e Celulose
  • Agrícola
  • Plástico
  • Energias Renováveis

Outras áreas de atuação

Além das indústrias acima, o químico pode trabalhar na área de química ambiental, desenvolvendo técnicas de tratamento de resíduos, controlando o risco de contaminação ou mesmo realizando vistorias, perícias e avaliações.

E, quem opta pela licenciatura em Química, encontra muitas vagas de emprego em aberto. Isso porque há falta de professores de todas as disciplinas dos ensinos Fundamental e Médio em todo o país.

A profissão de químico é regulamentada por lei. Se você se interessa em seguir essa carreira, deve ter um diploma superior em uma universidade reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e obter o registro profissional no Conselho Regional de Química (CRQ) do estado onde você irá trabalhar.

Onde estudar Química?

Se você está interessado em cursar a graduação de Química, há algo muito importante ser feito. Antes mesmo de checar valor das mensalidades, grade de disciplinas e localização do campus, é preciso verificar se a instituição tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Isso é muito importante, pois, garantirá a validade do seu diploma.  Assim, será possível procurar emprego, participar de concursos públicos ou seguir os estudos na pós-graduação.

Destacamos aqui algumas das faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Química em diferentes graus de formação (licenciatura, bacharelado) e modalidades de ensino (presencial, semipresencial, EAD). Confira:

Todas as instituições destacadas oferecem características interessantes, como participar do ProUni e do FIES, ter programas próprios de bolsas de estudos, descontos e financiamentos sem burocracia.

Agora que você já tem todas essas informações, faça a melhor escolha para seu futuro. Bons estudos!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.