InícioGraduaçãoGestão ComercialQual a grade curricular do curso de Gestão Comercial?

Qual a grade curricular do curso de Gestão Comercial?

Dentre tantas novidades e possibilidades no mercado, os cursos que envolvem gestão têm sido muito procurados. Por isso, vamos te contar qual a grade curricular do curso de gestão comercial e outros detalhes deste tecnólogo.

É importante deixar claro também que o setor comercial é um dos mais importantes de uma empresa, independentemente do porte. Assim, ter uma gestão eficiente garante e viabiliza a fluidez, o lucro e o bom funcionamento, seja na venda de um produto ou na prestação de serviços.

Dessa forma, acompanhe a leitura abaixo e fique por dentro dessa área quentíssima. Vamos lá?

O que é Gestão Comercial?

Antes de mais nada, para compreender o gerenciamento na parte comercial, deve-se compreender o valor dentro de uma empresa. Assim, o setor comercial é responsável por buscar o seu nicho de clientes. E estes independem do produto ou serviço oferecido pela empresa.

Além disso, a área comercial, após encontrar o nicho, deve procurar clientes fiéis. Mas, para isso ocorrer, é fundamental criar uma dinâmica funcional que atraia e fidelize clientes. Desse modo, a Gestão Comercial atua, indiretamente, com a saúde financeira do negócio, considerado que uma empresa só se mantém se ela for demandada por clientes.

Este setor tem ainda a responsabilidade de analisar os custos, compras e pagamentos. Digamos que a empresa ofereça um serviço de locação de carros: o setor comercial é responsável por fazer análise constante dos veículos solicitados pelos clientes, preço da gasolina, manutenção dos automóveis e outros tantos aspectos relacionados ao que é comercializado, além de seus custos.

Portanto, uma Gestão Comercial eficiente é fundamental para a vida da empresa. Independentemente do tamanho do negócio, da quantidade de funcionários ou o que é oferecido, compreenda que o bom gerenciamento do setor comercial é responsável pelo presente e futuro de uma empresa.

O que é um curso tecnólogo?

Os tecnólogos, também chamados de CST, são um tipo de curso superior. Sua sigla diz respeito a um Curso Superior de Tecnologia.

Um curso tecnólogo é específico no aspecto profissionalizante. Em suma, seja um tecnólogo de Gestão Comercial ou outro, o curso é especificamente elaborado para atender às necessidades do mercado.

Sendo assim, quando um estudante gradua-se em um CST, sabe que está preparado para embarcar no ambiente profissional. Afinal, ele obteve as ferramentas necessárias para, assim que finalizar o curso, adentrar em uma empresa específica.

Os cursos superiores de Tecnologia têm a duração reduzida em relação a bacharéis e licenciaturas. Isso, ao depender de suas intenções, pode ser uma vantagem imensa.

Ainda é importante dizer que o tecnólogo pode ser feito como primeiro curso superior ou não. Ou seja, um estudante recém-saído do ensino médio está apto a ingressar em um Curso Superior de Tecnologia, assim como um profissional já graduado em algum curso de bacharel.

Seja o primeiro ou segundo curso superior, a garantia é o processo profissionalizante. Dessa forma, o profissional poderá iniciar sua carreira no curso, ou sofisticar o que tem sido edificado.

Em relação à duração, pode haver variação de curso para curso, mas todos tem em média de 2 a 3 anos. Já um bacharelado, por exemplo, pode ter quatro anos ou mais, ao depender da disciplina. Ainda mais se for complementado com uma licenciatura.

Por fim, há outra coisa importante ser dita: o tecnólogo pode sofisticar sua carreira, mas não é um curso de especialização. Os cursos de pós-graduação são realizados justamente ao término de uma graduação, sendo essa um bacharel ou uma licenciatura. Estes, podem ser strico sensu (especialização) ou lato sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

As modalidades de ensino

Assim como os demais cursos, os tecnólogos podem ser realizados de forma presencial, semipresencial ou online. Inclusive, a modalidade EAD, que diz respeito aos cursos online, tem sido muito procuradas nos tecnólogos, pois une um curso de duração reduzida com a facilidade de estudar em qualquer lugar.

A geração Z entende, de forma mais clara, que as estruturas de ensino foram modificadas. E é claro que a pandemia de Covid-19 foi um agravante para que essa mudança de mentalidade dê um salto, em especial, aos jovens.

Desse modo, apesar das salas de aula possuírem cadeira cativa em nossos corações, hoje a realidade é outra. Portanto, caso você opte cursar Gestão Comercial de modo presencial, online ou semipresencial, verifique todos os detalhes fornecidos pela instituição de interesse, ok? Ah, não se esqueça: independente da modalidade, as instituições de ensino têm de ser reconhecidas pelo MEC.

Qual a grade curricular de Gestão Comercial?

Este tópico é importantíssimo para você, caro estudante, pois é analisando as disciplinas do curso em questão que notamos afinidade ou não.

Sendo assim, confira as disciplinas mais comuns nos cursos de Gestão Comercial. A fonte dessa informação foi retirada a partir da universidade Anhanguera, mas saiba que as disciplinas mencionadas também são encontradas em outras instituições reconhecidas pelo MEC, certo?

Agora, confira a grade curricular de Gestão Comercial:

  • Composto Mercadológico;
  • ED – Ciência, Tecnologia e Sociedade;
  • ED – Desenvolvimento de Carreira;
  • ED – Interpretação de Textos;
  • ED – Lógica Matemática;
  • Empreendedorismo;
  • Estratégia Econômica e Empresarial;
  • Formação de Preços e Custos;
  • Gerência de Vendas;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão de Serviços e Varejo;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Logística e Gestão de Qualidade;
  • Matemática Financeira;
  • Metodologia Científica;
  • Modelos de Gestão;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Pesquisa Mercadológica;
  • Planejamento e Inteligência de Marketing;
  • Planejamento Estratégico;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Sistemas de Informação Gerencial.

Fica claro, portanto, que o curso de Gestão Comercial vai muito além de vendas. Envolve uma responsabilidade que permeia o que é disposto pela empresa, os clientes, os custos, o lucro, a responsabilidade social, estratégias, preocupação ambiental, liderança, legislação de modo geral e muito mais.

Agora, conte-nos: você curtiu esse post? E o curso, te interessou? Deixe um comentário e volte sempre. Aqui na Voomp queremos você antenado nos cursos e carreiras mais quentes. Por fim, clique aqui e confira mais um dos nossos artigos.

Até logo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.